Inicio » Educação » Cursos » Jogos digitais associados ao ensino: Unimontes recebe o 1º [email protected] Game

Jogos digitais associados ao ensino: Unimontes recebe o 1º [email protected] Game

Tecnologia a favor da educação. A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) promoverá entre os dias 1º a 25 de setembro, no campus-sede, o I [email protected] Game”. Organizado pelo Núcleo Interdisciplinar de Tecnologias Digitais na Educação, o objetivo é mobilizar o público a participar de uma maratona que crie e desenvolva jogos digitais para o universo educacional.

Jogos digitais associados ao ensino: Unimontes recebe o 1º Educ@r Game
Jogos digitais associados ao ensino: Unimontes recebe o 1º [email protected] Game

.

PUBLICIDADE

///////////////////////////

.

As inscrições já estão abertas e podem participar estudantes, professores da educação básica, acadêmicos dos cursos de licenciatura e bacharelado, professores de educação superior e profissionais de Tecnologia da Informação. De acordo com o regulamento, os participantes deverão se organizar em grupos – que receberão o nome de “clãs”. Cada clã será composto por, no mínimo, por três e no máximo sete integrantes.

Além de desenvolver jogos, haverá palestras com discussões sobre a temática principal. O tema é “O Uso dos Jogos Digitais no Processo de Aprendizagem”.

“O evento atende às necessidades de estudantes da educação básica e universitários, bem como professores que desejam aperfeiçoar o processo de ensino aprendizagem a partir do desenvolvimento de games”, destaca a coordenadora do [email protected] Game, professora Fábia Magali Santos Vieira.

ESPECIALISTAS

Para o evento, a Unimontes convidou três especialistas que se debruçarão sobre assuntos atuais e pertinentes ao tema central. Entre os quais está a professora Eliane Schlemmer, doutora em Informática na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2002) e que atua com Ambientes Virtuais de Aprendizagem, Metaversos – Mundos Digitais Virtuais em 3D, Games e Gamificação, Agentes Comunicativos, Comunidades Virtuais de Aprendizagem e Metodologia de Projetos. Ela apresentará o tema “Gamificação do Processo Ensino-aprendizagem”.

.

PUBLICIDADE

///////////////////////////

.

Com conhecimento em empreendedorismo em ensino e aprendizagem, o psicólogo e empreendedor na área educacional e o professor Antônio Ramos apresentará aos participantes a Plataforma Fazgame, da qual é co-autor. Trata-se de um software de criação de games educacionais.

Outro convidado para a programação é o professor Marcelo Miranda, mestre em Ciências da Educação pela Universidade portuguesa de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) e que atua como professor do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais em Pirapora. Em sua abordagem, destaque para o tema “Gamificação e Letramento Digital”.

Coordenadora do Núcleo Educar, mestre e doutora em Educação pela Universidade de Brasília (UnB), Fábia Magali também é pesquisadora e será uma das quatro protagonistas nos debates do evento. Segundo ela, a interação com o público focará o ambiente virtual [email protected] Game”.

O objetivo do I [email protected] Games é promover o desenvolvimento digital que apóie o fortalecimento do uso dos jogos educacionais digitais de forma interativa e desafiadora. São apoiadores a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Life e o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid). A promoção é do Departamento de Métodos e Técnicas Educacionais e do Centro de Ciências Humanas (CCH).

SERVIÇO

I [email protected] Game

Programação: entre 1º e 25/9

Contato: (38) 3229-8009 | [email protected]

Local: Sala 9, Prédio 2

.

------------------------------------------------------------------------

Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o site do Jornal Montes Claros


------------------------------------------------------------------------

------------------------------------------------------------------------

Leia Também

Temer sanciona com veto lei que repassa custos do Fies com bancos para faculdades

Temer sanciona com veto lei que repassa custos do Fies com bancos para faculdades

Compartilhar no WhatsApp* Por: Jornal Montes Claros - 2 de dezembro de 2016. Temer sanciona …


Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto, e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeituosas e construtivas. O espaço abaixo é destinado para discussões, para debatermos o tema e criticar ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão, de maneira nenhuma, tolerados, e nos damos o direito de excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, calunioso, preconceituoso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem um nome completo e email válido).