Inicio » Educação » Cursos » Jogos digitais associados ao ensino: Unimontes recebe o 1º Educ@r Game

Jogos digitais associados ao ensino: Unimontes recebe o 1º Educ@r Game


Reviewed by:
Rating:
5
On 22 de agosto de 2015
Last modified:22 de agosto de 2015

Summary:

Jogos digitais associados ao ensino: Unimontes recebe o 1º Educ@r Game

Tecnologia a favor da educação. A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) promoverá entre os dias 1º a 25 de setembro, no campus-sede, o I “Educ@r Game”. Organizado pelo Núcleo Interdisciplinar de Tecnologias Digitais na Educação, o objetivo é mobilizar o público a participar de uma maratona que crie e desenvolva jogos digitais para o universo educacional.

Jogos digitais associados ao ensino: Unimontes recebe o 1º Educ@r Game
Jogos digitais associados ao ensino: Unimontes recebe o 1º Educ@r Game

.

VIATOTAL

ViaTotal

///////////////////////////

.

As inscrições já estão abertas e podem participar estudantes, professores da educação básica, acadêmicos dos cursos de licenciatura e bacharelado, professores de educação superior e profissionais de Tecnologia da Informação. De acordo com o regulamento, os participantes deverão se organizar em grupos – que receberão o nome de “clãs”. Cada clã será composto por, no mínimo, por três e no máximo sete integrantes.

Além de desenvolver jogos, haverá palestras com discussões sobre a temática principal. O tema é “O Uso dos Jogos Digitais no Processo de Aprendizagem”.

“O evento atende às necessidades de estudantes da educação básica e universitários, bem como professores que desejam aperfeiçoar o processo de ensino aprendizagem a partir do desenvolvimento de games”, destaca a coordenadora do Educ@r Game, professora Fábia Magali Santos Vieira.

ESPECIALISTAS

Para o evento, a Unimontes convidou três especialistas que se debruçarão sobre assuntos atuais e pertinentes ao tema central. Entre os quais está a professora Eliane Schlemmer, doutora em Informática na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2002) e que atua com Ambientes Virtuais de Aprendizagem, Metaversos – Mundos Digitais Virtuais em 3D, Games e Gamificação, Agentes Comunicativos, Comunidades Virtuais de Aprendizagem e Metodologia de Projetos. Ela apresentará o tema “Gamificação do Processo Ensino-aprendizagem”.

.

O Boticário

///////////////////////////

.

Com conhecimento em empreendedorismo em ensino e aprendizagem, o psicólogo e empreendedor na área educacional e o professor Antônio Ramos apresentará aos participantes a Plataforma Fazgame, da qual é co-autor. Trata-se de um software de criação de games educacionais.

Outro convidado para a programação é o professor Marcelo Miranda, mestre em Ciências da Educação pela Universidade portuguesa de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) e que atua como professor do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais em Pirapora. Em sua abordagem, destaque para o tema “Gamificação e Letramento Digital”.

Coordenadora do Núcleo Educar, mestre e doutora em Educação pela Universidade de Brasília (UnB), Fábia Magali também é pesquisadora e será uma das quatro protagonistas nos debates do evento. Segundo ela, a interação com o público focará o ambiente virtual “Educ@r Game”.

O objetivo do I Educ@r Games é promover o desenvolvimento digital que apóie o fortalecimento do uso dos jogos educacionais digitais de forma interativa e desafiadora. São apoiadores a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Life e o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid). A promoção é do Departamento de Métodos e Técnicas Educacionais e do Centro de Ciências Humanas (CCH).

SERVIÇO

I Educ@r Game

Programação: entre 1º e 25/9

Contato: (38) 3229-8009 | educar@unimontes.br

Local: Sala 9, Prédio 2

.

------------------------------------------------------------------------

Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o site do Jornal Montes Claros


------------------------------------------------------------------------

------------------------------------------------------------------------

Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto, e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeituosas e construtivas. O espaço abaixo é destinado para discussões, para debatermos o tema e criticar ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão, de maneira nenhuma, tolerados, e nos damos o direito de excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, calunioso, preconceituoso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem um nome completo e email válido).