Inicio » Últimas » Montes Claros – Hospital Universitário recebe novamente o projeto “Alegria & Cia – Doutores do Riso”

Montes Claros – Hospital Universitário recebe novamente o projeto “Alegria & Cia – Doutores do Riso”

O Projeto Alegria & Cia – Doutores do Riso – está de volta ao Hospital Universitário Clemente de Faria (HUCF), que é vinculado à Universidade Estadual de Montes Claros. Vinte acadêmicos de Educação Física e de cursos da área da saúde, ministrados no campus-sede da Unimontes, atuam como voluntários em atividades lúdicas de lazer, musicalidade e recreação junto às pessoas debilitadas que estão em tratamento no HUCF. Acompanhantes e servidores da unidade também participam dos trabalhos.

Montes Claros - Hospital Universitário recebe novamente o projeto “Alegria & Cia - Doutores do Riso”
Montes Claros – Hospital Universitário recebe novamente o projeto “Alegria & Cia – Doutores do Riso”

.

PUBLICIDADE

///////////////////////////

.

O professor Leonardo Machado, do departamento de Educação Física e do Desporto, é o coordenador do projeto, que realiza intervenções nos diversos setores do Hospital da Unimontes às segundas e sextas e aos sábados.

Além do lado lúdico da iniciativa, o projeto realiza ações recreativas, jogos e brincadeiras musicais, todos adaptados ao ambiente hospitalar. A maneira de o acadêmico abordar o paciente envolve as chamadas figuras irreverentes como os palhaços “Clow” e “Pitchula”.

“O nosso propósito com o projeto é incentivar as atitudes positivas, com a socialização, o despertar no acadêmico e o resgate do exercício de valores humanos. Nosso foco é o lado humano”, explica o coordenador. Segundo ele, o personagem “Doutor” consegue equacionar qualquer diferença de idade, crença e gênero, assim como a classe social.

.

VIATOTAL

ViaTotal

///////////////////////////

.

TODOS IGUAIS

“Não nos importa se é paciente, médico ou auxiliar de limpeza; quem quer que seja. Desde que queira e aceite participar das práticas “besteirológicas” dos “doutores”, todos têm o mesmo tratamento e um mesmo foco de ação e atenção. Muitos acham que o nosso foco são as crianças, mas isso não é bem uma verdade. Costumamos dizer que qualquer um no hospital é uma  potencial “vítima” de levar uma “torta na cara”, brinca Leonardo.

Em estudos sobre o assunto, a hospitalização se torna mais amena. Para os integrantes do Projeto Alegria & Cia – Doutores do Riso –, diante das intervenções lúdicas, há uma melhor receptividade das pessoas ao tratamento, além da diminuição no estresse do acompanhante pela espera e, até mesmo, na equipe de trabalho no hospital.

DOUTORA ALEGRIA

Um trabalho rico em alegria, que provoca mudanças das mais inexplicáveis. Assim a estudante Alêssa Assis Guimarães define o seu trabalho voluntário no HUCF. A jovem é de Divinópolis, Centro-Oeste do Estado, e cursa Medicina na Unimontes. Ela é uma das “calouras” da trupe da alegria e revelou que, antes mesmo antes de ser aprovada no vestibular, já tinha o desejo em participar de uma ação deste modelo.

“É um sonho antigo. Na minha cidade há os “Doutores Palhaços”. Logo que fui aprovada já me interei para saber como participar. Fiz inscrição e fui aprovada na seletiva. Na Medicina, trabalhamos com questões como sobre a cura e medicação. Nos Doutores do Riso tudo depende de nós mesmos: alegria em fazer alegria”, disse a jovem.

Alêssa entende que, no grupo, os acadêmicos e professores promovem a cura de maneira diferente. “Amenizamos a dor e as dificuldades da doença. É importante acender uma luz no túnel, mesmo que seja por alguns minutos ou horas; o ambiente fique mais leve. O retorno é muito bom, para todos. Particularmente, me enche de alegria “arrancar” o sorriso, sobretudo de uma criança. A resposta disso? No olhar, no carinho”, emocionada descreve.

GTH

Amaro Sérgio Marques, coordenador do Grupo de Trabalho de Humanização (GTH) do HUCF, explica que a turma da Alegria & Cia – Doutores do Riso – integra as ações do GTH. Ele enumera outras ações humanistas que o Grupo realiza no ambiente hospitalar: Doulas, a Associação das Voluntárias e Amigas do HU, Capelanias Evangélica e Católica, Pedagogia Hospitalar, Centro de Atendimento ao Servidor, Saúde do Trabalhador, ONG Alimentando Esperança e o projeto Terapia da Beleza – junto à Igreja Batista de Montes Claros.

Junto à comunidade, o GTH incentiva ainda iniciativas como Humanização do Parto, Maternidade Segura, Café Musical e projetos e eventos culturais.

QUEM PODE PARTICIPAR

Para fazer parte do projeto Alegria & Cia, o interessado precisa ter algum vínculo com a Unimontes, disponibilidade de tempo e passar pelo processo seletivo (realizado entre uma e duas vezes ao ano – dependendo da demanda). Ainda não há data definida para nova seletiva.

.

------------------------------------------------------------------------

Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o site do Jornal Montes Claros


------------------------------------------------------------------------

------------------------------------------------------------------------

Leia Também

Montes Claros - PM procura por autores de roubo a posto de saúde no bairro Morada do Sol

Montes Claros – PM procura por autores de roubo a posto de saúde no bairro Morada do Sol

Compartilhar no WhatsApp* Por: Jornal Montes Claros - 9 de dezembro de 2016.Montes Claros – …


Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto, e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeituosas e construtivas. O espaço abaixo é destinado para discussões, para debatermos o tema e criticar ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão, de maneira nenhuma, tolerados, e nos damos o direito de excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, calunioso, preconceituoso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem um nome completo e email válido).