Inicio » Norte de Minas » Norte de Minas – Centrais Geradoras Fotovoltaicas podem ser realidade no Norte de Minas

Norte de Minas – Centrais Geradoras Fotovoltaicas podem ser realidade no Norte de Minas

Especialistas vão discutir o futuro da região em workshop sobre energia renovável

Norte de Minas - Centrais Geradoras Fotovoltaicas podem ser realidade no Norte de Minas
Norte de Minas – Centrais Geradoras Fotovoltaicas podem ser realidade no Norte de Minas

.

PUBLICIDADE

///////////////////////////

.

O Brasil possui, atualmente, 75% da sua matriz energética composta por energias renováveis, onde quase metade desse volume é composto por fontes hidrelétricas. Entretanto, em virtude das mudanças climáticas a irregularidade das chuvas está comprometendo o armazenamento dos reservatórios, causando insegurança no suprimento e necessidade de lançar mão da geração termelétrica a óleo que tem grandes inconvenientes não só de custo, mas também de poluição ambiental.

.

PUBLICIDADE

///////////////////////////

.

Diante desta realidade, no dia 11 de setembro, Montes Claros receberá especialistas de várias frentes para discutirem o potencial do Norte de Minas para investimentos em energia fotovoltaica, durante o Workshop Energia Fotovoltaica no Norte de Minas. O evento é uma parceria entre a Secretaria de Estado de Desenvolvimento e Integração do Norte e Nordeste de Minas Gerais – Sedinor, a Agência de Desenvolvimento da Região Norte de Minas Gerais – Adenor e a Associação Comercial Industrial e de Serviços de Montes Claros – ACI.

O evento faz parte da programação da 20ª FENICS – Feira Nacional da Indústria Comércio e Serviços,  e acontecerá durante todo o dia, em dois locais. Pela manhã, no auditório da OAB e à tarde, no Hotel Intercity. O público-alvo é composto por expositores e principalmente empresários, investidores, fabricantes de equipamentos, empresas de engenharia de projetos e construção.

Na oportunidade, o Governo vai apresentar propostas para ampliar o sistema elétrico possibilitando escoar a energia gerada para o sistema nacional. Os participantes vão conhecer as linhas de crédito e incentivos que estão disponíveis no Estado e na região para os projetos de geração de energia e ampliação da indústria local. “A Agência vai disponibilizar para empresários e investidores informações e serviços sobre os projetos de implantação de Centrais Geradoras de Energia Fotovoltaica”, afirma Pávilo Miranda, presidente da Adenor.

 “Certamente, o workshop e a presença dessas empresas na FENICS incrementará o desenvolvimento dos negócios e permitirá a elas conhecerem com mais detalhes as oportunidades de investimentos que estarão disponíveis a partir de 2016, além de divulgar seus produtos e serviços”, destaca Edilson Torquato, presidente da ACI.

“Vamos discutir os gargalos e as oportunidades da região, que possui condições favoráveis para implantação e desenvolvimento das energia fotovoltaica, como sol em abundância, terra disponíveis e proprietários interessados em implantar os sistemas. Por outro lado, o sistema elétrico que precisa ser utilizado pra transportar a energia gerada ainda é ineficiente e o recurso financeiro é alto, uma usina de 30 megawatts requer investimento de 150 milhões de reais”, pontua Uilton Roberto Rocha, Sócio Consultor da MEIUS Engenharia e  Sócio Consultor da Conexão Energia.

Programação envolve autoridades e especialistas

O workshop terá início às 8h30 e estão previstas as presenças do Sec. de Estado de Desenvolvimento e Integração do Norte e Nordeste de MG, Paulo Guedes, do Presidente da Cemig, Mauro Borges Leme, do Presidente EPE –Empresa de Pesquisa Energética/MME – Maurício Tolmasquim, do Sec. de Estado de Desenvolvimento Econômico, Altamir Rôso, do Deputado Estadual Gil Pereira, do Presidente da Fiemg, Olavo Machado Junior.

Davidson Barbosa Dantas, Diretor de Captação, Qualificação e Inclusão Regional do Idene-MG, abrirá os trabalhos do workshop com a apresentação do PESI –Planejamento Estratégico de Integração do Norte e Nordeste de Minas Gerais. Em seguida, Pávilo Miranda, Presidente da Adenor, traz o tema “Energia Fotovoltaica e o Desenvolvimento Regional”. Ainda, na parte da manhã, Uilton Roberto Rocha, Sócio Consultor da MEIUS Engenharia e Sócio Consultor da Conexão Energia, apresentará o potencial para empreendimentos fotovoltaicos no Norte de Minas.

Durante a tarde, no Hotel Inter City, a partir das 13h30, o workshop terá dois painéis:  Infraestrutura do Sistema Elétrico, com Maurício Tolmasquim- Presidente da EPE/MME, Dr. Ricardo José Charbel – Diretor e Distribuição da Cemig e o moderador Dr. Nelson Leite – Presidente da ABRADEE – Associação Brasileira das Distribuidoras de Energia Elétrica.

O Painel II será sobre as Linhas de Crédito e Incentivos para Empreendimentos Fotovoltaicos: BID – Linhas de Crédito, com Álvaro Silveira Júnior, Diretor da Atla Consultoria; BNDES – PNP Programa de Nacionalização Progressiva, com Maurício Borgas Lemos, Diretor Adm. Financeiro e de Operações Diretas BNDES; BDMG – Linhas de crédito no Estado de Minas Gerais, com Alexandre Drumond Macedo, Gerente Geral de médias Empresas; BNB – Área Mineira da Sudene, com Superint. João Nilton Castro Martins sendo o moderador Newton José Leme Duarte – Diretor da Área de Geração, Transmissão e Distribuição de Energia Elétrica da ABINEE.

Inscrições no site www.adenormg.com.br e outras informações pelo tel: 38-2101 3319 [email protected].

Agência Mosaico

.

------------------------------------------------------------------------

Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o site do Jornal Montes Claros


------------------------------------------------------------------------

------------------------------------------------------------------------

Leia Também

Temer sanciona com veto lei que repassa custos do Fies com bancos para faculdades

Temer sanciona com veto lei que repassa custos do Fies com bancos para faculdades

Compartilhar no WhatsApp* Por: Jornal Montes Claros - 2 de dezembro de 2016. Temer sanciona …


Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto, e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeituosas e construtivas. O espaço abaixo é destinado para discussões, para debatermos o tema e criticar ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão, de maneira nenhuma, tolerados, e nos damos o direito de excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, calunioso, preconceituoso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem um nome completo e email válido).