Inicio » Norte de Minas » Norte de Minas – Centrais Geradoras Fotovoltaicas podem ser realidade no Norte de Minas

Norte de Minas – Centrais Geradoras Fotovoltaicas podem ser realidade no Norte de Minas

Especialistas vão discutir o futuro da região em workshop sobre energia renovável

Norte de Minas - Centrais Geradoras Fotovoltaicas podem ser realidade no Norte de Minas
Norte de Minas – Centrais Geradoras Fotovoltaicas podem ser realidade no Norte de Minas

.

VIATOTAL

ViaTotal

///////////////////////////

.

O Brasil possui, atualmente, 75% da sua matriz energética composta por energias renováveis, onde quase metade desse volume é composto por fontes hidrelétricas. Entretanto, em virtude das mudanças climáticas a irregularidade das chuvas está comprometendo o armazenamento dos reservatórios, causando insegurança no suprimento e necessidade de lançar mão da geração termelétrica a óleo que tem grandes inconvenientes não só de custo, mas também de poluição ambiental.

.

oBoticário

///////////////////////////

.

Diante desta realidade, no dia 11 de setembro, Montes Claros receberá especialistas de várias frentes para discutirem o potencial do Norte de Minas para investimentos em energia fotovoltaica, durante o Workshop Energia Fotovoltaica no Norte de Minas. O evento é uma parceria entre a Secretaria de Estado de Desenvolvimento e Integração do Norte e Nordeste de Minas Gerais – Sedinor, a Agência de Desenvolvimento da Região Norte de Minas Gerais – Adenor e a Associação Comercial Industrial e de Serviços de Montes Claros – ACI.

O evento faz parte da programação da 20ª FENICS – Feira Nacional da Indústria Comércio e Serviços,  e acontecerá durante todo o dia, em dois locais. Pela manhã, no auditório da OAB e à tarde, no Hotel Intercity. O público-alvo é composto por expositores e principalmente empresários, investidores, fabricantes de equipamentos, empresas de engenharia de projetos e construção.

Na oportunidade, o Governo vai apresentar propostas para ampliar o sistema elétrico possibilitando escoar a energia gerada para o sistema nacional. Os participantes vão conhecer as linhas de crédito e incentivos que estão disponíveis no Estado e na região para os projetos de geração de energia e ampliação da indústria local. “A Agência vai disponibilizar para empresários e investidores informações e serviços sobre os projetos de implantação de Centrais Geradoras de Energia Fotovoltaica”, afirma Pávilo Miranda, presidente da Adenor.

 “Certamente, o workshop e a presença dessas empresas na FENICS incrementará o desenvolvimento dos negócios e permitirá a elas conhecerem com mais detalhes as oportunidades de investimentos que estarão disponíveis a partir de 2016, além de divulgar seus produtos e serviços”, destaca Edilson Torquato, presidente da ACI.

“Vamos discutir os gargalos e as oportunidades da região, que possui condições favoráveis para implantação e desenvolvimento das energia fotovoltaica, como sol em abundância, terra disponíveis e proprietários interessados em implantar os sistemas. Por outro lado, o sistema elétrico que precisa ser utilizado pra transportar a energia gerada ainda é ineficiente e o recurso financeiro é alto, uma usina de 30 megawatts requer investimento de 150 milhões de reais”, pontua Uilton Roberto Rocha, Sócio Consultor da MEIUS Engenharia e  Sócio Consultor da Conexão Energia.

Programação envolve autoridades e especialistas

O workshop terá início às 8h30 e estão previstas as presenças do Sec. de Estado de Desenvolvimento e Integração do Norte e Nordeste de MG, Paulo Guedes, do Presidente da Cemig, Mauro Borges Leme, do Presidente EPE –Empresa de Pesquisa Energética/MME – Maurício Tolmasquim, do Sec. de Estado de Desenvolvimento Econômico, Altamir Rôso, do Deputado Estadual Gil Pereira, do Presidente da Fiemg, Olavo Machado Junior.

Davidson Barbosa Dantas, Diretor de Captação, Qualificação e Inclusão Regional do Idene-MG, abrirá os trabalhos do workshop com a apresentação do PESI –Planejamento Estratégico de Integração do Norte e Nordeste de Minas Gerais. Em seguida, Pávilo Miranda, Presidente da Adenor, traz o tema “Energia Fotovoltaica e o Desenvolvimento Regional”. Ainda, na parte da manhã, Uilton Roberto Rocha, Sócio Consultor da MEIUS Engenharia e Sócio Consultor da Conexão Energia, apresentará o potencial para empreendimentos fotovoltaicos no Norte de Minas.

Durante a tarde, no Hotel Inter City, a partir das 13h30, o workshop terá dois painéis:  Infraestrutura do Sistema Elétrico, com Maurício Tolmasquim- Presidente da EPE/MME, Dr. Ricardo José Charbel – Diretor e Distribuição da Cemig e o moderador Dr. Nelson Leite – Presidente da ABRADEE – Associação Brasileira das Distribuidoras de Energia Elétrica.

O Painel II será sobre as Linhas de Crédito e Incentivos para Empreendimentos Fotovoltaicos: BID – Linhas de Crédito, com Álvaro Silveira Júnior, Diretor da Atla Consultoria; BNDES – PNP Programa de Nacionalização Progressiva, com Maurício Borgas Lemos, Diretor Adm. Financeiro e de Operações Diretas BNDES; BDMG – Linhas de crédito no Estado de Minas Gerais, com Alexandre Drumond Macedo, Gerente Geral de médias Empresas; BNB – Área Mineira da Sudene, com Superint. João Nilton Castro Martins sendo o moderador Newton José Leme Duarte – Diretor da Área de Geração, Transmissão e Distribuição de Energia Elétrica da ABINEE.

Inscrições no site www.adenormg.com.br e outras informações pelo tel: 38-2101 3319 [email protected].

Agência Mosaico

.

------------------------------------------------------------------------

Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o site do Jornal Montes Claros


------------------------------------------------------------------------

------------------------------------------------------------------------

Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto, e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeituosas e construtivas. O espaço abaixo é destinado para discussões, para debatermos o tema e criticar ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão, de maneira nenhuma, tolerados, e nos damos o direito de excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, calunioso, preconceituoso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem um nome completo e email válido).