Inicio » Norte de Minas » Norte de Minas – Trabalho da Ruralminas garante acesso à água para mais de 1.700 famílias no Norte de Minas

Norte de Minas – Trabalho da Ruralminas garante acesso à água para mais de 1.700 famílias no Norte de Minas

Produtores rurais são beneficiados com um kit contendo dez barragens de captação de água de chuva, uma cisterna e um tanque para criação de peixes.

Norte de Minas - Trabalho da Ruralminas garante acesso à água para mais de 1.700 famílias no Norte de Minas
Norte de Minas – Trabalho da Ruralminas garante acesso à água para mais de 1.700 famílias no Norte de Minas

.

PUBLICIDADE

///////////////////////////

.

A Ruralminas, por meio do Programa Nacional de Universalização do Acesso e Uso da Água – Água Para Todos, Alimentação Familiar, em parceria com o Instituto de Desenvolvimento do Norte e Nordeste de Minas (Idene), realiza ações que visam garantir o acesso à água para 24 municípios no Norte mineiro. No total, serão 1.736 famílias beneficiadas.

Os produtores rurais das localidades escolhidas são beneficiados com um kit contendo dez barragens de captação de água de chuva, uma cisterna e um tanque para criação de peixes. Através da construção da barragem, o lençol freático é alimentado favorecendo o aparecimento de água na cisterna que será usada para encher o tanque de criação de peixes e para o uso pessoal das famílias.

.

PUBLICIDADE

///////////////////////////

.

As famílias beneficiadas pelo programa são indicadas pelos Conselhos Municipais de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS) de cada município. De acordo com o Técnico Ambiental da Ruralminas, Frederico Borges, esse trabalho também contribui para a diminuição do êxodo rural.

“Essas ações valorizam solo para o plantio e incentivam a permanência das famílias no campo. O abastecimento também é uma conquista muito importante para as comunidades, já que o abastecimento era realizado através de caminhões pipa”, afirma.

Os produtores rurais que comemoram a implantação do programa Água Para Todos, que favorece a plantação de alimentos, gera água para consumo próprio e para criação de peixes.

Esse é o caso da senhora Lina Oliveira, moradora da comunidade de Pesqueiro, no município de Gameleira. Para ela as melhorias foram muito gratificantes. “Por aqui está todo mundo feliz. Melhorou demais. Nós sonhamos com isso e agora podemos ver com nossos olhos. Antes era muito sofrimento. Eu precisava andar mais de 300 metros para buscar água para beber. Lavava roupa na bacia. Hoje tenho água dentro de casa e um peixinho para fazer a hora que quiser”, narra.

Em Gameleira foram construídas 310 bacias de captação de água de chuva, 31 tanques para criação de peixes e 31 cisternas. Mais de 30 famílias foram beneficiadas. A previsão é que os trabalhos nos 24 municípios do Norte de Minas seja concluído em março de 2016.

Os 24 municípios beneficiados são: São João da Ponte, Patis, Lontra, Pedras de Maria da Cruz, Bonito de Minas, Januária, Cônego Marinho, Itacarambi, Miravânia, Jaíba, Verdelândia, Nova Porteirinha, Riacho dos Machados, Matias Cardoso, Juvenília, Montalvânia, São João das Missões, Espinosa, Mamonas, Mato Verde, Rio Pardo de Minas, Pai Pedro, Catuti e Gameleiras.

Ruralminas

.

------------------------------------------------------------------------

Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o site do Jornal Montes Claros


------------------------------------------------------------------------

------------------------------------------------------------------------

Leia Também

Temer sanciona com veto lei que repassa custos do Fies com bancos para faculdades

Temer sanciona com veto lei que repassa custos do Fies com bancos para faculdades

Compartilhar no WhatsApp* Por: Jornal Montes Claros - 2 de dezembro de 2016. Temer sanciona …


Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto, e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeituosas e construtivas. O espaço abaixo é destinado para discussões, para debatermos o tema e criticar ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão, de maneira nenhuma, tolerados, e nos damos o direito de excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, calunioso, preconceituoso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem um nome completo e email válido).