Inicio » Minas Gerais » MG – Servas inaugura, em parceria com Sedinor, projeto que leva água potável a comunidades do interior de Minas Gerais

MG – Servas inaugura, em parceria com Sedinor, projeto que leva água potável a comunidades do interior de Minas Gerais

Água Vida está de acordo com o 7º Objetivo do Milênio da ONU 

A presidente do Servas e primeira-dama de Minas Gerais, Carolina Oliveira Pimentel, inaugurou, nesta segunda-feira (31), as primeiras unidades do projeto Água Vida nos municípios de Arinos e Formoso, no Noroeste do estado. Acompanharam a cerimônia o secretário de Desenvolvimento e Integração do Norte e Nordeste de Minas Gerais (Sedinor), Paulo Guedes,  o ex-procurador-geral de Justiça de Minas Gerais, Jarbas Soares Júnior e o promotor de Justiça de Minas Gerais, Carlos Eduardo Ferreira Pinto.

MG - Servas inaugura, em parceria com Sedinor, projeto que leva água potável a comunidades do interior de Minas Gerais
MG – Servas inaugura, em parceria com Sedinor, projeto que leva água potável a comunidades do interior de Minas Gerais

.

PUBLICIDADE

///////////////////////////

.

Criado para permitir o acesso à água potável daquelas comunidades que não conseguiram se enquadrar no programa federal Água Para Todos, as residências com telhados de sapê ou amianto ganharam novas coberturas que se ajustam às calhas para captar água da chuva e levá-la à cisterna. O projeto também garantiu a instalação de fossas sépticas e módulos sanitários.

Em menos de cinco meses depois da assinatura do Termo de Cooperação Técnica entre o Servas e o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), as primeiras coberturas, cisternas, módulos sanitários e fossas sépticas estão sendo entregues para comunidades rurais do interior do estado que nunca tiveram acesso regular à água limpa. Ao todo, serão 152 unidades do Água Vida, construídas com recursos do MPMG por meio do Termo de Cooperação Técnica firmado com o Servas e por meio de convênio com a Companhia de Gás de Minas Gerais (Gasmig).

“Esta é a primeira vez que o Servas, desde sua criação em 1951, vai a um município tão distante da capital, Belo Horizonte. Vocês podem perguntar: mas o que isso significa? Por que esse momento é especial? Porque nós estamos cumprindo aquilo que o governador Fernando Pimentel nos pediu: ‘Vá ao extremo Noroeste do estado, ao Norte e ao Jequitinhonha. Veja o que é a verdadeira Minas Gerais. Trabalhe para quem mais precisa do Estado, das instituições”, disse Carolina Oliveira Pimentel em sua fala aos participantes.

O trabalhador rural José Ferreira, mais conhecido como “Seu Zezinho”, recebeu uma das primeiras unidades e disse que não esperava um projeto como esse na região. “Eu carregava lata d’água na cabeça né, então só pegava o necessário. Agora, assim que chover, essa caixa vai estar cheia e preciso aprender a usar. Vou ensinar a quem quiser usar também, essa água é pra beber. Estou muito feliz mesmo com a chegada da cisterna e do sanitário, mas agora preciso é construir uma casa nova para ficar tudo bonito assim”, afirmou, bem humorado, Seu Zezinho.

A implantação do projeto Água Vida nos municípios de Arinos e Formoso contou com a parceria da Secretaria de Estado de Desenvolvimento e Integração do Norte e Nordeste de Minas Gerais, Sedinor, que identificou as famílias a serem beneficiadas e acompanha a execução das ações. “Além de trabalhar diretamente na redução das desigualdades regionais e na promoção do desenvolvimento dos municípios mais carentes, a Sedinor também tem o papel de fazer esta integração com os demais órgãos para garantir que haja agilidade na solução dos problemas e a soma de esforços nas ações necessárias ao desenvolvimento regional”, afirmou Guedes.

De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), o projeto Água Vida está diretamente vinculado às ações do 7º Objetivo do Desenvolvimento do Milênio (ODM), “Qualidade de Vida e Respeito ao Meio Ambiente”. A famílias beneficiadas receberão ainda neste mês treinamento voltado para uso consciente da água e palestras sobre cidadania e qualidade de vida.

.

PUBLICIDADE

///////////////////////////

.

------------------------------------------------------------------------

Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o site do Jornal Montes Claros


------------------------------------------------------------------------

------------------------------------------------------------------------

Leia Também

Temer sanciona com veto lei que repassa custos do Fies com bancos para faculdades

Temer sanciona com veto lei que repassa custos do Fies com bancos para faculdades

Compartilhar no WhatsApp* Por: Jornal Montes Claros - 2 de dezembro de 2016. Temer sanciona …


Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto, e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeituosas e construtivas. O espaço abaixo é destinado para discussões, para debatermos o tema e criticar ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão, de maneira nenhuma, tolerados, e nos damos o direito de excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, calunioso, preconceituoso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem um nome completo e email válido).