Inicio » Mais Seções » Ciência » Nasa vai estudar efeitos das mudanças climáticas na região do Oceano Ártico

Nasa vai estudar efeitos das mudanças climáticas na região do Oceano Ártico

A Agência Espacial dos Estados Unidos (Nasa, a sigla em inglês) anunciou nessa segunda-feira (31) que vai estudar os efeitos ambientais e sociais das mudanças climáticas no Alasca e Noroeste do Canadá, regiões banhadas pelo Oceano Ártico e afetadas pelo degelo dos glaciais. O projeto denominado Above – Arctic Boreal Vulnerability Experiment – vai reunir dados coletados pela Nasa ao longo de vários anos, por meios de satélite, e calcular os efeitos climáticos em uma área de 6,4 milhões de quilômetros.

O projeto reunirá dados de satélite da NASA durante os anos
O projeto reunirá dados de satélite da NASA durante os anos

.

PUBLICIDADE

///////////////////////////

.

O anúncio foi feito no mesmo dia em que o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, discursou em uma conferência sobre os impactos das mudanças climáticas para os glaciais no estado do Alasca e defendeu que medidas sejam tomadas para reduzir o impacto dessas mudanças na região.

O programa da Nasa terá três fases e dois estágios de investigação. O objetivo é medir o impacto das mudanças na região do Ártico para a fauna e a flora e para a população local. No texto publicado em sua página, a Nasa diz ter material coletado para estudo. “Os bosques boreais e a tundra [presentes no ecossistema ártico] são fundamentais para compreender o impacto das mudanças do clima na Terra”, acrescenta o texto.

Nas fases do estudo será investigado o impacto dos incêndios florestais nos ecossistemas da região, onde mais de 5 milhões de acres (2 milhões de hectares) no Alasca e 9,7 milhões de acres (4 milhões de hectares) no Canadá foram queimados. Também será estudado o alcance do descongelamento dos chamados permafrost – terrenos que estiveram congelados por milhares de anos e agora apresentam composição de matéria orgânica e plantas.

“A vegetação e o carbono congelados no solo apodrecem e liberam metano e dióxido de carbono na atmosfera, o que aumenta o efeito estufa e produz a continuidade do ciclo, mais descongelamento e mais liberação de gases na atmosfera”.

O estudo sobre o impacto na vida silvestre do Alasca e do Canadá vai abordar ainda mudanças no habitat e movimentos migratórios de animais da região.

.

VIATOTAL

ViaTotal

///////////////////////////

.

------------------------------------------------------------------------

Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o site do Jornal Montes Claros


------------------------------------------------------------------------

------------------------------------------------------------------------

Leia Também

Cultura Moc - Festa Nacional do Pequi começa na próxima semana

Cultura Moc – Festa Nacional do Pequi começa na próxima semana

Compartilhar no WhatsApp* Por: Jornal Montes Claros - 10 de dezembro de 2016.Cultura Moc – …


Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto, e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeituosas e construtivas. O espaço abaixo é destinado para discussões, para debatermos o tema e criticar ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão, de maneira nenhuma, tolerados, e nos damos o direito de excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, calunioso, preconceituoso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem um nome completo e email válido).