Inicio » Norte de Minas » Norte de Minas – Fuja da seca: Veja 10 dicas para economizar água

Norte de Minas – Fuja da seca: Veja 10 dicas para economizar água

Para enfrentar estiagens, como a que afeta ao Norte de Minas, dicas para economizar água são bem-vindas.

Falta de chuva e aumento do consumo gera ameaças de racionamento de água. Foto: Shutterstock
Falta de chuva e aumento do consumo gera ameaças de racionamento de água. Foto: Shutterstock

.

PUBLICIDADE

///////////////////////////

.

Com a diminuição das chuvas e o aumento do consumo de água, o Norte de Minas começa a enfrentar a seca e entrar em regime de racionamento. O fato é que se toda a população seguisse algumas básicas dicas para economizar água, a situação poderia ser bem menos grave, mesmo em tempos de estiagem.

Comece a estabelecer novos hábitos e faça a sua parte.

10 dicas para economizar água

1. Hora do banho

Ao invés de deixar a água correndo enquanto lava o corpo e o cabelo, prefira dividir o banho em etapas. Molhe o corpo, os cabelos e desligue o chuveiro. Se ensaboe, passe o shampoo e enxágue. Depois passe o condicionador e enxágue novamente.

2. Ao escovar os dentes

Encha um copo com água. Molhe a escova na água do copo. Escove os dentes e enxágue com a água do copo. Essa é uma das dicas para economizar água que poupa aproximadamente 3 litros de água.

3. Manutenção da descarga

Entre as dicas para economizar água, essa é uma das poucas que envolve cuidados de manutenção. Você precisa manter a válvula da descarga sempre regulada. Aperte-a uma única vez e não deposite papéis no vaso sanitário.

4. Atenção às torneiras

Cuide para que as torneiras estejam bem vedadas e fechadas ao longo do dia. Você sabia que uma torneira pingando pode gastar quase 50 litros de água por dia?

5. Olho nos encanamentos

Uma rachadura de apenas dois milímetros pode consumir até três mil litros de água em um dia. Verifique se os canos da casa estão em boas condições.

6. Caixa d’água tampada

Evite que ocorram vazamentos ou que a água transborde. Mantenha a caixa d’água sempre tampada. Dessa forma, o risco de entrarem sujeiras diminui e você precisará limpar a caixa menos vezes e, assim, irá gastar menos água.

7. Economia ao lavar louça

Lavar a louça sem fechar a torneira consome aproximadamente 100 litros de água. O ideal é ensaboar tudo e enxaguar só depois. Um ciclo da máquina de lavar louças gasta 40 litros. Use somente quanto estiver cheia. Você elimina muitos gastos se seguir essas dicas para economizar água enquanto lava louça.

8. Quando regar as plantas

Não é preciso regar os jardins diariamente. Faça intervalos de um dia. Utilize mangueira com esguicho-revólver ou regador. As mangueiras normais desperdiçam muita água.

9. Balde para o carro

Lavar o carro com uma mangueira gasta cerca de 600 litros de água. Encha dois baldes com a água da sobra da máquina de lavar louça. Utilize um para ensaboar e outro para enxaguar.

10. Vassoura no quintal

Para limpar o quintal e as calçadas utilize vassouras. A manutenção da limpeza pode ser feita assim sem grandes problemas. Deixe para limpar com água apenas uma vez por mês. A água que sobra da máquina de lavar pode ser utilizada para essa limpeza.

info_economizar_agua

.

VIATOTAL

ViaTotal

///////////////////////////

.

------------------------------------------------------------------------

Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o site do Jornal Montes Claros


------------------------------------------------------------------------

------------------------------------------------------------------------

Leia Também

Cultura Moc - Festa Nacional do Pequi começa na próxima semana

Cultura Moc – Festa Nacional do Pequi começa na próxima semana

Compartilhar no WhatsApp* Por: Jornal Montes Claros - 10 de dezembro de 2016.Cultura Moc – …


Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto, e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeituosas e construtivas. O espaço abaixo é destinado para discussões, para debatermos o tema e criticar ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão, de maneira nenhuma, tolerados, e nos damos o direito de excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, calunioso, preconceituoso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem um nome completo e email válido).