Inicio » Educação » Enem 2016 » Enem 2015 – Como controlar uma crise de pânico na hora do Enem

Enem 2015 – Como controlar uma crise de pânico na hora do Enem


Reviewed by:
Rating:
5
On 10 de setembro de 2015
Last modified:10 de setembro de 2015

Summary:

Enem 2015 - Como controlar uma crise de pânico na hora do Enem

Especialistas falam como controlar a crise de pânico antes ou durante o momento de responder as provas do Enem e vestibulares.

Entenda:

-enem-diva-crise-de-panico

Antonio Carlos Amador Pereira (psicólogo e professor da PUC-SP)

“É preciso parar, fechar os olhos e respirar profundamente. O organismo pode ser induzido a entrar em um grau de relaxamento, de tranquilidade, fazendo a respiração da calma: pelo menos 10 ou 20 respirações bem lentas. Isso vai fazer com que a pessoa fique mais tranquila. Ela perde 5 minutos da prova, mas pelo menos vai se sentir muito melhor”.

Helio Roberto Deliberador (psicólogo e professor da PUC-SP)

“Peça à organização para ir ao banheiro, lavar o rosto. Tome uma atitude que te reequilibre para melhorar. Às vezes, você precisa de um tempo para desempenhar bem. Então você vai ver o que, naquela situação, foi possível. Como eu digo, não é um caso de vida ou morte, é um exame. Às vezes você não faz uma boa prova, a aceitação disso faz parte do processo”.

Sérgio Medeiros (psicólogo e coordenador do IBMR)

“Todos passam por situações de provas e conseguem lidar com um certo grau de ansiedade. Quando o aluno não suporta a média normal causada durante uma prova, ele pode ter algum transtorno.No caso do aluno estar sentindo um mal estar muito grave, com sintomas fisiológicos, como palpitação, ataque cardíaco, falta de ar ou sudorese, ele pode fazer exercícios de recuperação, respirar mais pausadamente, parar a prova momentaneamente, fixar em um ponto no horizonte, fechar os olhos e imaginar uma imagem prazerosa. Assim, ele deve procurar a ajuda de um psicólogo”.

Fonte: Universia Brasil – Giuliana Saringer e Gabriela Costa (ilustração)

.

O Boticário

///////////////////////////

.

 

------------------------------------------------------------------------

Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o site do Jornal Montes Claros


------------------------------------------------------------------------

------------------------------------------------------------------------

Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto, e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeituosas e construtivas. O espaço abaixo é destinado para discussões, para debatermos o tema e criticar ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão, de maneira nenhuma, tolerados, e nos damos o direito de excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, calunioso, preconceituoso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem um nome completo e email válido).