Inicio » Mais Seções » Curiosidades » Norte de Minas – Dia Nacional da Cachaça é comemorado neste domingo dia 13

Norte de Minas – Dia Nacional da Cachaça é comemorado neste domingo dia 13

Pinga, caninha, branquinha, aguardente… São tantos nomes para a bebida mais brasileira de todas que ela merece mesmo um dia só pra ela.Este ano, o dia Nacional da Cachaça cai em um domingo, dia 13 de setembro, e o que não falta é lugar para os cachaceiros comemorarem.

Norte de Minas - Dia Nacional da Cachaça é comemorado neste domingo dia 13 - Foto: Miguel Aun
Norte de Minas – Dia Nacional da Cachaça é comemorado neste domingo dia 13 – Foto: Miguel Aun

.

PUBLICIDADE

///////////////////////////

.

A bebida que tem mais de 400 nomes em todo o país é exportada para mais de 60 países, de 40.000 produtores no Brasil ganhou uma data especial, 13 de setembro, Dia Nacional da Cachaça.

Toda a cachaça produzida no Brasil representa aproximadamente 6,29 litros por brasileiro em um ano. A caninha que é produzida somente no Brasil é o terceiro destilado mais consumido no mundo. Feita de cana-de-açúcar, só é caracterizada cachaça se o teor alcoólico for de 38% a 48%.

Norte de Minas - Dia Nacional da Cachaça é comemorado neste domingo dia 13
Norte de Minas – Museu da Cachaça em Salinas

.

PUBLICIDADE

///////////////////////////

.

Saiba por que a data existe:

Já nos tempos coloniais, a produção de cachaça era uma importante atividade econômica no Brasil, levando a redução do consumo da bagaceira importada de Portugal. Preocupados com o sucesso da aguardente, os portugueses, através de uma Carta Real de 13 de setembro de 1649, proibiram a fabricação e a venda da cachaça em todo o território brasileiro.

Os proprietários de cana-de-açúcar e alambiques, indignados com as constantes cobranças de impostos aos longo dos anos e perseguidos por vender a bebida, se revoltam no dia 13 de setembro de 1661 e tomam o poder no Rio de Janeiro por cinco meses resultando em um dos primeiros movimentos de insurreição nacional, a Revolta da Cachaça.

Revolta da Cachaça
Revolta da Cachaça

.

Com o poder restituído, o movimento é repreendido com violência e o seu líder, Jerônimo Barbalho Bezerra, é enforcado e decapitado, tendo sua cabeça pendurada no pelourinho da cidade, como exemplo à população fluminense.

Hoje, todo o dia 13 de setembro se comemora o “Dia Nacional da Cachaça” como uma forma de relembrarmos os tempos de um Brasil colonial, quando a cachaça era símbolo de resistência contra a dominação portuguesa.

A data foi aprovada em outubro de 2010 pela Comissão de Educação e Cultura da Câmara dos Deputados como resultado do projeto de lei do deputado Valdir Colatto (PMDB-SC).

Salinas: Intitulada Capital Mundial da Cachaça.

Salinas é terra de gente acolhedora, amiga e receptiva. Localizada no norte de Minas, o município ficou famoso pela produção de cachaças premiadas internacionalmente. Hoje, este produto é patrimônio cultural imaterial. Para os mais exigentes paladares que apreciam cachaça, é bom saber que o produto nesta região tem sabor e aroma inigualáveis, pois todo o processo produtivo é artesanal e obedece a rígidos padrões de qualidade.

Todos os anos, o município abriga o Festival Mundial da Cachaça, evento de sucesso que reúne em média 15 mil visitantes.

FUNDAÇÃO DE SALINAS: 18/12/1880

MUNICÍPIOS LIMÍTROFES : TAIOBEIRAS, RUBELITA, SANTA CRUZ DE SALINAS, NOVORIZONTE, FRUTA DE LEITE, RIO PARDO DE MINAS, COMERCINHO E CURRAL DE DENTRO.

MAPA:

.

PUBLICIDADE

///////////////////////////

.

------------------------------------------------------------------------

Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o site do Jornal Montes Claros


------------------------------------------------------------------------

------------------------------------------------------------------------

Leia Também

MG - Jovem inventa que mãe está passando mal para estuprar vizinha

MG – Jovem inventa que mãe está passando mal para estuprar vizinha

Compartilhar no WhatsApp* Por: Jornal Montes Claros - 5 de dezembro de 2016.MG – Jovem …


Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto, e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeituosas e construtivas. O espaço abaixo é destinado para discussões, para debatermos o tema e criticar ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão, de maneira nenhuma, tolerados, e nos damos o direito de excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, calunioso, preconceituoso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem um nome completo e email válido).