Inicio » Internacional » Europa » Europa – Papa Francisco diz que crise dos refugiados é “ponta do iceberg” de um sistema injusto

Europa – Papa Francisco diz que crise dos refugiados é “ponta do iceberg” de um sistema injusto


Reviewed by:
Rating:
5
On 14 de setembro de 2015
Last modified:14 de setembro de 2015

Summary:

Europa - Papa Francisco diz que crise dos refugiados é "ponta do iceberg" de um sistema injusto

A crise dos refugiados na Europa é apenas “a ponta do iceberg” de um sistema socioeconômico “mau e injusto”, afirmou o papa Francisco em uma entrevista de rádio transmitida nesta segunda-feira (14).

A declaração foi feita durante uma entrevista pela rádio Foto: AFP
A declaração foi feita durante uma entrevista pela rádio
Foto: AFP

.

VIATOTAL

ViaTotal

///////////////////////////

.

“Vemos estes refugiados, estas pobres pessoas que fogem da guerra e da fome, mas é apenas a ponta do iceberg. Por baixo está a causa, um sistema socioeconômico mau e injusto” disse o papa na entrevista concedida em 8 de setembro à rádio católica portuguesa Renascença.

“Ali onde se origina a fome é necessário criar fontes de trabalho e de investimento. Ali onde está a causa da guerra é preciso trabalhar para a paz”, afirmou o pontífice, que recordou ser filho de imigrantes italianos que se mudaram para a Argentina.

Francisco reconheceu, no entanto, que os movimentos migratórios provocam problemas de segurança para os países europeus e que existe o “risco de infiltração”.

“Hoje as condições de segurança territorial não são as mesmas que antes. Temos uma guerrilha terrorista extremamente cruel a 400 km da Sicília”, disse, em referência às situação na Líbia, onde atuam vários grupos armados, entre eles o Estado Islâmico (EI).

No dia 6 de setembro, o papa solicitou a todas as comunidades católicas da Europa que recebam uma família de refugiados e disse que começaria pelas duas paróquias do Vaticano.

“Duas famílias já foram designadas”, revelou Francisco à rádio Renascença, sem informar a origem, ao mesmo tempo que celebrou as “numerosas reações” a sua proposta.

O papa também confirmou a intenção de visitar Portugal em 2017, por ocasião do centenário das aparições no santuário de Fátima. Também recordou que o santuário de Nossa Senhora de Aparecida, no Brasil, celebrará o tricentenário em 2017.

Da AFP

.

O Boticário

///////////////////////////

.

------------------------------------------------------------------------

Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o site do Jornal Montes Claros


------------------------------------------------------------------------

------------------------------------------------------------------------

Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto, e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeituosas e construtivas. O espaço abaixo é destinado para discussões, para debatermos o tema e criticar ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão, de maneira nenhuma, tolerados, e nos damos o direito de excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, calunioso, preconceituoso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem um nome completo e email válido).