Inicio » Minas Gerais » MG – Pesquisa vai mapear o planejamento urbano nos 853 municípios mineiros

MG – Pesquisa vai mapear o planejamento urbano nos 853 municípios mineiros

Com o propósito de discutir a importância das políticas urbanas para o desenvolvimento dos municípios, a Secretaria de Desenvolvimento Regional, Política Urbana e Gestão Metropolitana (Sedru) vai realizar uma pesquisa sobre o planejamento urbano nas cidades e territórios.

MG - Pesquisa vai mapear o planejamento urbano nos 853 municípios mineiros
MG – Pesquisa vai mapear o planejamento urbano nos 853 municípios mineiros

.

PUBLICIDADE

///////////////////////////

.

A partir desta semana, os gestores dos 853 municípios mineiros vão ter acesso ao formulário que deverá ser respondido e enviado eletronicamente à Sedru. A Associação Mineira de Municípios (AMM) será parceira do Governo de Minas Gerais na mobilização para que o maior número possível de questionários seja respondido.

Responsável pela política de ordenamento territorial em Minas Gerais, a Sedru pretende, com este levantamento, envolver os municípios no processo de elaboração e gestão das políticas públicas de planejamento urbano, visando à qualidade de vida e à sustentabilidade das cidades mineiras.

“Vamos atuar de maneira proativa, vamos ouvir dos prefeitos e da população onde estão os gargalos e incorporá-los na construção das soluções”, explica o secretário Tadeu Martins Leite.

A pesquisa vai direcionar as ações, a serem implementadas pela Sedru, para incluir no planejamento e gestão das cidades mineiras os novos itens obrigatórios do desenvolvimento urbano – mobilidade, saneamento ambiental, redução da pobreza, regulação do uso e ocupação do solo -, além de orientar a construção de um  programa de apoio aos municípios na gestão de políticas urbanas.

Para o secretário, este é o caminho para aperfeiçoar a maneira como o Governo de Minas Gerais atua na promoção do desenvolvimento regional.

“A falta de um planejamento articulado e integrado gerou ineficiência na atuação do Estado junto aos municípios, retrabalhos e gastos desnecessários, mas vamos reverter este quadro, envolver a comunidade e os gestores municipais, capacitá-los e apoiá-los, para que as nossas ações repercutam, efetivamente, na vida das pessoas”, conclui Tadeu Leite.

Agência Minas

.

PUBLICIDADE

///////////////////////////

.

------------------------------------------------------------------------

Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o site do Jornal Montes Claros


------------------------------------------------------------------------

------------------------------------------------------------------------

Leia Também

Temer sanciona com veto lei que repassa custos do Fies com bancos para faculdades

Temer sanciona com veto lei que repassa custos do Fies com bancos para faculdades

Compartilhar no WhatsApp* Por: Jornal Montes Claros - 2 de dezembro de 2016. Temer sanciona …


Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto, e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeituosas e construtivas. O espaço abaixo é destinado para discussões, para debatermos o tema e criticar ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão, de maneira nenhuma, tolerados, e nos damos o direito de excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, calunioso, preconceituoso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem um nome completo e email válido).