Inicio » Minas Gerais » MG – Pesquisa vai mapear o planejamento urbano nos 853 municípios mineiros

MG – Pesquisa vai mapear o planejamento urbano nos 853 municípios mineiros


Reviewed by:
Rating:
5
On 14 de setembro de 2015
Last modified:14 de setembro de 2015

Summary:

MG - Pesquisa vai mapear o planejamento urbano nos 853 municípios mineiros

Com o propósito de discutir a importância das políticas urbanas para o desenvolvimento dos municípios, a Secretaria de Desenvolvimento Regional, Política Urbana e Gestão Metropolitana (Sedru) vai realizar uma pesquisa sobre o planejamento urbano nas cidades e territórios.

MG - Pesquisa vai mapear o planejamento urbano nos 853 municípios mineiros
MG – Pesquisa vai mapear o planejamento urbano nos 853 municípios mineiros

.

VIATOTAL

ViaTotal

///////////////////////////

.

A partir desta semana, os gestores dos 853 municípios mineiros vão ter acesso ao formulário que deverá ser respondido e enviado eletronicamente à Sedru. A Associação Mineira de Municípios (AMM) será parceira do Governo de Minas Gerais na mobilização para que o maior número possível de questionários seja respondido.

Responsável pela política de ordenamento territorial em Minas Gerais, a Sedru pretende, com este levantamento, envolver os municípios no processo de elaboração e gestão das políticas públicas de planejamento urbano, visando à qualidade de vida e à sustentabilidade das cidades mineiras.

“Vamos atuar de maneira proativa, vamos ouvir dos prefeitos e da população onde estão os gargalos e incorporá-los na construção das soluções”, explica o secretário Tadeu Martins Leite.

A pesquisa vai direcionar as ações, a serem implementadas pela Sedru, para incluir no planejamento e gestão das cidades mineiras os novos itens obrigatórios do desenvolvimento urbano – mobilidade, saneamento ambiental, redução da pobreza, regulação do uso e ocupação do solo -, além de orientar a construção de um  programa de apoio aos municípios na gestão de políticas urbanas.

Para o secretário, este é o caminho para aperfeiçoar a maneira como o Governo de Minas Gerais atua na promoção do desenvolvimento regional.

“A falta de um planejamento articulado e integrado gerou ineficiência na atuação do Estado junto aos municípios, retrabalhos e gastos desnecessários, mas vamos reverter este quadro, envolver a comunidade e os gestores municipais, capacitá-los e apoiá-los, para que as nossas ações repercutam, efetivamente, na vida das pessoas”, conclui Tadeu Leite.

Agência Minas

.

O Boticário

///////////////////////////

.

------------------------------------------------------------------------

Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o site do Jornal Montes Claros


------------------------------------------------------------------------

------------------------------------------------------------------------

Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto, e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeituosas e construtivas. O espaço abaixo é destinado para discussões, para debatermos o tema e criticar ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão, de maneira nenhuma, tolerados, e nos damos o direito de excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, calunioso, preconceituoso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem um nome completo e email válido).