Inicio » Montes Claros » Montes Claros – Serviço do HUCF apresenta dados de atendimentos de vítimas de Vítimas de Violência Sexual

Montes Claros – Serviço do HUCF apresenta dados de atendimentos de vítimas de Vítimas de Violência Sexual

O Hospital Universitário Clemente de Faria, da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), conta com um serviço ambulatorial voltado exclusivamente para o atendimento de mulheres que sofrem os diversos tipos de violência. A assistência é oferecida por intermédio do Serviço de Referência no Atendimento às Vítimas de Violência Sexual, que funciona 24 horas por dia, dentro da Maternidade Maria Barbosa. Em 2014, foram encaminhadas à unidade 130 vítimas. Neste ano, no período de janeiro a junho, o número de atendimentos aproximou de 60.

Montes Claros - Serviço do HUCF apresenta dados de atendimentos de vítimas de Vítimas de Violência Sexual
Montes Claros – Serviço do HUCF apresenta dados de atendimentos de vítimas de Vítimas de Violência Sexual

.

PUBLICIDADE

///////////////////////////

.

Os números foram apresentados pela coordenadora do Serviço de Referência, a psicóloga Aldenise de Freitas Athayde. O HUCF, assim como a Unimontes, é protagonista desde agosto da campanha “Justiça pela Paz em Casa”, que tem como meta prevenir a violência contra o núcleo familiar, combater a impunidade nos casos de agressões e reduzir o acúmulo de processos nas diversas instâncias da Justiça.

No âmbito da Universidade, os trabalhos serão realizados até novembro. A campanha é uma iniciativa do Supremo Tribunal Federal, idealizada pela ministra Carmen Lúcia Antunes Rocha, que formalizou convite ao reitor da Unimontes, João dos Reis Canela, para a participação da universidade nas ações, que envolve o Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras (CRUB) e conta com a parceria co Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG).

DENTRO DOS LARES

A coordenadora apresentou os resultados de estudo sobre os atendimentos das vítimas no HUCF no período de janeiro de 2008 a junho de 2015. De acordo com o levantamento, 85% dos casos de violência sexual ocorrem dentro dos lares; 10% acontecem em vias públicas e 5% são registrados em outros locais.

O estudo mostra também que 85% dos casos de violência sexual têm como autores pessoas conhecidas da vítima – como tio, pai, vizinho ou amigo. Um aspecto que chama atenção é que a grande maioria das vítimas (75%) é formada por crianças e adolescentes, sendo: de 0 a 11 anos (50%) e 12 a 17 anos (25%). Um percentual de 22% das vitimas está na faixa dos 18 a 60 anos. Também houve o registro de mulheres acima dos 60 anos que sofreram violência sexual (3%).

EQUIPE MULDISCIPLINAR

Aldenise Athayde destaca que o serviço conta com uma equipe multidisciplinar, incluindo médico, psicólogo, assistente social, enfermeiro e técnico em enfermagem. As mulheres vítimas de violência atendidas no serviço especializado do Hospital Universitário, além do atendimento clínico, recebem total amparo, que inclui avaliação e acompanhamento psicológico, apoio familiar, recuperação da autoestima e prevenção de futuras conseqüências na vida pessoal. Também recebem orientação para o retorno ao trabalho e demais atividades cotidianas.

Ela lembrou que as vítimas são encaminhadas para o atendimento em outras referências de saúde e serviços especializados, como Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Centro de Referência em Assistência Social (CRAS). Também são feitos encaminhamentos para outros serviços voltados para o atendimento às mulheres agredidas ou violentadas sexualmente como a Delegacia de Prevenção da Violência contra a Mulher e a Defensoria Pública.

O QUE É

Serviço de Referência no Atendimento Às Vítimas de Violência Física e Sexual – HUCF

Onde funciona: na Maternidade Maria Barbosa

Avenida Cula Mangabeira, Nº 562, Bairro Santo Expedito, Montes Claros/MG

Horário de funcionamento: 24 horas por dia

Telefone: (38) 3224-8200

.

VIATOTAL

ViaTotal

///////////////////////////

.

------------------------------------------------------------------------

Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o site do Jornal Montes Claros


------------------------------------------------------------------------

------------------------------------------------------------------------

Leia Também

Montes Claros - PM procura por autores de roubo a posto de saúde no bairro Morada do Sol

Montes Claros – PM procura por autores de roubo a posto de saúde no bairro Morada do Sol

Compartilhar no WhatsApp* Por: Jornal Montes Claros - 9 de dezembro de 2016.Montes Claros – …


Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto, e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeituosas e construtivas. O espaço abaixo é destinado para discussões, para debatermos o tema e criticar ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão, de maneira nenhuma, tolerados, e nos damos o direito de excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, calunioso, preconceituoso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem um nome completo e email válido).