Inicio » Mais Seções » Ciência » O primeiro transplante de cabeça já tem data para acontecer

O primeiro transplante de cabeça já tem data para acontecer

Uma das inovações da medicina mais aguardadas de todos os tempos é o transplante de cabeça.

O cirurgião italiano Sergio Canavero, que ficou famoso ao prometer o procedimento, anunciou a data para a primeira operação: dezembro de 2017.

Procedimento poderá dar nova vida a pacientes com doenças desabilitadoras. (Reprodução).
Procedimento poderá dar nova vida a pacientes com doenças desabilitadoras. (Reprodução).

.

PUBLICIDADE

///////////////////////////

.

O primeiro paciente será o russo Valery Spiridonov, portador da doença de Werdnig-Hoffman. Trata-se de uma atrofia muscular espinhal rara que resulta em enfraquecimento muscular. Não existe tratamento nem cura. Nessa condição o cérebro se desenvolve normalmente, o que torna Spiridonov apto para ser submetido ao procedimento.

Nesta histórica cirurgia, o médico italiano Sergio Canavero irá colocar a cabeça de Spiridonov em outro corpo em um processo que durará 36 horas ao todo. Cerca de 150 pessoas serão envolvidas no procedimento.

Canavaro: louco ou visionário? (Reprodução/BusinessInsider)
Canavaro: louco ou visionário? (Reprodução/BusinessInsider)

.

VIATOTAL

ViaTotal

///////////////////////////

.

Como irá acontecer

Esse transplante de corpo parece coisa de ficção científica, mas Canavero diz que a tecnologia atual está avançada para vivermos este futuro. Em entrevista à agência russa Sputnik, os dois anos até a cirurgia serão necessários para realizar todos os cálculos e estudos científicos. “Só será feita [a cirurgia] depois que todos os médicos e especialistas tenham 99% de certeza de sucesso”, disse.

A cabeça do paciente será resfriada para desacelerar a decomposição das células. Já as veias e artérias do pescoço serão ligadas a máquinas que manterão o o fluxo de sangue. A medula espinhal será rompida para o encaixe no novo corpo. Para realizar tudo isso, os médicos usarão polietileno glicol para a fusão dos tecidos conjuntivos e células.

No encaixe do novo corpo, a medula espinhal será a primeira a ser conectada. Os músculos, nervos, artérias e veias da cabeça são conectados por último. A recuperação deverá durar um ano.

Os riscos são enormes. Além dos riscos da cirurgia em si, a cabeça do paciente poderá rejeitar o novo corpo.

Vídeo:


.

Ética

Canavero é visto por parte da comunidade científica como um médico louco. Muitos o acusam de submeter o paciente a um processo irreversível sem avaliar as consequências. É o caso do presidente da Associação Americana de Cirurgiões Neurológicos, Hunt Batjer, que disse “não desejar o procedimento a ninguém” e que “existem coisas piores que a morte”.

Ainda não sabemos como o novo corpo irá reagir. Afinal, o cérebro regula diversos processos químicos que são particulares de cada indivíduos. Algumas universidades vêm fazendo alerta sobre o transplante, a exemplo do prestigiado Medical Centre de Nova York.

Por outro lado, Canavero vem refutando as críticas em palestras e artigos. Ele afirma que os conhecimentos atuais da biologia humana já permitem o transplante de cabeça. Ele diz ainda que o transplante vai reacender esperanças em milhões de pacientes com doenças desabilitadoras.

Em 1970, um transplante de cabeça foi realizado em um macaco. A cirurgia foi um sucesso, mas o animal sobreviveu por apenas oito dias devido a rejeições do novo corpo. A tecnologia da época não conseguiu conectar corretamente a medula espinhal ao novo corpo.

Por  GizmodoUS, OlharDigital, FoxNews, TED

.

------------------------------------------------------------------------

Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o site do Jornal Montes Claros


------------------------------------------------------------------------

------------------------------------------------------------------------

Leia Também

VLI abre vagas para programa Jovem Aprendiz em Montes Claros

VLI abre vagas para programa Jovem Aprendiz em Montes Claros

Compartilhar no WhatsApp* Por: Jornal Montes Claros - 8 de dezembro de 2016.VLI abre vagas …


Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto, e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeituosas e construtivas. O espaço abaixo é destinado para discussões, para debatermos o tema e criticar ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão, de maneira nenhuma, tolerados, e nos damos o direito de excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, calunioso, preconceituoso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem um nome completo e email válido).