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A formalização da compra do seu imóvel

A formalização da compra do seu imóvel
A formalização da compra do seu imóvel

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A formalização da compra do seu imóvel

O processo de compra de um imóvel não representa apenas um sonho tornado realidade mas, acima de qualquer outra coisa, um processo onde é necessariamente imprescindível, um elevado sentido de responsabilidade e organização. De fato, antes de se adquirir um imóvel existe uma consciencialização para a importância de se realizar um cuidadoso planeamento tendo em conta o financiamento da compra mas, por outro lado, muitas pessoas tendem a desconhecer a documentação necessária para o efeito. Por outras palavras, não basta apenas conhecer as condições propostas pelo maior leque possível de instituições financeiras mas deve também dominar o processo de compra do imóvel do ponto de vista burocrático.

Assim, deve ter em conta que a burocracia está fortemente associada à compra do seu imóvel, envolvendo não só alguns custos-extra com impostos como também uma extensa lista de documentos necessários para a formalização desta transação. Ao contrário do que muitos pensam, a fase anterior à compra do seu imóvel é uma das mais importantes uma vez que envolve toda uma preparação e análise da documentação necessária para o efeito. Mesmo que conte com a ajuda do seu corretor, isso não invalida que possa conhecer os documentos de forma a perceber se o imóvel em questão ou quem o está a vender está livre de quaisquer litígios judiciais ou dívidas que possam, em última instância, vir a prejudica-lo a si.

Documentos a não esquecer

No sentido de formalizar a compra do seu imóvel, tentaremos ajudá-lo ao nível da documentação-chave, sem a qual não poderá finalizar esse processo. Antes de mais, tenha a preocupação de reunir os documentos necessários de sua parte. Desse modo, serão imprescindíveis: uma cópia da sua carteira de identidade; um comprovante de residência; o seu comprovativo do CPF; um comprovativo da sua certidão de estado civil. Já do ponto de vista de quem lhe está a vender o imóvel, deve exigir exatamente os mesmos documentos que tem de apresentar da sua parte. Finalmente, no que concerne à documentação relativa ao imóvel é imprescindível obter a cópia da matrícula do imóvel ou seja, um documento de propriedade assinado pelo Registo de Imóveis. Para além disso, deve procurar obter uma cópia do espelho do carnet do IPTU e finalmente, se for o caso, uma cópia do último pagamento de taxa de condomínio.

Adquira o seu novo imóvel

Agora que tem um maior conhecimento acerca dos documentos a apresentar para a formalização da compra e venda do seu novo imóvel, olhe aqui e encontre apartamentos à venda em Barueri. Seja organizado, prudente e examine atempadamente cada um dos documentos apresentados, no sentido de avaliar se algo está em falta ou se precisa de alguma segunda via. Desse modo, estará mais perto de disfrutar da vida na cidade paulista, a 14ª mais rica de todo o território brasileiro. Por último, não se esqueça de reunir também os documentos necessários para a liberação de pagamentos como Certidões negativas pessoais não só da Justiça do Trabalho, dos Cartórios de Protestos e Distribuidores Executivos Fiscais e Cíveis como também dos Débitos Relativos aos Tributos Federais e da Dívida Ativa da União.

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