Inicio » Emprego » Qual o peso de um intercâmbio?

Qual o peso de um intercâmbio?

O intercâmbio pode ser a grande chance de poder desenvolver seus conhecimentos e ganhar mais habilidades que lhe serão úteis para toda a vida profissional. A jobtonic separou algumas dicas que vão ajudá-lo a entender melhor como isso pode acontecer! 

Qual o peso de um intercâmbio?
Qual o peso de um intercâmbio?

Se o seu objetivo é trabalhar, estudar ou apenas conhecer novas culturas, fazer um intercâmbio sempre pode ajudar o indivíduo a ampliar seus horizontes e ganhar experiência para aplicar no mercado de trabalho, mesmo que a busca por um emprego seja a última das coisas nas quais você pensa quando está arrumando as malas para ir passar um tempo fora do Brasil. No entanto, é interessante que você use este momento de autoconhecimento e desenvolvimento intelectual para aprimorar suas habilidades e colocá-las em prática para poder adicioná-las no currículo mais tarde e destacar-se dos demais.

É importante que, ao viajar, você tenha um propósito antes mesmo de decidir o seu destino. Quais são seus objetivos nessa viagem? Escolher de maneira pouco pensada pode parecer muito empolgante à princípio, mas você aproveitará a viagem muito mais se planejar-se baseando nas justificativas e expectativas para aquele local. A primeira coisa sobre a qual devemos refletir é a língua falada no destino. Mas, não para só por aí. É importante ir além do desenvolvimento dos conhecimentos da língua e considerar como o destino se alinha com sua carreira e metas profissionais. Alguns programas de intercâmbio, por exemplo, permitem que você trabalhe e estude ao mesmo tempo, o que já é uma ótima oportunidade de impulsionar seu currículo, principalmente se o trabalho exercido estiver relacionado com sua profissão. Você também pode procurar um estágio em sua área, o que também pode ser uma ótima oportunidade para melhorar suas habilidades profissionais. Com isso, além da experiência adquirida, você poderá firmar alguns contatos internacionais que lhe serão úteis no futuro.

Outra forma de intercâmbio que também está em alta no meio profissional é o trabalho voluntário, que atualmente acrescenta um alto valor ao currículo. Em geral, as empresas veem o trabalho voluntário como um ato nobre, onde você dedica boa parte de seu tempo para ajudar o próximo e, ao mesmo tempo, desenvolve suas habilidades e idioma, tendo que lidar com diferentes situações e tornando-se mais flexível e aceitável a possíveis mudanças. Você pode ajudar em abrigos de animais, trabalhar com ONGs, ensinar uma determinada matéria para crianças carentes, trabalhar na plantação, entre muitas outras atividades em diferentes áreas, e enquanto isso, exerce a prática do idioma e do relacionamento com outros indivíduos.

Ao voltar para o Brasil, não deixe de assimilar tudo o que viveu no exterior. O ideal é incluir todos os tipos de aprendizagem e conhecimento relacionados ou não com sua experiência profissional, afinal de contas, essa é a hora de contar sobre suas conquistas e interesses. Após um intercâmbio, principalmente se estivermos falando de um programa de trabalho voluntário, a insegurança diminui e a autoconfiança triplica!

Procurando por uma vaga de emprego? Confira aqui vagas exclusivas Administração Jobtonic.

.

------------------------------------------------------------------------

Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o site do Jornal Montes Claros


------------------------------------------------------------------------

------------------------------------------------------------------------

Leia Também

Montes Claros - Três pessoas ficam feridas em tentativa de homicídio no bairro bairro Santo Amaro

Montes Claros – Três pessoas ficam feridas em tentativa de homicídio no bairro bairro Santo Amaro

Compartilhar no WhatsApp* Por: Jornal Montes Claros - 8 de dezembro de 2016.Montes Claros – …


Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto, e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeituosas e construtivas. O espaço abaixo é destinado para discussões, para debatermos o tema e criticar ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão, de maneira nenhuma, tolerados, e nos damos o direito de excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, calunioso, preconceituoso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem um nome completo e email válido).