Inicio » Educação » Educação – Virada Educação Minas Gerais será realizada em todo o estado neste sábado (19/9)

Educação – Virada Educação Minas Gerais será realizada em todo o estado neste sábado (19/9)


Reviewed by:
Rating:
5
On 19 de setembro de 2015
Last modified:19 de setembro de 2015

Summary:

Educação - Virada Educação Minas Gerais será realizada em todo o estado neste sábado (19/9)

Escolas estaduais programaram uma série de atividades artísticas, culturais e esportivas para mostrar como elas podem ser atrativas para a juventude 

Educação - Virada Educação Minas Gerais será realizada em todo o estado neste sábado (19/9)
Educação – Virada Educação Minas Gerais será realizada em todo o estado neste sábado (19/9)

.

VIATOTAL

ViaTotal

///////////////////////////

.

O dia do aniversário do educador Paulo Freire – 19 de setembro – será marcado este ano, em Minas Gerais, pela mobilização por uma escola mais atrativa para a juventude. Neste sábado (19/9), durante todo o dia, escolas estaduais mineiras realizam a Virada Educação Minas Gerais, um movimento que uniu Secretaria de Estado de Educação (SEE) e organizações da sociedade civil com o objetivo de criar condições para o retorno à vida escolar dos jovens que deixaram os estudos. Dados mostram que 14,4% dos adolescentes de 15 a 17 anos estão fora da escola e que, entre aqueles que continuam nas salas de aula, 40% estão atrasados nos estudos, repetiram de série ou ainda estão cursando o ensino fundamental.

A proposta deste dia 19 é promover a abertura das escolas para a comunidade e mostrar que a educação pode ser realizada de diversas maneiras e em diversos ambientes. Assim, as escolas vão mostrar suas ações e projetos pedagógicos exitosos, com iniciativas que vão desde apresentações musicais, cafés com prosa, saraus, exposições, oficinas de artesanato até gincanas, torneios de futebol e vôlei, exibição de filmes, mostras de trabalhos, peças de teatro, rodas de conversa e muito mais. A participação das escolas não é obrigatória, apesar de ser dia letivo.

.

O Boticário

///////////////////////////

.

Além das atividades nas escolas, outros dois eventos realizados em Belo Horizonte neste sábado compõem a programação da Virada. Na Praça da Estação (Centro de BH), entre 9h e 14h, acontece o Festival de Cultura de Rua, uma iniciativa da Secretaria Municipal de Educação em parceria com a SEE, para a qual são esperados mais de 1.500 estudantes de escolas estaduais. A programação inclui atividades realizadas por estudantes e por diversos grupos envolvidos com a cultura de rua, inseridos nas escolas e comunidades do entorno. Grafitagem, shows, apresentação de escolas quilombolas, atrações de dança, música, b.boy, mc’s, break, soul e poesia são algumas das atrações. A secretária de Estado de Educação, Macaé Evaristo, estará na Praça da Estação, às 9h30.

Já a Praça João Lobeira, no bairro Alto Vera Cruz (zona Leste de BH), vai ser palco de apresentações de música e dança promovidas pela 4ª Semana da UEMG (Universidade do Estado de Minas Gerais). O evento neste dia 19 também faz parte da Virada Educação Minas Gerais e terá participação de escolas da região, que poderão conferir, a partir das 11h, concerto didático da orquestra da Escola de Música da UEMG, Meninas de Sinhá, Bataka (espetáculo de dança), Choro Negro e show de Flávio Renegado. No intervalo das apresentações, a SEE vai falar sobre a Virada e sobre a importância da educação e da escola na vida da juventude. 

Rodas de conversa

A Virada Educação pretende ser um movimento contínuo de debate e mobilização por uma escola mais próxima da juventude. Após o dia 19, a mobilização continua nos territórios de desenvolvimento do estado com rodas de conversa com a participação de estudantes e professores. Estas rodas, já realizadas em 10 dos 17 territórios, estão mostrando o que a escola tem de bom e em que ela pode melhorar, a partir da visão dos próprios estudantes. As conclusões deste trabalho vão embasar as políticas de educação para a juventude, promovidas pela Secretaria de Estado de Educação.

A primeira roda de conversa reuniu mais de 600 pessoas no dia 11 de agosto, em Belo Horizonte, representando o Território Metropolitano. Os Territórios Triângulo Norte (Uberlândia), Vale do Rio Doce (Governador Valadares), Mata (Juiz de Fora), Vale do Aço (Caratinga), Central (Curvelo), Vertentes (Barbacena), Oeste (Divinópolis), Caparaó (Ponte Nova) e Triângulo Sul (Uberaba) também já realizaram suas rodas de conversa. Ao todo, participaram cerca de 4.000 pessoas.

Ainda como atividade da Virada, será lançado na próxima segunda-feira (21/09) o chamamento para os jovens que estão fora da escola. Eles poderão se inscrever em formulário online, que será disponibilizado também em escolas estaduais e nas Superintendências Regionais de Ensino do Estado.

A Virada Educação teve inspiração no evento de mesmo nome realizado ano passado na capital paulista pelo movimento Entusiasmo. Entre os parceiros da Virada Educação Minas Gerais estão o Programa Cidadania dos Adolescentes do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), Fórum da Juventude da Grande Belo Horizonte, Oficina de Imagens, Internet sem Fronteiras, Associação Imagem Comunitária, dentre outros. 

Serviço

Dia da Virada Educação Minas Gerais – 19/9 

Festival de Cultura de Rua

Local: Praça da Estação

Horário: de 8h às 14h

(presença da secretária de Educação, Macaé Evaristo, às 9h30)

4ª Semana da UEMG

Local: Praça João Lobeira, Alto Vera Cruz, BH

Horário: de 11h às 20h

Dia da Virada Educação Minas Gerais nas escolas estaduais

Locais: escolas estaduais de Minas Gerais

Horário: de acordo com a programação das escolas

Agência Minas

.

------------------------------------------------------------------------

Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o site do Jornal Montes Claros


------------------------------------------------------------------------

------------------------------------------------------------------------

Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto, e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeituosas e construtivas. O espaço abaixo é destinado para discussões, para debatermos o tema e criticar ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão, de maneira nenhuma, tolerados, e nos damos o direito de excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, calunioso, preconceituoso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem um nome completo e email válido).