Inicio » Educação » Educação – Virada Educação Minas Gerais será realizada em todo o estado neste sábado (19/9)

Educação – Virada Educação Minas Gerais será realizada em todo o estado neste sábado (19/9)

Escolas estaduais programaram uma série de atividades artísticas, culturais e esportivas para mostrar como elas podem ser atrativas para a juventude 

Educação - Virada Educação Minas Gerais será realizada em todo o estado neste sábado (19/9)
Educação – Virada Educação Minas Gerais será realizada em todo o estado neste sábado (19/9)

.

PUBLICIDADE

///////////////////////////

.

O dia do aniversário do educador Paulo Freire – 19 de setembro – será marcado este ano, em Minas Gerais, pela mobilização por uma escola mais atrativa para a juventude. Neste sábado (19/9), durante todo o dia, escolas estaduais mineiras realizam a Virada Educação Minas Gerais, um movimento que uniu Secretaria de Estado de Educação (SEE) e organizações da sociedade civil com o objetivo de criar condições para o retorno à vida escolar dos jovens que deixaram os estudos. Dados mostram que 14,4% dos adolescentes de 15 a 17 anos estão fora da escola e que, entre aqueles que continuam nas salas de aula, 40% estão atrasados nos estudos, repetiram de série ou ainda estão cursando o ensino fundamental.

A proposta deste dia 19 é promover a abertura das escolas para a comunidade e mostrar que a educação pode ser realizada de diversas maneiras e em diversos ambientes. Assim, as escolas vão mostrar suas ações e projetos pedagógicos exitosos, com iniciativas que vão desde apresentações musicais, cafés com prosa, saraus, exposições, oficinas de artesanato até gincanas, torneios de futebol e vôlei, exibição de filmes, mostras de trabalhos, peças de teatro, rodas de conversa e muito mais. A participação das escolas não é obrigatória, apesar de ser dia letivo.

.

PUBLICIDADE

///////////////////////////

.

Além das atividades nas escolas, outros dois eventos realizados em Belo Horizonte neste sábado compõem a programação da Virada. Na Praça da Estação (Centro de BH), entre 9h e 14h, acontece o Festival de Cultura de Rua, uma iniciativa da Secretaria Municipal de Educação em parceria com a SEE, para a qual são esperados mais de 1.500 estudantes de escolas estaduais. A programação inclui atividades realizadas por estudantes e por diversos grupos envolvidos com a cultura de rua, inseridos nas escolas e comunidades do entorno. Grafitagem, shows, apresentação de escolas quilombolas, atrações de dança, música, b.boy, mc’s, break, soul e poesia são algumas das atrações. A secretária de Estado de Educação, Macaé Evaristo, estará na Praça da Estação, às 9h30.

Já a Praça João Lobeira, no bairro Alto Vera Cruz (zona Leste de BH), vai ser palco de apresentações de música e dança promovidas pela 4ª Semana da UEMG (Universidade do Estado de Minas Gerais). O evento neste dia 19 também faz parte da Virada Educação Minas Gerais e terá participação de escolas da região, que poderão conferir, a partir das 11h, concerto didático da orquestra da Escola de Música da UEMG, Meninas de Sinhá, Bataka (espetáculo de dança), Choro Negro e show de Flávio Renegado. No intervalo das apresentações, a SEE vai falar sobre a Virada e sobre a importância da educação e da escola na vida da juventude. 

Rodas de conversa

A Virada Educação pretende ser um movimento contínuo de debate e mobilização por uma escola mais próxima da juventude. Após o dia 19, a mobilização continua nos territórios de desenvolvimento do estado com rodas de conversa com a participação de estudantes e professores. Estas rodas, já realizadas em 10 dos 17 territórios, estão mostrando o que a escola tem de bom e em que ela pode melhorar, a partir da visão dos próprios estudantes. As conclusões deste trabalho vão embasar as políticas de educação para a juventude, promovidas pela Secretaria de Estado de Educação.

A primeira roda de conversa reuniu mais de 600 pessoas no dia 11 de agosto, em Belo Horizonte, representando o Território Metropolitano. Os Territórios Triângulo Norte (Uberlândia), Vale do Rio Doce (Governador Valadares), Mata (Juiz de Fora), Vale do Aço (Caratinga), Central (Curvelo), Vertentes (Barbacena), Oeste (Divinópolis), Caparaó (Ponte Nova) e Triângulo Sul (Uberaba) também já realizaram suas rodas de conversa. Ao todo, participaram cerca de 4.000 pessoas.

Ainda como atividade da Virada, será lançado na próxima segunda-feira (21/09) o chamamento para os jovens que estão fora da escola. Eles poderão se inscrever em formulário online, que será disponibilizado também em escolas estaduais e nas Superintendências Regionais de Ensino do Estado.

A Virada Educação teve inspiração no evento de mesmo nome realizado ano passado na capital paulista pelo movimento Entusiasmo. Entre os parceiros da Virada Educação Minas Gerais estão o Programa Cidadania dos Adolescentes do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), Fórum da Juventude da Grande Belo Horizonte, Oficina de Imagens, Internet sem Fronteiras, Associação Imagem Comunitária, dentre outros. 

Serviço

Dia da Virada Educação Minas Gerais – 19/9 

Festival de Cultura de Rua

Local: Praça da Estação

Horário: de 8h às 14h

(presença da secretária de Educação, Macaé Evaristo, às 9h30)

4ª Semana da UEMG

Local: Praça João Lobeira, Alto Vera Cruz, BH

Horário: de 11h às 20h

Dia da Virada Educação Minas Gerais nas escolas estaduais

Locais: escolas estaduais de Minas Gerais

Horário: de acordo com a programação das escolas

Agência Minas

.

------------------------------------------------------------------------

Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o site do Jornal Montes Claros


------------------------------------------------------------------------

------------------------------------------------------------------------

Leia Também

Temer sanciona com veto lei que repassa custos do Fies com bancos para faculdades

Temer sanciona com veto lei que repassa custos do Fies com bancos para faculdades

Compartilhar no WhatsApp* Por: Jornal Montes Claros - 2 de dezembro de 2016. Temer sanciona …


Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto, e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeituosas e construtivas. O espaço abaixo é destinado para discussões, para debatermos o tema e criticar ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão, de maneira nenhuma, tolerados, e nos damos o direito de excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, calunioso, preconceituoso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem um nome completo e email válido).