Inicio » Norte de Minas » Norte de Minas – Agricultores familiares tem encontro marcado em Capitão Enéas

Norte de Minas – Agricultores familiares tem encontro marcado em Capitão Enéas


Reviewed by:
Rating:
5
On 19 de setembro de 2015
Last modified:19 de setembro de 2015

Summary:

Norte de Minas - Agricultores familiares tem encontro marcado em Capitão Enéas

Mais que um estímulo à produção autônoma e sustentável, a agricultura familiar ocupa hoje um lugar de destaque no setor agrícola no Brasil. Em Capitão Enéas, por exemplo, essa cultura ganhou amplo reconhecimento nos últimos três anos. Com o tema “Agricultura Familiar, festa e vida no campo e na cidade” nos dias 25 e 26 deste mês, o 3º encontro do setor vai debater e traçar metas para os próximos anos. As imediações do Mercado Municipal no centro da cidade foi o local escolhido para reunir os produtores rurais de Capitão Enéas durante os dois dias.

Norte de Minas - Agricultores familiares tem encontro marcado em Capitão Enéas
Norte de Minas – Agricultores familiares tem encontro marcado em Capitão Enéas

.

VIATOTAL

ViaTotal

///////////////////////////

.

A organização do evento estima que mais de 800 pessoas participem diretamente do encontro, superando a edição anterior que reuniu cerca de 500 pessoas. Esta é uma realização do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Capitão Enéas e Prefeitura Municipal. O projeto conta também com a parceria e apoio de importantes órgãos, como Emater/MG, Fetaemg e CAA. Dentro da programação o público do campo e da cidade vai prestigiar os shows musicais na sexta, a partir das 20h e no sábado café coletivo e grande feira da agricultura familiar. Simultaneamente os agricultores familiares participarão de cursos, capacitações e rodas de debate. Segundo Laurentino Lau, presidente do Sindicato, o “foco do encontro é estabelecer a união entre o campo e a cidade e propagar a produção agrícola sem agrotóxicos,” concluiu.

Mesmo enfrentando um forte período de seca, os produtores buscam alternativas para não sufocarem suas produções. Nesse contexto a administração municipal desde 2013 tem incentivado e investido para prevenir e diminuir os graves problemas causados pela seca. Poços artesianos equipados, abertura de barragens e constante manutenção de estradas vicinais são algumas das ações de apoio do município aos agricultores. Defensor do homem do campo, o Prefeito César Emílio destacou que “encontros como esse servem para compreender as necessidades e assim colaborar com novas oportunidades no contexto da produção e desenvolvimento rural,” disse.

.

O Boticário

///////////////////////////

.

Com os investimentos e facilidades de crédito, a produção da agricultura familiar é destinada basicamente para as populações urbanas e consumo próprio. No Brasil, o setor engloba 4,3 milhões de unidades produtivas, um total de 14 milhões de pessoas nessa ocupação. Em Capitão Enéas, parte do que é produzido vai direto para a merenda escolar através do PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar) totalizando mais de 50%, conforme avaliação dos anos 2013/2014. Para Carlos Roberto, Secretário Municipal de Agricultura, “o setor está cada dia mais forte e preparado para atender o público regional,” concluiu.

Ascom Capitão Enéas 

------------------------------------------------------------------------

Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o site do Jornal Montes Claros


------------------------------------------------------------------------

------------------------------------------------------------------------

Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto, e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeituosas e construtivas. O espaço abaixo é destinado para discussões, para debatermos o tema e criticar ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão, de maneira nenhuma, tolerados, e nos damos o direito de excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, calunioso, preconceituoso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem um nome completo e email válido).