Inicio » Últimas » Coluna do Valter Martuscelli‏ – Entrevista com o Secretário de Ciência e Tecnologia

Coluna do Valter Martuscelli‏ – Entrevista com o Secretário de Ciência e Tecnologia

Nosso secretário nos falou sobre geração de energia fotovoltaica. Isto é para o povo saber! A atual administração se preocupa em reduzir os gastos públicos, como energia elétrica, água e outros mais.

Segundo Guilherme Veloso, o estacionamento da nova Cidade Administrativa será coberto por placas fotovoltaicas com capacidade de gerar 1 megawatt, ocupando uma área de cerca de 10.000 m2.  Isto, além de propiciar sombra para os automóveis, como uma cobertura normal, irá resultar em uma economia mensal de mais de R$ 100.000,00. De acordo com a resolução nº 482 da ANEL, a Prefeitura poderá compensar o gasto de energia global, devolvendo essa potência elétrica à rede da CEMIG. Outras unidades estão previstas para um futuro próximo.

É meta da atual administração construir uma Cidade Administrativa ecologicamente correta. Há um projeto de reutilização da água. Para isto se pretende montar uma ETE, Unidade de Tratamento de Efluentes, para reciclar a água utilizada no complexo administrativo.

Cumpre parabenizar o Secretário e sua equipe pelo fato de que o Município de Montes Claros foi classificado entre os vinte melhores municípios, segundo a Confederação dos Municípios, por meio do projeto MUNICIÊNCIA.

Já estão chegando as primeiras 6.000 lâmpadas de LED, que irão ser colocadas em locais estratégicos, onde se necessita uma iluminação mais confiável e duradoura. Essas lâmpadas, de alta tecnologia, favorecem uma economia de cerca de 80% de energia, com a mesma eficiência das antigas de vapor de mercúrio ou de sódio. Já a caminho outra 12.000, perfazendo um total de 18.000 lâmpadas. Elas são bem mais caras. Porém, duram em média cinco anos.

A menina do Bairro, a TV Digital, também está chegando. No próximo dia 21 de setembro, estaremos promovendo uma Audiência Pública no sentido de aprovar a Lei que determina a criação do Conselho de Comunicação Social que irá deliberar, normalizar e fiscalizar as comunicações sociais restritas ao Município de Montes Claros e não como alguns pensam que irá controlar a imprensa ou as comunicações em geral que ocorrem nesta cidade. Isto é atribuição de Lei Federal.

Por Valter Martuscelli – Assessor Estratégico da Prefeitura

 

Valter Martucelli‏
Valter Martucelli‏

.

VIATOTAL

ViaTotal

///////////////////////////

.

------------------------------------------------------------------------

Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o site do Jornal Montes Claros


------------------------------------------------------------------------

------------------------------------------------------------------------

Leia Também

VLI abre vagas para programa Jovem Aprendiz em Montes Claros

VLI abre vagas para programa Jovem Aprendiz em Montes Claros

Compartilhar no WhatsApp* Por: Jornal Montes Claros - 8 de dezembro de 2016.VLI abre vagas …


Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto, e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeituosas e construtivas. O espaço abaixo é destinado para discussões, para debatermos o tema e criticar ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão, de maneira nenhuma, tolerados, e nos damos o direito de excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, calunioso, preconceituoso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem um nome completo e email válido).