Inicio » Educação » Educação – Começa chamado aos jovens que estão fora da escola em Minas

Educação – Começa chamado aos jovens que estão fora da escola em Minas

Voltada para aqueles que querem retornar aos estudos, campanha Virada Educação (VEM) acontece em todo o Estado a partir desta Terça-feira (22/9) 

Alunos da rede pública estadual participam de eventos ligados à campanha Virada Educação Minas Gerais (VEM) - Foto: Marcelo Sant’Anna
Alunos da rede pública estadual participam de eventos ligados à campanha Virada Educação Minas Gerais (VEM) – Foto: Marcelo Sant’Anna

.

O jovem que deixou de estudar e quer retornar aos estudos tem agora nova oportunidade para programar a sua volta às salas de aula no ano que vem. Tem início nesta terça-feira (22/9) o chamado aos jovens que querem voltar a estudar em 2016 em qualquer nível da Educação Básica em Minas Gerais. A iniciativa da Secretaria de Estado da Educação (SEE) faz parte da Virada Educação Minas Gerais (VEM), movimento que quer criar uma escola sintonizada com a realidade da juventude a partir do envolvimento de toda a comunidade escolar e da sociedade.Para atender ao chamado para o retorno aos estudos, o adolescente deverá preencher o formulário online disponível no site na Secretaria de Educação, neste link. Ele poderá acessar o formulário de qualquer local com acesso à internet ou se dirigir a uma escola da  rede estadual em Minas Gerais para realizar sua inscrição por meio deste mesmo formulário. As 47 Superintendências Regionais de Ensino (SREs) do

Estado também poderão ser procuradas pelos jovens interessados.

No formulário, além dos dados pessoais, o interessado vai informar o nível de estudo concluído por ele, o município de residência e indicar até três escolas onde gostaria de estudar no ano que vem, dentre outras informações. De posse dos dados, a Secretaria de Estado de Educação vai analisar a demanda por vagas e direcionar o jovem para o local mais adequado para a sua reinserção na escola. 

Virada Educação Minas Gerais

A Virada Educação é uma grande mobilização para trazer o jovem de volta à escola, especialmente aqueles entre 15 a 17 anos. Cerca de 158 mil jovens em Minas Gerais desta faixa etária não estão na escola.

O chamamento que começa hoje se junta a outras iniciativas da Virada que acontecem no Estado desde o mês de julho (acesse o site http://novotempo.educacao.mg.gov.br/ para saber mais). O movimento busca entender as causas da evasão escolar dos jovens e criar condições para que a escola seja mais atrativa e conectada à realidade desses sujeitos.

.

PUBLICIDADE

///////////////////////////

.

Para isso, a SEE realiza desde agosto rodas de conversas com adolescentes e jovens em todo o Estado a fim de saber o que eles pensam da escola e em que ela pode melhorar. Ao todo, foram realizadas 10 rodas de conversa, e outras sete devem acontecer até o final do ano. Trata-se de uma metodologia que irá embasar as ações de políticas de educação, para esse público, que a SEE vai implementar.

Entre as estratégias que se apresentam para as políticas de educação para a população jovem está a educação integral, que deve ser implantada considerando as especificidades das regiões e locais; a potencialização da educação profissional e o investimento em projetos acadêmicos e de extensão para o Ensino Médio, além da ampliação e fortalecimanto da Educação de Jovens e Adultos  (EJA).

Agência Minas

.

PUBLICIDADE

///////////////////////////

.

------------------------------------------------------------------------

Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o site do Jornal Montes Claros


------------------------------------------------------------------------

------------------------------------------------------------------------

Leia Também

MG - Jovem inventa que mãe está passando mal para estuprar vizinha

MG – Jovem inventa que mãe está passando mal para estuprar vizinha

Compartilhar no WhatsApp* Por: Jornal Montes Claros - 5 de dezembro de 2016.MG – Jovem …


Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto, e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeituosas e construtivas. O espaço abaixo é destinado para discussões, para debatermos o tema e criticar ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão, de maneira nenhuma, tolerados, e nos damos o direito de excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, calunioso, preconceituoso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem um nome completo e email válido).