Inicio » Mais Seções » Saúde » Saúde – Angela Rocha, diretora Med Prev Montes Claros, da dicas sobre os benefícios da massagem corporal

Saúde – Angela Rocha, diretora Med Prev Montes Claros, da dicas sobre os benefícios da massagem corporal

A massagem é uma das melhores invenções da humanidade para apaziguar a tensão. “As sessões tendem a diminuir a frequência cardíaca e respiratória e baixar a concentração de hormônios como cortisol e adrenalina”, explica Juliana Gama, terapeuta do Olimpia Spa, Day Spa & Wellness, na capital paulista.

Angela Rocha, diretora Med Prev Montes Claros
Angela Rocha, diretora Med Prev Montes Claros

.

PUBLICIDADE

///////////////////////////

.

Em um estudo clássico realizado nos Estados Unidos dentro de uma empresa com 50 funcionários, os pesquisadores aplicaram massagens de 15 minutos duas vezes por semana em parte dos empregados. O restante recorria a técnicas mais simples de relaxamento. Ao final, confirmou-se que os massageados estavam mais dispostos e com um menor nível de hormônios de estresse.

Há bons motivos para entender por que sessões de massagem costumam dar uma trégua a incômodos frequentes na coluna. Elas induzem a liberação dos nossos analgésicos naturais e auxiliam a remover resíduos como o ácido lático, facilitando a movimentação dos músculos. Uma revisão do Instituto Cochrane atesta que, em geral, o método é efetivo contra dores crônicas na lombar, especialmente se combinado a exercícios e educação postural.

.

PUBLICIDADE

///////////////////////////

.

Embora exista certa polêmica sobre o uso de massagem durante o tratamento do câncer, alguns centros respeitados já a incluem no seu arsenal de medidas complementares. É o caso do Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo. O biólogo Fábio Romano, um dos coordenadores do programa de toque terapêutico, explica que o método é adaptado a esses pacientes. “Usamos toques leves para proporcionar estímulos que gerem conforto e relaxamento”, explica. “Já observamos melhoras também em relação a náuseas, fadiga e perda de apetite”. É evidente que a massagem só entra em cena com liberação do oncologista. E técnicas como a drenagem linfática merecem mais cautela, sendo desaconselhada em alguns quadros.

Matéria patrocinada pela Med Prev Montes Claros, Angela Rocha

.

------------------------------------------------------------------------

Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o site do Jornal Montes Claros


------------------------------------------------------------------------

------------------------------------------------------------------------

Leia Também

MG - Jovem inventa que mãe está passando mal para estuprar vizinha

MG – Jovem inventa que mãe está passando mal para estuprar vizinha

Compartilhar no WhatsApp* Por: Jornal Montes Claros - 5 de dezembro de 2016.MG – Jovem …


Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto, e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeituosas e construtivas. O espaço abaixo é destinado para discussões, para debatermos o tema e criticar ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão, de maneira nenhuma, tolerados, e nos damos o direito de excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, calunioso, preconceituoso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem um nome completo e email válido).