Inicio » Mais Seções » Saúde » Saúde – Casos de dengue dobram em Minas Gerais

Saúde – Casos de dengue dobram em Minas Gerais

De janeiro a setembro deste ano foram 121.747 registros contra 49.360 em 2014

Saúde - Casos de dengue dobram em Minas Gerais
Saúde – Casos de dengue dobram em Minas Gerais

.

VIATOTAL

ViaTotal

///////////////////////////

.

Apesar da crise hídrica e do tempo quente e seco que atingem Minas Gerais, o número de casos da dengue deste ano já é mais do que o dobro do registrado em 2014. Até 11 de setembro, foram 121.747 confirmações da doença contra 49.360 nos 12 meses do ano passado, conforme dados divulgados pela Secretaria de Estado de Saúde (SES).

.

PUBLICIDADE

///////////////////////////

.

Uma das explicações para o crescimento, segundo a pasta, é que, diante da crise hídrica, foi verificado um aumento na quantidade de reservatórios de água de chuva em residências e empresas – muitos deles sem os cuidados básicos para se evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti –, “o que possivelmente interfere nessa transmissão maior”. Para o combate à doença, principalmente para a próxima temporada de chuva, quando normalmente a incidência da dengue é maior, a secretaria estuda alternativas.

“Neste momento, a SES está estimulando a elaboração dos planos municipais de contingência para futura pactuação, no nível regional, e preparação para o enfrentamento do próximo período de transmissão”, afirmou a pasta por meio de nota.

Ainda conforme os dados, Belo Horizonte segue a tendência de aumento. Até o último dia 18, foram registrados 15.147 casos de dengue ante 3.100 em todo o ano passado. Em 2015, a campeã de casos confirmados é a regional Norte, com 3.012 vítimas da doença. Já a menor incidência foi na região Centro-Sul, com 469 registros.

Vacina. Para 2016 existe a expectativa da comercialização de uma vacina, que promete sucesso de imunização em pelo menos 66% das pessoas. “Os resultados dos estudos de eficácia e segurança da vacina contra a dengue mostram ainda maior proteção contra duas manifestações clínicas relevantes da doença: como a redução de 93% dos casos de dengue grave e de 80% dos índices de internações por causa da dengue”, afirmou Sheila Homsani, diretora médica da Sanofi Pasteur- empresa responsável pela fabricação da vacina.

O custo do antídoto ainda não foi divulgado. “O preço de vacinas e de medicamentos é determinado pela Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos, órgão interministerial responsável por regular o mercado e estabelecer critérios para a definição e o ajuste de preços. Esta regulação só acontece depois do produto ter recebido o registro na Anvisa, o que ainda não aconteceu”, acrescentou Sheila.

Mortes

Casos. Em 2015, o número de mortes por dengue já chegou a 50 em Minas Gerais. Em todo o ano passado foram registrados 51 óbitos. A cidade com o maior número de óbitos é Uberlândia, no Triângulo Mineiro: sete pessoas perderam a vida por causa da doença.

.

------------------------------------------------------------------------

Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o site do Jornal Montes Claros


------------------------------------------------------------------------

------------------------------------------------------------------------

Leia Também

O responsável pela cirurgia o neurocirurgião César Felipe Gusmão Santiago

Montes Claros – Santa Casa de Montes Claros realiza cirurgia inédita para retirada de tumor cerebral

Compartilhar no WhatsApp* Por: Jornal Montes Claros - 9 de dezembro de 2016.Montes Claros – …


Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto, e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeituosas e construtivas. O espaço abaixo é destinado para discussões, para debatermos o tema e criticar ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão, de maneira nenhuma, tolerados, e nos damos o direito de excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, calunioso, preconceituoso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem um nome completo e email válido).