Inicio » Mais Seções » Tecnologia » A evolução das telas

A evolução das telas

A interatividade com o mundo digital é algo que está na moda e veio para ficar. A evolução da tecnologia nos dias de hoje facilita o acesso a vários meios e serviços que já quase todos consideramos imprescindíveis. Todo o dia, milhões de pessoas no Brasil e no mundo trocam mensagens, jogam games, acedem a mapas, tiram fotos, fazem vídeos, utilizam a Internet e uma variedade enorme de aplicativos ou apps, e isto é algo que cada vez mais está acessível em praticamente todo o lado e num só equipamento.

A evolução das telas
A evolução das telas

.

É interessante e importante perceber que não há muito tempo atrás (apenas algumas décadas) a situação era completamente diferente e o acesso a tecnologia muito mais limitado. No final da década de 70 surgiram os primeiros monitores junto com a computação pessoal, chamados de CRT (tubo de fosforo verde), estes só podiam reproduzir uma única cor – o verde em diferentes tonalidades.

Posteriormente, as primeiras placas de vídeo coloridas que surgiram no mercado trouxeram três padrões de vídeo para os consumidores. O padrão CGA (Color Graphics Adapter) permitiu que algumas cores chegassem às telas (4 cores principais e até 16 tonalidades podiam ser projetadas). Um pouco mais tarde, foram anunciadas as placas EGA (Enhanced Graphics Adapter), que permitiam até 64 cores na tela. O mais evoluído destes padrões, o VGA, garantindo resoluções de até 800 x 600 pixels, foi o primeiro a permitir que até 256 cores estivessem carregadas e surgiu no mesmo período.

As telas mudaram a forma como as pessoas interagem com a tecnologia e com o mundo. Entre esses equipamentos, estão os celulares, as câmeras, os as TVs e os computadores. Também o touchscreen veio melhorar a forma como as pessoas interagem com os dispositivos, tornando a experiência de utilização mais simples e intuitiva. A ideia de existir ao nosso alcance uma tecnologia que responde aos toques nas telas de maneira a executar uma ação foi se espalhando pelo mercado desde os celulares, as câmeras fotográficas, caixas de multibanco, consoles, sistemas de GPS, fotocopiadoras, PDAs, tablets, computadores, TVs e até equipamento de fábricas, o que significa um alcance em praticamente todos os setores e atividades pessoais e profissionais de todo o mundo.

Assim, as empresas continuam a evoluir e a apresentar novas tecnologias, pois há muito ainda para ser explorado. A Microsoft criou uma mesa de proporções generosas toda ela sensível ao toque e apesar de ser algo que acabou saindo de um filme, é uma realidade breve para o mercado empresarial. Mesmo no que diz respeito a entretenimento pessoal isto abre uma enorme variedade de utilidades e pode revolucionar vários mercados.

As novidades na tecnologia touch chegam também do outro lado do mundo. A empresa Karuma, sediada em Cingapura, diz ter criado o primeiro tablet do mundo com tela anti-bateriana.

Mas o legado das telas touchscreen pode estar ameaçado. A tecnologia floating touch do celular Sony Xperia Sola levou a outro patamar o toque em dispositivos, a um nível quase metafórico. Neste novo celular da Sony não é preciso tocar na tela para navegar, basta aproximar os dedos e executar as funções desejadas.

No futuro, ninguém sabe como será, mas a tecnologia avança a cada dia de forma impressionante e conforme evoluem os equipamentos também evoluem as telas e ganham cada vez mais importância. É o caso das telas OLED, que devem ser aperfeiçoadas em poucos anos e podem chegar ao mercado ainda nesta década. Um pouco mais para o futuro temos as telas de pontos quânticos e os monitores holográficos, que quando surgirem, serão certamente a sensação da tecnologia.

.

------------------------------------------------------------------------

Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o site do Jornal Montes Claros


------------------------------------------------------------------------

------------------------------------------------------------------------

Leia Também

VLI abre vagas para programa Jovem Aprendiz em Montes Claros

VLI abre vagas para programa Jovem Aprendiz em Montes Claros

Compartilhar no WhatsApp* Por: Jornal Montes Claros - 8 de dezembro de 2016.VLI abre vagas …


Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto, e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeituosas e construtivas. O espaço abaixo é destinado para discussões, para debatermos o tema e criticar ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão, de maneira nenhuma, tolerados, e nos damos o direito de excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, calunioso, preconceituoso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem um nome completo e email válido).