Inicio » Nacional » População brasileira está envelhecendo mais rápido do que a média mundial

População brasileira está envelhecendo mais rápido do que a média mundial

A cada ano, a celebração do Dia Internacional do Idoso, lembrado nesta quinta-feira (1º), deve ganhar mais participantes.

No Brasil de 2050, haverá 73 idosos para cada 100 crianças
No Brasil de 2050, haverá 73 idosos para cada 100 crianças

.

PUBLICIDADE

///////////////////////////

.

Conforme o Relatório Mundial de Saúde e Envelhecimento, divulgado nessa quarta (30), o número de pessoas com mais de 60 anos no Brasil deverá crescer mais rápido do que a média mundial. O relatório aponta que a quantidade de brasileiros idosos – com 60 anos ou mais – quase triplicará no País até 2050. Atualmente, cerca de 12,5% dos mais de 200 milhões de brasileiros está na terceira idade, mas esse percentual deve alcançar os 30% até a metade deste século. Com isso, haverá, no Brasil de 2050, 73 idosos para cada 100 crianças.
.

VIATOTAL

ViaTotal

///////////////////////////

.

Já projeções do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam que até 2030 o número de pessoas com mais de 65 anos saltará dos atuais 16 milhões para quase 30 milhões de indivíduos. O aumento pode passar despercebido caso seja levado em consideração apenas o tradicional aumento populacional. No entanto, as estatísticas revelam que se hoje 7,9% da população é idosa, daqui a 15 anos essa proporção cresce para os 13,44%, ou seja, quase dobra.

Parte dessa estimativa surge do princípio que as mulheres vivem mais, inclusive superando a média nacional. Hoje, a expectativa de vida das brasileira é de 77 anos, contra 69 anos para os homens, assim, a média dos brasileiros fica em torno dos 73 anos. Em 2030 essas idades ficam estimadas em 80, 74 e 77 anos, respectivamente. Especialistas explicam que essa diferença acontece por diversos fatores que vão desde questões hormonais, perfil das atividades exercidas, profissionalmente, por exemplo, que expõem os homens a riscos, e até pelo hábitos de procurar atendimento médico.

O geriatra Lucas Andrade, presidente da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia, explica que diversos fatores, inclusive regionais, causam impactos no envelhecimento humano. Ele alerta que há diversas regiões nos País, como as mais frias ou aquelas que exigem mais esforço por parte dos moradores – áreas de difícil acesso – que concentram os indivíduos que vivem mais, pois eles têm um estilo de vida mais ativo e saudável.

Segundo ele, qualquer pessoa, de qualquer idade, pode e deve buscar envelhecer de maneira consciente. “É preciso ter uma alimentação saudável, realizar atividades físicas, evitar vícios como tabagismo, etilismo, e muitas outras situações. Se você hoje tem um estilo de vida diferente do ‘ideal’, não quer dizer que te impeça de repensar suas atitudes e passar a ter um estilo de vida mais saudável. Nunca é tarde para correr atrás desse prejuízo”, explicou o especialista.

.

------------------------------------------------------------------------

Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o site do Jornal Montes Claros


------------------------------------------------------------------------

------------------------------------------------------------------------

Leia Também

Cultura Moc - Festa Nacional do Pequi começa na próxima semana

Cultura Moc – Festa Nacional do Pequi começa na próxima semana

Compartilhar no WhatsApp* Por: Jornal Montes Claros - 10 de dezembro de 2016.Cultura Moc – …


Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto, e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeituosas e construtivas. O espaço abaixo é destinado para discussões, para debatermos o tema e criticar ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão, de maneira nenhuma, tolerados, e nos damos o direito de excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, calunioso, preconceituoso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem um nome completo e email válido).