Inicio » Montes Claros » Montes Claros – Programa Melhor em Casa completa dois anos em Montes Claros

Montes Claros – Programa Melhor em Casa completa dois anos em Montes Claros

O Programa “Melhor em Casa” foi implantado em Montes Claros pela Secretaria Municipal de Saúde em agosto de 2013, como forma de ampliar a Atenção Domiciliar das equipes da Estratégia de Saúde da Família e reduzir a demanda por atendimento hospitalar e o tempo de pacientes internados nos hospitais, liberando leitos e reduzindo o risco de infecção hospitalar.

Montes Claros - Programa Melhor em Casa completa dois anos em Montes Claros
Montes Claros – Programa Melhor em Casa completa dois anos em Montes Claros

.

PUBLICIDADE

///////////////////////////

.

A Atenção Domiciliar é organizada em três modalidades: AD1, sob responsabilidade da Estratégia Saúde da Família, que cuida de pacientes com locomoção comprometida e portadores de doenças sob controle, e AD2 e AD3, que são de responsabilidade das equipes do Programa “Melhor em Casa” e que cuidam de pacientes que necessitam de cuidados especiais mais intensivos e compartilham esta assistência com as equipes da Estratégia Saúde da Família.

COMO FUNCIONA

“O Programa Melhor em Casa atende a pacientes acamados, que tenham um cuidador que possa auxiliá-los na vida cotidiana e que seja capaz de transmitir às equipes do programa as informações sobre o estado e a evolução dos pacientes”, informa o secretário adjunto de Saúde, Danilo Narciso. Segundo ele, é necessário ainda que o domicílio do paciente apresente “condições essenciais mínimas” para o trabalho da equipe.

MODELOS

O Programa “Melhor em Casa” possui dois tipos de equipes multiprofissionais: Equipe Multiprofissional de Atenção Domiciliar (Emad), composta por médico, enfermeiro, fisioterapeuta e técnico em enfermagem e a Equipe Multiprofissional de Apoio (Emap), composta por fonoaudiólogo, fisioterapeuta, nutricionista e psicólogo.

.

VIATOTAL

ViaTotal

///////////////////////////

.

“Atualmente temos quatro equipes de EMAD e duas de EMAP, que têm como pontos de apoio a Policlínica do Alto São João, as Unidades Básicas de Saúde do Vargem Grande e do Bela Paisagem e o Hospital Alpheu de Quadros. Estas equipes cuidam, hoje, de cerca de 300 pacientes cadastrados no Programa e atuam durante toda a semana, de sete às 19 horas, inclusive nos finais de semana e feriados”, conclui Danilo Narciso.

Ascom PMMOC

.

------------------------------------------------------------------------

Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o site do Jornal Montes Claros


------------------------------------------------------------------------

------------------------------------------------------------------------

Leia Também

Montes Claros - PM procura por autores de roubo a posto de saúde no bairro Morada do Sol

Montes Claros – PM procura por autores de roubo a posto de saúde no bairro Morada do Sol

Compartilhar no WhatsApp* Por: Jornal Montes Claros - 9 de dezembro de 2016.Montes Claros – …


Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto, e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeituosas e construtivas. O espaço abaixo é destinado para discussões, para debatermos o tema e criticar ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão, de maneira nenhuma, tolerados, e nos damos o direito de excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, calunioso, preconceituoso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem um nome completo e email válido).