Inicio » Emprego » HUCF em Montes Claros abre inscrições para 41 vagas em programas de Residência Médica

HUCF em Montes Claros abre inscrições para 41 vagas em programas de Residência Médica

O Hospital Universitário Clemente de Faria (HUCF) inicia nesta quinta-feira (8), o período de inscrições para os programas de Residência Médica da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes).

HUCF em Montes Claros abre inscrições para 41 vagas em programas de Residência Médica
HUCF em Montes Claros abre inscrições para 41 vagas em programas de Residência Médica

.

PUBLICIDADE

///////////////////////////

.

O prazo se estende até 16/10 e o processo é coordenado pela Associação de Apoio à Residência Médica de Minas Gerais (AREMG).

As inscrições só podem ser efetuadas pela internet: www.aremg.org.br. As vagas são para as especializações em Anestesiologia (1 vaga), Cirurgia Geral (3 vagas) Clínica Médica (5); Obstetrícia e Ginecologia (4); Otorrinolaringologia (1); Pediatria (5); Psiquiatria (2); Medicina de Família e Comunidade (16); e Ortopedia e Traumatologia (2). Para entrada com pré-requisito, a unidade oferta ainda duas vagas para Geriatria.

Para o médico coordenador do Programa de Residência do HUCF, Divino Urias Mendonça, no âmbito do Hospital, os cursos mais procurados são nas áreas de Clínica Médica, Ginecologia e Obstetrícia e Cirurgia Geral. Mas ainda há residências com procura abaixo do esperado, casos de Geriatria e Medicina de Família e Comunidade. Em 2014, segundo o coordenador, das oito vagas ofertadas apenas duas foram preenchidas.

.

VIATOTAL

ViaTotal

///////////////////////////

.

As vagas são para a 23ª turma de Residência do HUCF. O programa teve início em 1992. “Num esforço coletivo, esperamos um processo bem sucedido, de forma que o HUCF atenda as novas diretrizes curriculares nacionais, além dos novos processos inerentes às residências médicas que serão implantados a partir de 2019″, afirma.

NOVOS RUMOS

Conforme a nova legislação, todo egresso do curso de Medicina deverá fazer, pelo menos, um ano no Programa de Residência em Medicina Geral de Família e Comunidade. Isso será obrigatório. Somente em Montes Claros devem ser abertas cerca de 300 vagas.

Consta na Lei nº. 12.871 /2013 que todos os processos das residências deverão ser atualizados para permitir a formação específica. Além disso, os Programas de Residência em Medicina Geral de Família e Comunidade deverão contemplar especificidades do SUS, como as atuações na área de Urgência e Emergência, Atenção Domiciliar, Saúde Mental, Educação Popular em Saúde, Saúde Coletiva e Clínica Geral Integral em todos os ciclos de vida.

Segundo o diretor de Desenvolvimento Acadêmico do HUCF, professor Roberto Rodney Júnior, o objetivo com a nova legislação é desafogar os hospitais. “Se a atenção básica funcionar plenamente, reduzirá o número de pacientes nos hospitais. Por exemplo, um paciente hipertenso poderia ter todo cuidado na Unidade Básica, pois lá ele receberia o plano de cuidado. Em decorrência disso, será bem tratado preventivamente, não teria necessidade de procurar algum hospital, onde o custo de atendimento é maior. Aquele ditado: prevenir para não remediar”, encerra.

Serviço

Telefone: (38) 3224-8373

Fax: (38) 3224-8217

e-mail: [email protected]

Site: www.aremg.org.br

Edital completo

http://unimontes.br/index.php/component/content/article/41-editais/14894-2015-09-24-15-53-44

.

------------------------------------------------------------------------

Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o site do Jornal Montes Claros


------------------------------------------------------------------------

------------------------------------------------------------------------

Leia Também

O responsável pela cirurgia o neurocirurgião César Felipe Gusmão Santiago

Montes Claros – Santa Casa de Montes Claros realiza cirurgia inédita para retirada de tumor cerebral

Compartilhar no WhatsApp* Por: Jornal Montes Claros - 9 de dezembro de 2016.Montes Claros – …


Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto, e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeituosas e construtivas. O espaço abaixo é destinado para discussões, para debatermos o tema e criticar ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão, de maneira nenhuma, tolerados, e nos damos o direito de excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, calunioso, preconceituoso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem um nome completo e email válido).