Inicio » Cultura MOC » Montes Claros – Museu Regional recebe exposição de fotos do Velho Chico em homenagem ao escritor Manoel Ambrósio

Montes Claros – Museu Regional recebe exposição de fotos do Velho Chico em homenagem ao escritor Manoel Ambrósio

Museu Regional do Norte de Minas, vinculado à Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), apresenta ao público em geral a exposição fotográfica “Velho Chico em Preto e Branco”, com homenagem ao escritor Manoel Ambrósio (1876/1947).

Montes Claros - Museu Regional recebe exposição de fotos do Velho Chico em homenagem ao escritor Manoel Ambrósio
Montes Claros – Museu Regional recebe exposição de fotos do Velho Chico em homenagem ao escritor Manoel Ambrósio

.

PUBLICIDADE

///////////////////////////

.

A mostra, aberta no dia 29 de setembro, poderá ser visitada até 21 de outubro, na sede do museu – antigo Casarão da Fafil –, na Rua Coronel Celestino, número 75, no centro histórico de Montes Claros.

A exposição “Velho Chico em Preto e Branco” reúne fotografias datadas entre 1911 e 1927 (acervo da Fundação Osvaldo Cruz e do fotógrafo Reginald Gordan) e que retratam cenas do cotidiano barranqueiro, além das barcas, vapores e cidades ribeirinhas, algumas que à época eram apenas distritos e com outros nomes, como Morrinhos (atual Matias Cardoso). A mostra tem como organizadores o historiador Aparecido Pereira Cardoso e Aimee Lafetá Guimarães, mestranda em Letras/Estudos Literários na Unimontes. O evento marca o início das comemorações dos 140 anos de nascimento de Manoel Ambrósio. Entre as atividades comemorativas, também estão previstas a publicação de obra inédita e reedição de romances.

Natural de Januária (Norte de Minas), Manoel Ambrósio Alves de Oliveira tem uma vasta e diversificada obra literária, cuja principal inspiração foi o Rio São Francisco. A “narrativa ambrosiana”, assim como sua estética, tem como eixo central o “Rio da Unidade Nacional” e tudo o que nele existe, desde as lendas ao modo de falar da gente barranqueira.

INSPIRAÇÕES

“Manoel Ambrósio era um apaixonado pelo rio e as fotografias expostas trazem um pouco desse cenário que tanto o inspirou”, destaca a Aimeé Lafetá. Nas palavras do historiador Aparecido Pereira Cardoso, “a essência da obra ambrosiana reside no Rio são Francisco e no sertão norte-mineiro. Além disso, essas imagens nos levam a refletir sobre a atual situação de agonia que vive o velho Chico”.

Em agosto, o escritor Manoel Ambrósio também foi homenageado pela Unimontes, com o lançamento pelo campus Januária da obra “Brasil Interior – Palestras populares Folk-lore das margens do São Francisco” – reproduzida numa versão moderna. A obra original foi escrita em 1912. Nascido em 7 de setembro de 1865, Manoel Ambrósio foi professor, folclorista e político. Fez parte da Academia Municipalista de Letras de Belo Horizonte e do Instituto Geográfico Mineiro. Ele faleceu em 24 de agosto de 1947.

SERVIÇO

Exposição Fotográfica “Velho Chico em preto e branco” – homenagem a Manoel Ambrósio”

Data: 29 de setembro a 21 de outubro

Local: Museu Regional do Norte de Minas

Telefone: (38) 3229-8590

Visitação: gratuita

Imagens de trechos do Rio São Francisco e das cidades de Pedras de Maria da Cruz, Januária, Itacarambi, São Francisco, Pirapora, Ibiaí e São Romão, além dos vapores – já desativados – “Engenheiro Halfeld” e “Presidente Dantas”

Galeria de Imagens:

Exposição Velho Chico

Exposição Velho Chico - visitação estudantes

Exposição Velho Chico (1)

.

VIATOTAL

ViaTotal

///////////////////////////

.

------------------------------------------------------------------------

Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o site do Jornal Montes Claros


------------------------------------------------------------------------

------------------------------------------------------------------------

Leia Também

Norte de Minas - Mirabela recebe encontro de carros antigos neste domingo

Norte de Minas – Mirabela recebe encontro de carros antigos neste domingo

Compartilhar no WhatsApp* Por: Jornal Montes Claros - 10 de dezembro de 2016.Norte de Minas …


Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto, e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeituosas e construtivas. O espaço abaixo é destinado para discussões, para debatermos o tema e criticar ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão, de maneira nenhuma, tolerados, e nos damos o direito de excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, calunioso, preconceituoso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem um nome completo e email válido).