Inicio » Norte de Minas » Norte de Minas – Equipe de congressistas e ambientalistas visitam Rio Verde Grande para estudos

Norte de Minas – Equipe de congressistas e ambientalistas visitam Rio Verde Grande para estudos

Membros participantes do II Congresso Universitário Vidas Áridas e ambientalistas de Montes Claros realizaram na manhã desta quarta-feira uma visita técnica ao Rio Verde Grande.

Norte de Minas - Equipe de congressistas e ambientalistas visitam Rio Verde Grande para estudos
Norte de Minas – Equipe de congressistas e ambientalistas visitam Rio Verde Grande para estudos

.

PUBLICIDADE

///////////////////////////

.

O principal objetivo da visita foi analisar e fazer um levantamento da atual situação do Rio Verde Grande, um dos importantes rios do Norte de Minas, que nasce em Pires e Albuquerque (Alto Belo), distrito de Bocaiúva, e deságua no Rio São Francisco, no município baiano de Malhada.

Durante a visita a triste constatação da grande degradação do rio, onde várias partes do seu leito está completamente seca. Acompanhados pela ONG Ovive – Organização Vida Verde -, acadêmicos e professores registraram fotos e colheram amostras para estudos técnicos, que serão apresentados e debatidos durante o Congresso Universitário, que acontece entre os dias 05 e 07 de novembro, no Parque de Exposições João Alencar Athayde, em Montes Claros.

.

VIATOTAL

ViaTotal

///////////////////////////

.

Importância em preservar

Ao longo dos anos o Rio Verde Grande se deteriorou com a degradação ambiental e o uso excessivo de suas águas para a irrigação. No primeiro semestre deste ano foi realizado um grande mutirão, com apoio do Vidas Áridas e instituições de defesa do meio ambiente, para uma limpeza no local, onde foram retiradas várias garrafas plásticas e outros lixos.

A Copasa acaba de solicitar outorga para captação de água no Rio Verde Grande, pelo menos no período de chuva, quando o rio corre. A medida, sazonal, visa contribuir com o abastecimento da cidade; fator que aumenta ainda mais a importância do rio e da sua preservação imediata.

Congresso

O II Congresso Universitário Vidas Áridas terá como tema principal a discussão sobre Gestão Hídrica e Sustentabilidade. As inscrições são feita on-line pelo site www.congressovidasaridas.com.br, onde se encontram todas  as informações do evento, que contará com várias câmaras temáticas e palestras sobre a questão hídrica. O principal motivo do congresso é conclamar o meio universitário a pensar soluções para o grave problema de crise hídrica que afeta o planeta.

Por Ricardo Guimarães

.

 

------------------------------------------------------------------------

Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o site do Jornal Montes Claros


------------------------------------------------------------------------

------------------------------------------------------------------------

Leia Também

Cultura Moc - Festa Nacional do Pequi começa na próxima semana

Cultura Moc – Festa Nacional do Pequi começa na próxima semana

Compartilhar no WhatsApp* Por: Jornal Montes Claros - 10 de dezembro de 2016.Cultura Moc – …


Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto, e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeituosas e construtivas. O espaço abaixo é destinado para discussões, para debatermos o tema e criticar ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão, de maneira nenhuma, tolerados, e nos damos o direito de excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, calunioso, preconceituoso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem um nome completo e email válido).