Inicio » Montes Claros » Montes Claros – Outubro Rosa: Secretaria de Saúde bate recorde no agendamento de exames de mamografia

Montes Claros – Outubro Rosa: Secretaria de Saúde bate recorde no agendamento de exames de mamografia

Desde o início da Campanha Outubro Rosa, de prevenção e controle de câncer de mama, iniciada em Montes Claros no dia 3, quase mil exames de mamografia já foram agendados pela Secretaria Municipal de Saúde para serem realizados ainda neste mês.

Montes Claros - Outubro Rosa: Secretaria de Saúde bate recorde no  agendamento de exames de mamografia
Montes Claros – Outubro Rosa: Secretaria de Saúde bate recorde no agendamento de exames de mamografia

.

PUBLICIDADE

///////////////////////////

.

Número que tende a ser maior até o fim da campanha, diante da grande demanda pelos serviços médicos oferecidos. Neste ano a campanha está sendo desenvolvida de forma mais abrangente que as anteriores, descentralizada, com ações em todas as áreas de Estratégias de Saúde da Família (ESF).

“Além dos exames clínicos de mama, também está sendo feita a coleta de exames preventivos de câncer do colo uterino e prestada orientação às mulheres de 50 a 69 anos, em relação ao livre acesso que defendem para o agendamento e de acordo com a faixa etária prioritária do Ministério da Saúde”, informa Joice Quadros, coordenadora do Programa Saúde da Mulher, da Secretaria Municipal de Saúde.

Apesar de a campanha ocorrer ao longo de todo o mês de outubro, envolvendo 137 equipes da ESF (mais 13 estão sendo criadas), a secretaria municipal de Saúde definiu os dias 23 e 24 como os de maior concentração das atividades – que serão reforçadas com a participação do Programa Saúde da Mulher, Núcleo de Apoio à Saúde e da secretaria de Esportes e Juventude.

PROGRAMAÇÃO ESPECIAL

No dia 23, sexta-feira, a programação especial terá início às 18h30, na Praça dos Jatobás, com o projeto Ginástica Para Todos. Em seguida haverá o show da cantora montesclarense Bárbara Zidome, com o tema “Toda mulher tem o poder de mudar o rumo da sua própria vida”.

No dia 24, de 08 às 11 horas, as atividades serão concentradas na Praça Doutor Carlos, com agendamentos para exames de mamografia, tipagem sanguinea, glicemia capilar e aferição de pressão arterial entre outras ações.

“Acadêmicos do Serviço Social também estarão presentes, sanando dúvidas em relação a procedimentos que as mulheres devem tomar para evitar o câncer de mama e outras doenças”, acrescenta Joice Quadros.

No dia 29, às oito horas, encerrando o Outono Rosa em Montes Claros, será realizado, na Câmara de Vereadores, o Seminário da Mulher, promoção da Escola do Legislativo em parceria com a secretaria municipal de Saúde.

Ascom PMMOC

.

PUBLICIDADE

///////////////////////////

.

------------------------------------------------------------------------

Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o site do Jornal Montes Claros


------------------------------------------------------------------------

------------------------------------------------------------------------

Leia Também

De compra pela internet a mesada, veja opções de uso do cartão pré-pago internacional ZenCard MasterCard

De compra pela internet a mesada, veja opções de uso do cartão pré-pago internacional ZenCard MasterCard

Compartilhar no WhatsApp* Por: Jornal Montes Claros - 7 de dezembro de 2016.De compra pela …


Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto, e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeituosas e construtivas. O espaço abaixo é destinado para discussões, para debatermos o tema e criticar ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão, de maneira nenhuma, tolerados, e nos damos o direito de excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, calunioso, preconceituoso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem um nome completo e email válido).