Inicio » Mais Seções » Motor » Motor – Um ônibus que pode tirar até 135 carros das ruas é lançado no Brasil

Motor – Um ônibus que pode tirar até 135 carros das ruas é lançado no Brasil

Um ônibus de 28 metros de comprimento, que transporta 270 pessoas e é capaz de tirar das ruas até 135 carros com duas pessoas, ou 68 automóveis com 4 ocupantes. Este é o ônibus biarticulado F 360 HA, o mais novo veículo da Scania destinado ao uso em corredores exclusivos do sistema BRT (Bus Rapid Transit). O veículo, infelizmente, ainda é uma utopia para o Via Livre, o BRT pernambucano, mas, como a Scania está presente no sistema da Região Metropolitana do Recife com os veículos utilizados no Corredor de BRT Leste-Oeste, nem tudo está perdido. Quem sabe?


.

Além de imponente, moderno, tecnológico e confortável, o BRT biarticulado também tem um extremamente positivo nas grandes cidades, representando um incentivo ao transporte coletivo e à harmonia entre os modais de transporte, na busca de soluções para os desafios urbanos modernos e a redução de emissões.

BRT

.

PUBLICIDADE

///////////////////////////

.

O BRT vem ganhando espaço como solução viável para a mobilidade eficiente nas médias e grandes cidades. Atualmente, 27 cidades somam 61 projetos. Muitos, como no caso do Recife, têm problemas, é verdade. Mas pelo menos os BRTs estão operando.  “O biarticulado Scania é uma solução eficaz e rápida para a população, e mais econômica e rentável para o operador, no transporte de alta capacidade. Nosso modelo tem um motor de grande porte, mas de baixa rotação, caixa automática e suspensão a ar”, diz Silvio Munhoz, diretor de Vendas de Ônibus da Scania no Brasil. “Agora temos uma completa gama para o transporte urbano a partir de 12 metros. Trazemos para o biarticulado a tradicional redução de custo operacional do ônibus Scania. Cada componente foi projetado para aumentar seu desempenho e definir padrões de classe mundial para a economia de combustível, dirigibilidade, confiabilidade e disponibilidade.”

O sistema é similar ao metrô, mas com custos operacionais até 10 vezes mais baixos e tempo de implantação de apenas 18 meses. Com esse modelo de transporte urbano é possível ter segurança, qualidade, integração intermodal, rapidez e conforto. Com a elevada demanda de passageiros, cada vez mais são necessários veículos com maior capacidade.

O biarticulado Scania F 360 HA 8×2 segue os padrões de BRT do manual da Associação Nacional dos Fabricantes de Ônibus (Fabus), adotado pela grande maioria das cidades brasileiras. A norma prevê corredores exclusivos com plataformas de embarque e desembarque elevadas, o que requer veículos com piso alto, no mesmo nível da plataforma, a fim de facilitar o embarque e desembarque.

BRT1

.

PUBLICIDADE

///////////////////////////

.

TÉCNICA A FAVOR DA EFICIÊNCIA

O BRT biarticulado da Scania, de piso normal, tem motor de 360cv e desenvolve torque de 1.850Nm (o maior da categoria), já em baixas rotações, para economizar combustível. O propulsor está localizado na parte frontal do veículo e privilegia o salão de passageiros, de forma a permitir melhor acessibilidade entre os três vagões do veículo. O bloco está perfeitamente dimensionado para a capacidade de passageiros e carga. Constitui, enfim, um pacote de vantagens que eleva a produtividade para o operador.

O câmbio automático escolhido é o B 516R de seis marchas, da Allison, com retardador, de alta durabilidade, compatível com o alto torque, de fácil manutenção e baixos custos operacionais. Sua arquitetura inteligente se adequa para economizar combustível – reduzindo a carga no motor, quando o veículo estiver parado –, faz a seleção dos momentos ideais de troca de marcha e garante maiores velocidades médias e tempos menores de percurso.

O veículo tem configuração 8×2 de 43,5 t de capacidade de carga (maior do mercado), que permite levar 270 passageiros ao longo de seus 28 metros de comprimento. Além disso, o custo passageiro/km de um biarticulado pode chegar a até 40% menos que o de um articulado. Ele pode ainda substituir praticamente dois articulados.

BRT2

.

O F 360 HA 8×2 sai de fábrica com sistema de articulação seguro com monitoração, elevado nível de conforto, maior estabilidade para o veículo e segurança para os passageiros, suspensão a ar com quatro bolsões nos eixos traseiros, freios a tambor com sistema eletrônico EBS, que diminui o tempo e a distância de frenagem, ABS, controle de tração e o freio auxiliar Scania Retarder.

Ele pode utilizar cinco portas com vão livre de 1.100mm para facilitar o total acesso do passageiro e movimentação interna confortável. Nas estações de parada com menor demanda, o veículo pode utilizar as mesmas três ou quatro portas dos articulados, sem exigir nenhuma mudança nas estações para poder operar. Com sua lotação máxima de 270 passageiros, o biarticulado Scania pode levar de 20 a 25 segundos no tempo de desembarque. Vantagem que garante menos tempo perdido e maior velocidade.

.

------------------------------------------------------------------------

Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o site do Jornal Montes Claros


------------------------------------------------------------------------

------------------------------------------------------------------------

Leia Também

MG - Jovem inventa que mãe está passando mal para estuprar vizinha

MG – Jovem inventa que mãe está passando mal para estuprar vizinha

Compartilhar no WhatsApp* Por: Jornal Montes Claros - 5 de dezembro de 2016.MG – Jovem …


Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto, e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeituosas e construtivas. O espaço abaixo é destinado para discussões, para debatermos o tema e criticar ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão, de maneira nenhuma, tolerados, e nos damos o direito de excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, calunioso, preconceituoso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem um nome completo e email válido).