Inicio » Política » Suíça envia ao Brasil documentos que comprovam que conta seria de Cunha, diz TV

Suíça envia ao Brasil documentos que comprovam que conta seria de Cunha, diz TV

As contas secretas na Suíça que o presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), alega não existir foram abertas com cópia do passaporte dele, assinatura e o endereço residencial do peemedebista, de acordo com cópia da documentação exibida no “Jornal Hoje”, da TV Globo, nesta sexta (16).

Cópias do passaporte e do visto dos Estados Unidos de Eduardo Cunha foram enviadas
Cópias do passaporte e do visto dos Estados Unidos de Eduardo Cunha foram enviadas

.

PUBLICIDADE

///////////////////////////

.

Na semana passada, com base em fontes próximas ao caso, a Folha de S.Paulo revelou o uso dos documentos pessoais de Cunha e de familiares dele para a abertura das contas que deram origem à investigação contra o peemedebista por suspeita de corrupção e lavagem de dinheiro na Suíça.

Nos formulários das quatro contas atribuídas constam como endereço a rua Heitor Doyle Maia, 98, na Barra da Tijuca, no Rio -endereço residencial do peemedebista e da mulher, a jornalista Cláudia Cordeiro Cruz. Duas contas foram fechadas no ano passado, semanas após as primeiras prisões da Operação Lava Jato.

De acordo com a TV Globo, um dos cuidados que o presidente da Câmara teve para manter as contas secretas foi direcionar toda a correspondência do banco Merryl Lynch, mais tarde absorvido pelo banco Julius Baer, para um endereço nos Estados Unidos sob alegação de que o serviço de correio no Brasil não era confiável.

.

PUBLICIDADE

///////////////////////////

.

Em um dos formulários mostrados pela TV Globo, Cunha justifica a abertura de uma das contas afirmando que pretende manter negócios na Suíça.

Nesta quinta (15), o Supremo Tribunal Federal autorizou a abertura de inquérito para que a Procuradoria-Geral da República apurasse as suspeitas de corrupção e lavagem de dinheiro -que foi iniciada pela Procuradoria da Suíça e remetida ao Brasil na semana passada.

Nas contas foram bloqueados US$ 2,4 milhões (R$ 9,1 milhões, pelo câmbio de hoje). A investigação suíça já estabeleceu que uma das contas de Cunha recebeu 1,3 milhão de francos suíços do lobista ligado ao PMDB João Augusto Henriques. O dinheiro teve origem na compra de um campo de petróleo pela Petrobras no Benin, país da África Ocidental.

Do Estadão Conteúdo

.

------------------------------------------------------------------------

Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o site do Jornal Montes Claros


------------------------------------------------------------------------

------------------------------------------------------------------------

Leia Também

MG - Jovem inventa que mãe está passando mal para estuprar vizinha

MG – Jovem inventa que mãe está passando mal para estuprar vizinha

Compartilhar no WhatsApp* Por: Jornal Montes Claros - 5 de dezembro de 2016.MG – Jovem …


Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto, e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeituosas e construtivas. O espaço abaixo é destinado para discussões, para debatermos o tema e criticar ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão, de maneira nenhuma, tolerados, e nos damos o direito de excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, calunioso, preconceituoso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem um nome completo e email válido).