Inicio » Educação » Cursos » Educação – Obra de Darcy Ribeiro é tema de curso na Unimontes

Educação – Obra de Darcy Ribeiro é tema de curso na Unimontes

Iniciativa comemora aniversário de nascimento do antropólogo

Educação - Obra de Darcy Ribeiro é tema de curso na Unimontes
Educação – Obra de Darcy Ribeiro é tema de curso na Unimontes

.

PUBLICIDADE

///////////////////////////

.

A obra do escritor e antropólogo Darcy Ribeiro (nascido em Montes Claros e que faleceu em 17 de fevereiro de 1997) será tema de um evento organizado pela Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), por intermédio do Centro de Educação à Distância (CEAD), do curso de Ciências Sociais e da Cátedra Darcy Ribeiro. O curso “Pensamento Social e Fazimentos de Darcy Ribeiro” também marcará a comemoração pelos 93 anos de nascimento do escritor (26 de outubro) – que dá nome ao campus-sede da Unimontes.

O lançamento do projeto acontecerá na próxima sexta-feira (23/10), com a discussão “Pensamento Social e Fazimentos de Darcy Ribeiro”, no auditório do CEAD (prédio 7, do campus-sede), a partir das 19h30.

Haverá mesa redonda com a participação de Renarde Freire Nobre, professor de Sociologia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), do presidente da Fundação Darcy Ribeiro (Fundar), Paulo Ribeiro; e do professor e antropólogo João Batista Almeida Costa (Unimontes), juntamente com Maria Tereza Queiroz, representante de movimento social.

A discussão também poderá ser acompanhada ao vivo pelo sistema a distância – por meio do site www.ead.unimontes.br ou pelo link: https://youtu.be/yJJLA7acQyw.

VAGAS

O curso e a temática de discussão sobre a obra do escritor são voltados para professores e acadêmicos do curso de Ciências Sociais – presencial e a distância. As vagas são limitadas. Os acadêmicos do curso a distância deverão se inscrever nos seus respectivos polos. Os participantes da discussão de lançamento do curso receberão certificados de cinco horas/aula.

A coordenadora do curso de Ciências Sociais, professora Cláudia Regina Santos Almeida, ressalta que, mais do que idealizador, Darcy Ribeiro foi um realizador, um homem de muitos projetos e de “fazimentos”. “Hoje, ele está presente no mundo todo, seja por suas ideias, seus projetos ou pelo seu jeito inusitado, despretensioso ou mesmo orgulhoso de interpretar e problematizar a nossa sociedade humana mestiça na “carne e na alma”, comenta

CURSO EM TRÊS MÓDULOS

O curso “Pensamento Social e Fazimentos de Darcy Ribeiro” será dividido em três módulos, com o total de 60 horas/aula distribuídas em atividades presenciais e a distância. Os temas abordados serão objeto de discussão, pesquisa e produção de novos conhecimentos.

No primeiro módulo será discutido o tema: “A visão do Cientista Social”. O objetivo é abordar os aspectos gerais da obra de Darcy Ribeiro e sua contribuição para a compreensão dos fenômenos socioculturais contemporâneos.

.

PUBLICIDADE

///////////////////////////

.

O segundo módulo terá como tema “Fazimentos”. A proposta é analisar e compreender algumas das multiplicidades presentes nos escritos, biografia e militância de Darcy Ribeiro, a partir da leitura e reflexão de aspectos da sua personalidade: indigenista, escritor, educador, poeta, agitador cultural e político.

O tema do terceiro módulo será “Pensamento Social”. O objetivo é perceber, a partir da leitura da publicação selecionada de Darcy Ribeiro, o contexto, as semelhanças e diferenças, as possibilidades e limitações tanto com relação a sua produção teórica como da sua trajetória e biografia.

SERVIÇO

Curso “Pensamento Social e Fazimentos de Darcy Ribeiro”

Promoção: Cead/Curso de Ciências Sociais/Unimontes

Inscrições

Telefone (38) 3229-8330/8340

e-mail: [email protected]

.

------------------------------------------------------------------------

Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o site do Jornal Montes Claros


------------------------------------------------------------------------

------------------------------------------------------------------------

Leia Também

MG - Um a cada cinco jovens mineiros é "nem-nem", que nem trabalha nem estuda

MG – Um a cada cinco jovens mineiros é “nem-nem”, que nem trabalha nem estuda

Compartilhar no WhatsApp* Por: Jornal Montes Claros - 2 de dezembro de 2016. MG – …


Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto, e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeituosas e construtivas. O espaço abaixo é destinado para discussões, para debatermos o tema e criticar ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão, de maneira nenhuma, tolerados, e nos damos o direito de excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, calunioso, preconceituoso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem um nome completo e email válido).