Inicio » Montes Claros » Montes Claros – “Outubro Rosa”: Hospital Universitário tem um dia especial com terapia da beleza e agendamento de exames

Montes Claros – “Outubro Rosa”: Hospital Universitário tem um dia especial com terapia da beleza e agendamento de exames

O trabalho de prevenção e conscientização sobre a importância do exame periódico da mama foi reforçado nessa terça-feira (20/10), numa ação especial do Grupo de Trabalho e Humanização e de técnicos do setor de Radiologia do Hospital Universitário Clemente de Faria (HUCF), vinculado à Unimontes.

Montes Claros - “Outubro Rosa”: Hospital Universitário tem um dia especial com terapia da beleza e agendamento de exames
Montes Claros – “Outubro Rosa”: Hospital Universitário tem um dia especial com terapia da beleza e agendamento de exames

.

PUBLICIDADE

///////////////////////////

.

A mobilização envolveu pacientes, acompanhantes e servidores com ações da chamada “terapia da beleza” e de agendamento de exames de mamografia. A instrutora de beleza Maria de Fátima Pereira, que faz parte da equipe do Circulo Operário de Trabalhadores Cristãos de Montes Claros, esteve acompanhada pelos alunos do curso de cabeleireiro para o atendimento do público interno.

O câncer de mama é o tipo mais comum entre as mulheres do mundo e com o maior caso de óbitos no Brasil. O público-alvo para realização dos exames é formado por mulheres entre 50 e 69 anos. “A mamografia é um exame radiológico para avaliação das mamas e que pode identificar lesões como nódulos ou calcificações”, explica Milton Cruz Junior, coordenador do setor de Radiologia do HUCF.

No âmbito da campanha do Outubro Rosa, os exames de mamografia devem ser feitos até o final de outubro. Neste sábado, por exemplo, de 8h às 12 horas, o Hospital Universitário será uma das instituições parceiras do Dia D de Mobilização, com ação coletiva na Praça Doutor Carlos Versiani, centro de Montes Claros.

“Na ocasião serão ofertados exames, agendamentos e orientações às mulheres”, acrescenta a auxiliar administrativa Clarice Menezes. A marcação dos exames deve ser feita pelo telefone (38) 3224-8331, mas atenção, “somente para mulheres de 50 a 69 anos”.

AUTOESTIMA

A tenda de artes do pátio do HUCF foi transformada num grande salão de beleza. Quem explica é a própria instrutora. “Fizemos escovas, cortes especiais e alisamentos. Posso dizer que foi uma terapia tanto para o público como para os cabeleireiros. Servir é gratificante e engrandece nosso trabalho. É uma ação humanitária que muda a realidade de várias pessoas e sempre que somos convidados estamos à disposição para contribuir na melhoria da qualidade de vida do próximo”, concluiu Maria de Fátima.

Técnica de Enfermagem do HUCF, Maria do Socorro Siqueira

PUBLICIDADE

///////////////////////////

.

Técnica de Enfermagem do HUCF, Maria do Socorro Siqueira fez um relato de experiência durante a ação. Há 9 anos, após uma mamografia, ela foi diagnosticada com o câncer de mama. Curada, tornou-se uma porta-voz de campanhas como esta. “A minha disposição é chamar a atenção das mulheres para a importância do exame”, disse. Na ação desta terça-feira, a enfermeira trocou o jaleco branco e instrumentos de clínica e assumiu os pincéis, batons e sombras como voluntária nas sessões de maquiagem. “Ao mesmo em que falo da importância deixo-as mais bonitas. A maquiagem deixa tudo mais bonito e as meninas ficam mais alegres”, descreve.

Sílvia Silva, de 39 anos, está há 30 dias no HUCF como paciente e ficou bastante animada com a intervenção das cabeleireiras e maquiadoras. “Estou me sentindo mais arrumada; mais leve. Tratar depressão com toques na beleza é muito bom. Estou até mais a vontade”, descreve.

Terapia da Beleza 2

.

Já Paloma Andrade está há 25 dias na unidade e acredita que “tratar a autoestima é tratar de um todo. A maquiagem e o cabelo arrumado trazem alegria para quem passa por um momento de dor e angústia. Hoje foi um dia de alegria em forma de beleza, que transformou e animou a todos aqui no Hospital”, afirmou.

Adilson Cardoso integra o Grupo de Humanização do HUCF e acredita que ações terapêuticas como esta ajudam na sensibilização das mulheres para a importância da prevenção do câncer. “No Outubro Rosa, nos dedicamos também a elevar autoestima das mulheres. Nosso objetivo é mostrar que o cuidado com a beleza pode ser uma importante aliado no combate ao câncer”.

.

------------------------------------------------------------------------

Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o site do Jornal Montes Claros


------------------------------------------------------------------------

------------------------------------------------------------------------

Leia Também

Hesiodo José

Coluna do Hesiodo José – Fragmentos Diários (aumento e também invento)

Compartilhar no WhatsApp* Por: Jornal Montes Claros - 5 de dezembro de 2016.Coluna do Hesiodo …


Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto, e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeituosas e construtivas. O espaço abaixo é destinado para discussões, para debatermos o tema e criticar ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão, de maneira nenhuma, tolerados, e nos damos o direito de excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, calunioso, preconceituoso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem um nome completo e email válido).