Inicio » Norte de Minas » Norte de Minas – Emater inaugura projeto para recuperação de nascentes no Norte de Minas

Norte de Minas – Emater inaugura projeto para recuperação de nascentes no Norte de Minas

‘Produzindo Água no Semiárido’ tem primeiras ações no município de Japonvar. Programa será levado a 30 municípios da região. 

Cabeceira do rio Mangair, no município de Japonvar, no Norte de Minas Gerais, onde já se iniciou o processo de revitalização
Cabeceira do rio Mangair, no município de Japonvar, no Norte de Minas Gerais, onde já se iniciou o processo de revitalização

.

PUBLICIDADE

///////////////////////////

.

Preservar e recuperar as nascentes e construir bacias para captação de água de chuva no Norte de Minas através do plantio de mudas de árvores nativas. Este é o objetivo do programa ‘Produzindo Água no Semiárido’ para os próximos três anos.

O programa foi lançado oficialmente na sexta-feira (16/10), no município de Japonvar. Foi idealizado pela Emater-MG e desenvolvido em parceria com a Prefeitura Municipal de Japonvar e com o apoio de produtores rurais locais.

Desde 2013, produtores rurais de Japonvar sofrem com a seca do reservatório do Rio Mangair. Os 20 mananciais que abastecem o município secaram e cerca de 80% das lavouras foram perdidas durante este período.

Para tentar reduzir os impactos, a Emater-MG deu início ao ‘Produzindo Água no Semiárido’, que envolve um conjunto de ações para recuperação das nascentes e o enriquecimento do lençol freático.

O projeto está sendo desenvolvido a longo prazo serve também como forma de conscientizar sobre a necessidade de preservar as nascentes para garantir mais água no futuro.

Até hoje já foram construídas 70 barraginhas nos municípios do Norte de Minas. O objetivo inicial, após o lançamento do projeto, segundo o coordenador técnico da Emater-MG, Carlos Alberto Xavier, é construir 500 barraginhas e, quando chegar a este número, os envolvidos no projeto vão realizar um dia especial ambiental para avaliar resultados e o andamento do programa.

De acordo com Xavier, o papel da Emater-MG é operacionalizar a assistência técnica a práticas regenerativas e extensão rural. Neste sentido, são estabelecidas ações educativas, com metodologia especial, que incentivam a mudança de comportamento da população rural em relação ao meio ambiente.

“Nós da Emater-MG protagonizamos diversas reuniões nas comunidades para o envolvimento da população em torno do problema, tendo como expoente maior o secamento do rio nunca antes visto”, explica o coordenador técnico da Emater-MG, com relação às ações em Japonvar.

O trabalho de revitalização ambiental no município teve início em 2003, quando a Agência Nacional de Águas (ANA) financiou elaboração de projetos de sub-bacias hidrográficas.

Em 2008, o Governo Federal, via Codevasf, firmou convênio com o Estado de Minas Gerais, por meio da Emater e Ruralminas, liberando um repasse financeiro para implantar práticas conservacionistas em cerca de 200 municípios ao longo na bacia do rio São Francisco.

Revitalização e conscientização ambiental

Hoje as ações do projeto são conjuntas. “A prefeitura fornece as máquinas utilizadas na recuperação e nos plantios. Os produtores rurais ajudam no custeio, como nos custos com óleo dos tratores e outros gastos. Já a Emater-MG fornece assistência técnica adequada, acompanha as intervenções e é responsável pela mobilização de produtores”, afirma Xavier.

.

VIATOTAL

ViaTotal

///////////////////////////

.

A expectativa é expandir o ‘Produzindo Água no Semiárido’ para todos os municípios da região. Para o projeto ser executados com as prefeituras locais é necessário a criação e tramitação de projetos de lei nas câmaras municipais, o que aconteceu inicialmente em Japonvar.

Ainda segundo Xavier, há um diálogo permanente envolvendo prefeitura, Câmara de Vereadores e o CMDR para escolha de uma sub-bacia a ser revitalizada. “A mais recente escolha foi a cabeceira do Rio Mangai devido à sua importância na região e ao alto grau de degradação já submetido”, explica.

.

------------------------------------------------------------------------

Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o site do Jornal Montes Claros


------------------------------------------------------------------------

------------------------------------------------------------------------

Leia Também

VLI abre vagas para programa Jovem Aprendiz em Montes Claros

VLI abre vagas para programa Jovem Aprendiz em Montes Claros

Compartilhar no WhatsApp* Por: Jornal Montes Claros - 8 de dezembro de 2016.VLI abre vagas …


Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto, e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeituosas e construtivas. O espaço abaixo é destinado para discussões, para debatermos o tema e criticar ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão, de maneira nenhuma, tolerados, e nos damos o direito de excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, calunioso, preconceituoso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem um nome completo e email válido).