Inicio » Educação » Enem 2016 » Enem 2015 – O Exame Nacional do Ensino Médio teve a menor abstenção desde 2009, diz ministro da Educação

Enem 2015 – O Exame Nacional do Ensino Médio teve a menor abstenção desde 2009, diz ministro da Educação

A abstenção do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2015 foi a menor registrada desde 2009, ano em que passou a ser utilizado como mecanismo de seleção para o ingresso no ensino superior.

Ministro da Educação, Aloizio Mercadante, fez balanço do Enem 2015, neste domingo
Ministro da Educação, Aloizio Mercadante, fez balanço do Enem 2015, neste domingo.

.

PUBLICIDADE

///////////////////////////

.

Este ano, o percentual de faltosos foi 25,5% em um universo de 7,7 milhões de inscritos.

Em 2009, este número foi de 37,7% entre 4,1 milhões.  Os dados foram repassados em coletiva de imprensa do ministro da Educação, Aloizio Mercadante, sobre o balanço do Enem 2015, neste domingo (25). O ministro garantiu que a nota do exame sai até janeiro de 2015.

Aloizio Mercadante disse que espera que o número de abstenção continue a baixar, após a decisão de que alunos que obtiveram o benefício este ano e não justificaram falta não poderão solicitar mais no ano que vem. Isto faz, inclusive, com que o MEC economize recursos, segundo Mercadante.

“Ainda é cedo para uma análise conclusiva, mas acredito que a o fim da isenção para quem faltar a prova e a motivação para passar no ensino superior levam os estudantes a faltar menos”, avaliou.

.

VIATOTAL

ViaTotal

///////////////////////////

.

O gabarito das provas objetivas deve ser divulgado até quarta-feira (28). O ministro comentou o tema da redação do Enem – A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira. “Nos parece uma reflexão bastante interessante e estimulante para o Brasil, para nossa cultura, para os estudantes”, afirmou. O espelho das redações sairá após a divulgação das notas.

O total de eliminados este ano foi de 743 candidatos, sendo 677 por uso de equipamentos inadequados e 63 no detector de metal. No primeiro dia de provas, apenas uma estudante foi eliminada por postar fotos nas redes sociais. Hoje, este número foi de dois alunos. O número de eliminados também caiu em relação aos anos anteriores, segundo o ministro. Em 2014 e 2013, cerca de 1,5 mil foram eliminados.

Em 2015, houve um total de nove ocorrências médicas no Enem. Uma delas foi uma estudante que entrou em trabalho de parto; o ministro não precisou onde isto ocorreu.

Este ano, houve interrupção temporária de energia em 23 locais de prova. O segundo dia de provas do Enem precisou ser cancelado na escola em regime de convênio Nossa Senhora do Rosário, na cidade de Marituba, no Pará, pois não houve possibilidade de contorno da situação.

Em Taió e Rio do Sul, em Santa Catarina, as provas foram canceladas nos dois dias, por causa das chuvas. Tanto os alunos do Pará como os de Santa Catarina farão novas provas, nos dias 1 e 2 de dezembro. Ao todo, 5.203 candidatos foram atingidos.

.

------------------------------------------------------------------------

Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o site do Jornal Montes Claros


------------------------------------------------------------------------

------------------------------------------------------------------------

Leia Também

Cultura Moc - Festa Nacional do Pequi começa na próxima semana

Cultura Moc – Festa Nacional do Pequi começa na próxima semana

Compartilhar no WhatsApp* Por: Jornal Montes Claros - 10 de dezembro de 2016.Cultura Moc – …


Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto, e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeituosas e construtivas. O espaço abaixo é destinado para discussões, para debatermos o tema e criticar ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão, de maneira nenhuma, tolerados, e nos damos o direito de excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, calunioso, preconceituoso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem um nome completo e email válido).