Inicio » Internacional » Europa » Europa – Papa Francisco deseja ‘nova história’ para os ciganos

Europa – Papa Francisco deseja ‘nova história’ para os ciganos

O Papa argentino também destacou a importância da educação.

"Conheço as dificuldades de seu povo, posse ver as condições precárias nas quais muitos de vocês vivem", disse ele
“Conheço as dificuldades de seu povo, posse ver as condições precárias nas quais muitos de vocês vivem”, disse ele

.

PUBLICIDADE

///////////////////////////

.

O papa Francisco recebeu nesta segunda-feira mais de 5.000 ciganos que estavam em peregrinação a Roma e desejou o início de “uma nova história” sem prejuízos à sua comunidade.

“Eu gostaria que houvesse o início de uma nova história para o seu povo! Que essa página fosse virada! É hora de erradicar os preconceitos seculares, as desconfianças recíprocas que são a base da discriminação, racismo e xenofobia”, disse Francisco.

“Conheço as dificuldades de seu povo, posse ver as condições precárias nas quais muitos de vocês vivem”, disse ele, referindo-se a suas visitas nos arredores de Roma.

Com este encontro, o primeiro entre o pontífice e ciganos peregrinos de todo o mundo, o Vaticano celebra o 50º aniversário da primeira visita de um Papa, Paulo VI, a um acampamento de ciganos em Pomezia, ao sul de Roma.

.

VIATOTAL

ViaTotal

///////////////////////////

.

O evento ocorreu no grande salão Paulo VI, com canções, danças e testemunhos.

“Nós não queremos assistir as tragédias familiares onde as crianças morrem de fome ou em chamas”, insistiu o Papa, pedindo também aos ciganos para que se esforcem para se “integrar”.

“Em meio a tanto individualismo, também é dever de vocês trabalhar para construir periferias mais humanas. Podemos fazer isso sendo bons cristãos, evitando qualquer coisa que não é digna de tal nome: mentir, enganar, brigar”, disse ele.

O Papa argentino também destacou a importância da educação. “Seus filhos têm o direito de ir à escola, não os impeçam! É dever dos adultos garantir que as crianças vão para a escola!”, afirmou, solicitando aos Estados que “garantam vias de formação adequadas para os jovens ciganos”.

Da AFP

.

------------------------------------------------------------------------

Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o site do Jornal Montes Claros


------------------------------------------------------------------------

------------------------------------------------------------------------

Leia Também

Cultura Moc - Festa Nacional do Pequi começa na próxima semana

Cultura Moc – Festa Nacional do Pequi começa na próxima semana

Compartilhar no WhatsApp* Por: Jornal Montes Claros - 10 de dezembro de 2016.Cultura Moc – …


Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto, e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeituosas e construtivas. O espaço abaixo é destinado para discussões, para debatermos o tema e criticar ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão, de maneira nenhuma, tolerados, e nos damos o direito de excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, calunioso, preconceituoso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem um nome completo e email válido).