Inicio » Montes Claros » Montes Claros – Polícia Civil combate crimes de furto na zona rural de Montes Claros

Montes Claros – Polícia Civil combate crimes de furto na zona rural de Montes Claros

Através da análise e ocorrências e de contato com as vítimas, verificou-se que, a partir de maio de 2015, houve um incremento nos crime de furto ocorridos na parte da Zona Rural de Montes Claros que compõe a área desta AISP, tanto no volume de ocorrências, que aumentou consideravelmente, quando na quantidade e valor econômico dos bens subtraídos.

Montes Claros - Polícia Civil combate crimes de furto na zona rural de Montes Claros
Montes Claros – Polícia Civil combate crimes de furto na zona rural de Montes Claros

.

VIATOTAL

ViaTotal

///////////////////////////

.

Constatou-se que os eventos vinham sendo praticados de forma semelhante e em locais próximos e com a utilização dos mesmos veículos, levando-nos a crer que uma quadrilha especializada nesta modalidade criminosa vinha atuando nesta região, aproveitando-se da ausência dos moradores nas propriedades rurais.

Analisando algumas ocorrências, constatou-se que, nos eventos noticiados, após arrombamento, foram subtraídos objetos de considerável valor econômico, como fogão, geladeira, trator de mão, aparelhos de DVD e botijões de gás, dentre outros. Consta que os autores estariam utilizando um veículo sedã, cor prata, com um amassamento na parte frontal.

No dia 03 de junho de 2015, ao tentarem arrombar uma residência na localidade de Ponta do Morro, utilizando modus operandi semelhante aos demais casos, a ação dos infratores foi gravada por circuito interno de segurança. Analisando as imagens, foi possível identificar WESLEY VINICÍUS SOARES DE SOUZA, vulgo GRAMPÃO, e DOUGLAS RODRIGUES MACHADO, ambos com registros policiais.

Após levantamentos, foi possível constatar que os bens subtraídos estariam sendo receptados pelos irmãos EDVAN e WARLEY. Posteriormente identificados como ELISDIVAN RUAS FERREIRA, vulgo LINGUICINHA, e EMERSON RUAS FONSECA, vulgo WARLEY.

No presente procedimento, já foram ouvidas as vítimas, que inclusive, reconheceu WESLEY VINÍCIUS SOARES DE SOUZA como um dos autores de um dos furtos praticados em seu desfavor, e NIVALDO DE BRITO SALES. Algumas das pessoas mencionadas nos autos foram vítimas de furto duas ou três vezes.

Durante as investigações, foram identificados os veículos utilizados nos crimes, quais sejam, um VW CORSA SUPER, cor prata, placa JPC-1355; um VW VOYAGE, cor prata, placa HHY-7821; um FORD FIESTA, cor preta, placa DKP-7247; uma PICK UP STRADA, cor vermelha e uma motocicleta HONDA BROZ, cor vermelha.

Apurou-se que os referidos veículos pertencem ou pertenceram aos investigados ou a pessoas ligadas a eles.

 A testemunha CARLOS AFONSO SILVA disse que trabalha com compra e venda de veículos e vendeu o veículo VOYAGE 2009, placa HHY-7821, para DOUGLAS RODRIGUES MACHADO. Ocorre que, por ter ficado desempregado, ele não conseguiu quitar a compra e acabou tento de renegociá-lo com o depoente. Conforme declarou, nessa ocasião, DOUGLAS, acompanhado de “GRAMPO”, identificado como WESLEY VINICIUS SOARES DE SOUZA, ofereceu a ele uma geladeira duplex e um trator de mãos, porém o depoente não aceitou a proposta e preferiu trocar o VOYAGE, placa HHY-7821, pelo veículo FIESTA, cor preta, placa DKP-7247.

Montes Claros - Polícia Civil combate crimes de furto na zona rural de Montes Claros
Montes Claros – Polícia Civil combate crimes de furto na zona rural de Montes Claros

.

PUBLICIDADE

///////////////////////////

.

Após investigações, verificou-se que a referida geladeira e o trator manual foram furtados de uma Chácara localizada na região da Lagoinha, conforme REDS 2015-011767178-001, e estão na residência de FANNY CECÍLIA RAMOS DOS SANTOS, namorada de WESLEY.

Conforme cópia de procedimento acostada ao inquérito policial, no dia 16 de setembro de 2015, quando trafegavam pela Zona Rural de Coração de Jesus, onde teriam praticado novos furtos, os investigados DOUGLAS RODRIGUES MACHADO e WESLEY VINICIUS SOARES DE SOUZA foram presos na condução do veículo FORD FIESTA, cor preta, placa DKP- 7247, mencionado pela testemunha.

Nessa ocasião, policiais militares encontraram no interior do veículo chave de fenda, canivete, uma turquesa, uma lanterna e fita adesiva, objetos utilizados nas práticas criminosas.

Como consta dos autos, os indivíduos investigados, bem como os veículos utilizados por eles, foram reconhecidos por algumas vítimas e testemunhas. Dois deles, DOUGLAS e WESLEY, aparecem nas filmagens já mencionadas.

Os prontuários dos investigados possuem registros anteriores.

DA OPERAÇÃO

No dia 29 de outubro de 2015, a 3ª Delegacia de Polícia Civil de Montes Claros deflagrou “Operação de combate a furtos na Zona Rural de Montes Claros”.

Foram cumpridos 10 mandados de busca e apreensão, com o objetivo obter novas provas, identificar possíveis receptadores dos produtos dos furtos e recuperar coisas subtraídas.

Durante as buscas, foram apreendidos uma pistola de ar comprimido, televisão, motosserra, máquina lavadora de alta pressão, makita, motoesmeril, furadeira, sela, carregador de bateria automotiva, dentre outros, todos de procedência suspeita, que podem ser produtos de furtos e roubos.

WESLEY VINICÍUS SOARES DE SOUZA e DOUGLAS RODRIGUES MACHADO, suspeitos de serem os autores de vários dos furtos em apuração, não foram encontrados, pois estão foragidos.

Da Ascom da PC

.

------------------------------------------------------------------------

Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o site do Jornal Montes Claros


------------------------------------------------------------------------

------------------------------------------------------------------------

Leia Também

MG - Mortes por afogamento crescem 14% em Minas Gerais

MG – Mortes por afogamento crescem 14% em Minas Gerais

Compartilhar no WhatsApp* Por: Jornal Montes Claros - 8 de dezembro de 2016.MG – Mortes …


Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto, e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeituosas e construtivas. O espaço abaixo é destinado para discussões, para debatermos o tema e criticar ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão, de maneira nenhuma, tolerados, e nos damos o direito de excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, calunioso, preconceituoso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem um nome completo e email válido).