Inicio » Internacional » Europa » Europa – Conselheiro diz que Papa Francisco está ‘determinado’ a reformar Igreja

Europa – Conselheiro diz que Papa Francisco está ‘determinado’ a reformar Igreja

Decisão foi tomada após o vazamento de documentos que revelam deslizes financeiros no Vaticano.

 Europa - Conselheiro diz que Papa Francisco está 'determinado' a reformar Igreja

Europa – Conselheiro diz que Papa Francisco está ‘determinado’ a reformar Igreja

.

PUBLICIDADE

///////////////////////////

.

O papa Francisco está “determinado” a avançar com as reformas na Cúria romana após o vazamento de documentos que revelam deslizes financeiros no Vaticano, assegurou nesta quarta-feira (4) o número três da Santa Sé, o arcebispo Angelo Becciu.

Após as novas revelações, referindo-se particularmente aos desfalques de fundos destinados aos pobres ou doentes para financiar o estilo de vida luxuoso de alguns cardeais, o substituto na secretaria de Estado revelou em seu Twitter as palavras de Jorge Bergoglio: “Sigamos em frente com confiança e determinação”.

Pouco antes, aqueles que se encontraram com o Papa nos últimos dias o consideraram “muito amargo”, mas também “perplexo e irritado”, segundo comentários divulgados pela imprensa italiana.

.

PUBLICIDADE

///////////////////////////

.

O secretário-geral da Conferência Episcopal Italiana, Dom Nunzio Galantino, comentou sobre o caso no canal TV2000. “Eu me coloco em seu lugar. Todo o filho da Igreja, diante de tais ataques concêntricos, não pode ficar indiferente”.

“Alguém certamente tem medo do processo de renovação que o Papa está travando”, considerou Dom Galantino, próximo do papa Francisco.

“Eu acredito que algumas pessoas têm medo de uma Igreja que está começando a ser inatacável em certos pontos, que começa a ser também credível aos olhos dos não-crentes, e isso faz com que alguns percam a razão”, acrescentou.

Dom Galantino denunciou o padre Lucio Anjo Vallejo Balda e a assessora Francesca Chaouqui, suspeitos de roubar documentos confidenciais, e os dois jornalistas italianos autores dos livros que trarão revelações sobre o Vaticano, Emiliano Fittipaldi e Gianluigi Nuzzi.

“Estas quatro pessoas, se realmente disserem que estavam agindo para o bem do Papa, só disseram besteiras”.

“Elas sabem que estão mentindo, porque não ajudamos alguém esfaqueando-a por trás ou roubando conversas privadas, e criando problemas à Igreja”, insistiu.

Os dois livros, “Avarice” de Fittipaldi e “Via Crucis” de Nuzzi, estarão nas livrarias já na quinta-feira.

De acordo com a imprensa italiana, os livros revelam sobretudo a forte oposição interna às reformas financeiras do papa Francisco.

Neles se denunciam as irregularidades atávicas que por décadas foram cometidas com as finanças do Vaticano, como o desvio de 400 milhões de euros do “Óbolo de São Pedro”, com doações provenientes de todo o mundo, para a Cúria Romana, ou seja, a gestão da máquina.

Os livros citam e-mails, atas de reuniões, conversas privadas gravadas e notas que demonstram o excesso de burocracia, a má gestão, o desperdício, e fastos milionários com aluguéis.

As revelações surgem após a prisão neste fim de semana de Vallejo Balda e de Chaouqui. A última foi interrogada e posteriormente liberada.

DA AFP

.

------------------------------------------------------------------------

Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o site do Jornal Montes Claros


------------------------------------------------------------------------

------------------------------------------------------------------------

Leia Também

Temer sanciona com veto lei que repassa custos do Fies com bancos para faculdades

Temer sanciona com veto lei que repassa custos do Fies com bancos para faculdades

Compartilhar no WhatsApp* Por: Jornal Montes Claros - 2 de dezembro de 2016. Temer sanciona …


Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto, e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeituosas e construtivas. O espaço abaixo é destinado para discussões, para debatermos o tema e criticar ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão, de maneira nenhuma, tolerados, e nos damos o direito de excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, calunioso, preconceituoso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem um nome completo e email válido).