Inicio » Últimas » Saúde – Prisão de ventre dá mau hálito

Saúde – Prisão de ventre dá mau hálito

Medidas simples como aumento no consumo de fibras e no consumo de água podem melhorar o hábito intestinal de quem sofre com o problema.

Para uma halitose momentânea, existem alguns truques que podem ser utilizados para disfarçar o cheiro ruim da boca
Para uma halitose momentânea, existem alguns truques que podem ser utilizados para disfarçar o cheiro ruim da boca

.

Segundo Marcos Moura, da Associação Brasileira de Halitose, há estudos que indicam que fezes acumuladas por um longo período no intestino exalam componentes malcheirosos que acabam sendo absorvidos pela corrente sanguínea. Esses compostos por sua vez são liberados na respiração, pelos pulmões, o que causa uma alteração no hálito, que é classificado como hálito fecal.

Algumas pessoas têm maior tendência a ter constipação intestinal (prisão de ventre), como mulheres, grávidas, idosos e portadores de doenças crônicas. “No geral, esses pacientes têm histórico de baixo consumo de fibras, baixo consumo de água e pouco exercício físico, mas mesmo uma pessoa que tenha uma alimentação correta pode desenvolver o problema”, diz a gastroenterologista Maíra Marzinotto, do Centro de Gastroenterologia do Hospital 9 de Julho.

Medidas simples como aumento no consumo de fibras e no consumo de água podem melhorar o hábito intestinal de pessoas que sofrem com o problema e, ao mesmo tempo, melhoram a halitose de forma geral. A prática de exercícios físicos regulares (exercícios aeróbicos, ao menos três vezes na semana) também ajuda. “Porém, algumas pessoas podem necessitar de aconselhamento nutricional e de medicações. Para isso, é preciso consultar um médico gastroenterologista”, afirma a médica.

O tratamento envolve mudanças nos hábitos de vida e medicamentos, como os laxantes, mas como há diversas opções no mercado, é importante consultar um médico. “Em todos os casos, se a prisão de ventre se associar a emagrecimento ou sangramento do tubo digestivo, o médico deve ser sempre procurado para uma melhor investigação do quadro e uma terapêutica mais específica” recomenda Maíra.

------------------------------------------------------------------------

Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o site do Jornal Montes Claros


------------------------------------------------------------------------

------------------------------------------------------------------------

Leia Também

Eduardo Arauju e Kely Ramos Foto: Guto Campos

Moda – A simpatia de Montes Claros que conquistou o Brasil

Compartilhar no WhatsApp* Por: Jornal Montes Claros - 2 de dezembro de 2016.Moda – A …


Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto, e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeituosas e construtivas. O espaço abaixo é destinado para discussões, para debatermos o tema e criticar ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão, de maneira nenhuma, tolerados, e nos damos o direito de excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, calunioso, preconceituoso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem um nome completo e email válido).