Inicio » Montes Claros » Montes Claros – Congresso Internacional “Vidas Áridas ” é oficialmente aberto

Montes Claros – Congresso Internacional “Vidas Áridas ” é oficialmente aberto

Foi oficialmente aberto na noite desta quarta-feira, durante cerimônia no centro de convenções do Parque de Exposições João Alencar Athayde, o II Congresso Internacional Vidas Áridas.

Montes Claros - Congresso Internacional "Vidas Áridas " é oficialmente aberto
Montes Claros – Congresso Internacional “Vidas Áridas ” é oficialmente aberto

.

PUBLICIDADE

///////////////////////////

.

O evento, que prossegue na tarde de hoje até o dia sete de novembro, vai reunir aproximadamente 800 congressistas de diversas partes do país; todos com o objetivo de construir mais estudo e entendimento a respeito dos recursos hídricos e a preservação do meio ambiente.

Durante a cerimônia de abertura do congresso estiveram presentes autoridades municipais e estaduais, bem como parceiros diversos que ajudam na condução do evento acadêmico. Antes das falas oficiais, o grupo folclórico Zabelê realizou duas apresentações, com músicas e danças criadas através de pesquisas das tradições culturais do Norte de Minas.

O jornalista Geraldo Humberto, um dos criadores do projeto Vidas Áridas, foi o primeiro a ter a fala, exibindo um documentário feito ao longo da expedição realizada no ano passado, que levou o nome de ‘Vidas Áridas pelo Velho Chico’. “O que nos move é tentar fazer algo diferente, para ajudar. Há quatro anos lançamos o projeto e no ano passado fizemos a expedição. O que vimos foi assustador. Esta é a nossa seca e temos de fazer algo a respeito”, destacou.

.

VIATOTAL

ViaTotal

///////////////////////////

.

Para o presidente do Cimvales (Consórcio Intermunicipal Norte Mineiro de Desenvolvimento Regional dos Vales do Carinhanha, Cochá, Peruaçu, Japoré e São Francisco), José Reis Nogueira – também prefeito de Bonito de Minas – o congresso é importante para a troca de informações e experiências de projetos que podem transformar a triste realidade hídrica da região. O consórcio que ele preside é responsável pela execução do projeto ‘Cisternas’. “Iniciamos em 2014 e conseguimos atender mais de 1.300 famílias. A ideia é captar a água da chuva, através de barragens subterrâneas, reservatórios, etc. Esperamos durante o congresso construir e adquirir mais conhecimento sobre alternativas de combate a seca”, comenta.

Projeção

Presentes na mesa de honra que foi formada, as autoridades, políticas e ligadas às diversas instituições de gestão ambiental e hídrica, destacaram a importância do Vidas Áridas, como o início de um processo que tem ajudado na mobilização social com relação à seca. “As ações do Vidas Áridas chegaram para todos os cantos. Ajudou a fazer muitas pessoas terem mais consciência e zelo pelo meio ambiente. Reunir estas ideias no congresso só vai somar e faremos de tudo para ajudar com projetos e investimentos”, afirmou o secretário da Secretaria de Estado de Desenvolvimento e Integração do Norte e Nordeste de Minas Gerais (Sedinor), Paulo Guedes.

O presidente da Sociedade Rural, Osmani Barbosa Neto, destacou a importância da discussão, inclusive para o produtor rural. Ele sugeriu a criação de programas e pesquisas hídricas. “Precisamos levantar o potencial de uso e preservação da água. Como objetivo de preservar os recursos hídricos, solicitamos a implantação do programa regional ‘Fazendeiro produtor de água’”.

Congresso

Para quem ainda não se inscreveu e deseja debater sobre a “Gestão Hídrica e Sustentabilidade”, tema deste ano do congresso, ainda é possível participar. Basta fazer a inscrição pelo site do congresso: www.congressovidasaridas.com.br. Os participantes terão direito a um certificado de 40 horas. Durante três dias serão debatidas, em 30 câmaras temáticas, a gestão, pesquisa, extração e consumo dos recursos hídricos, palestras, apresentação de trabalhos acadêmicos, exposição fotográfica do movimento Vidas Áridas, entre outros.

Por Ricardo Guimarães e Wesley Gonçalves

.

------------------------------------------------------------------------

Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o site do Jornal Montes Claros


------------------------------------------------------------------------

------------------------------------------------------------------------

Leia Também

Norte de Minas - Mirabela recebe encontro de carros antigos neste domingo

Norte de Minas – Mirabela recebe encontro de carros antigos neste domingo

Compartilhar no WhatsApp* Por: Jornal Montes Claros - 10 de dezembro de 2016.Norte de Minas …


Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto, e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeituosas e construtivas. O espaço abaixo é destinado para discussões, para debatermos o tema e criticar ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão, de maneira nenhuma, tolerados, e nos damos o direito de excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, calunioso, preconceituoso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem um nome completo e email válido).