Inicio » Educação » Cursos » Educação – IFNMG abre inscrições de seleção para cursos técnicos e superiores gratuitos em onze cidades

Educação – IFNMG abre inscrições de seleção para cursos técnicos e superiores gratuitos em onze cidades

São 1.993 vagas distribuídas entre as cidades de Almenara, Araçuaí, Arinos, Diamantina, Janaúba, Januária, Montes Claros, Pirapora, Porteirinha, Salinas e Teófilo Otoni.

Educação - IFNMG abre inscrições de seleção para cursos técnicos e superiores gratuitos em onze cidades
Educação – IFNMG abre inscrições de seleção para cursos técnicos e superiores gratuitos em onze cidades

.

PUBLICIDADE

///////////////////////////

.

Abertas inscrições para Processo Seletivo e Vestibular com novos cursos

Nove cursos inéditos no IFNMG – seis técnicos e três superiores – são as novidades do 1º Processo Seletivo e Vestibular 2016, que oferecem um total de 1.993 vagas para ingresso no primeiro semestre do próximo ano, em onze cidades, para cursos presenciais inteiramente gratuitos. As inscrições iniciaram hoje, dia 5, e seguem até 20 de dezembro, somente por meio deste portal eletrônico.

Os candidatos do Processo Seletivo deverão pagar taxa de inscrição no valor de R$ 15,00 e os do Vestibular, de R$ 35,00. Pessoas oriundas de famílias de baixa renda, de escolas da rede pública ou bolsistas integrais em escolas da rede privada poderão pleitear a isenção da taxa, desde que façam a solicitação até o dia 2 de dezembro.

O candidato que não dispuser de computador e/ou acesso à Internet poderá realizar sua inscrição no próprio IFNMG, nos endereços, datas e locais informados nos editais dos dois processos de seleção

Vagas

Serão selecionados alunos para cursos nas seguintes cidades: Almenara, Araçuaí, Arinos, Diamantina, Janaúba, Januária, Montes Claros, Pirapora, Porteirinha, Salinas e Teófilo Otoni.

Há 1.575 vagas para cursos técnicos, nas modalidades integrado ao ensino médio; concomitante ao ensino médio, para quem está cursando o segundo ou terceiro ano em outra escola; e subsequente ao ensino médio, ou seja, para quem já concluiu este etapa de formação. As novidades são os seguintes cursos técnicos: Agrimensura, no Campus Araçuaí; Meio Ambiente, no Campus Diamantina; Agente Comunitário de Saúde, no Campus Janaúba; e Informática para Internet, nos Campi Janaúba, Porteirinha e Teófilo Otoni. (Confira, abaixo, a relação completa de cursos por campus, número de vagas, turno de oferta e duração.)

Em relação ao Vestibular, são 418 oportunidades, que correspondem a parte das vagas para cursos superiores do IFNMG no primeiro semestre de 2016. As novidades são Tecnologia em Processos Gerenciais, no Campus Almenara; Sistemas de Informação, no Campus Arinos; e Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, no Campus Araçuaí. No total, são 21 opções de cursos superiores. (Confira, abaixo, a relação completa de cursos por campus, número de vagas, turno de oferta, modalidades e duração.)

A outra parte das vagas em cursos superiores do Instituto será preenchida por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), realizado pelo Ministério da Educação (MEC) com base nas notas do Exame Nacional do Ensino Médio. O calendário do Sisu ainda não foi divulgado pelo MEC.

Cotas

Tanto para o Processo Seletivo quanto para o Vestibular, vale o sistema de reserva de vagas, conhecido como sistema de cotas. O IFNMG reserva 50% das vagas para estudantes vindos de escolas públicas, parte delas para candidatos de baixa renda e autodeclarados pretos, pardos e indígenas. Além disso, 5% das vagas serão reservadas para pessoas com deficiência.

Provas

As provas do Vestibular acontecerão no dia 10 de janeiro, Os candidatos farão provas objetivas de Língua Estrangeira, Língua Portuguesa, Literatura Brasileira e de matérias específicas, que variam de acordo com o curso pretendido, além de Redação.

No dia 17 de janeiro acontecerão as provas do Processo Seletivo. Os candidatos aos cursos das modalidades concomitante e subsequente ao ensino médio farão provas objetivas de Língua Portuguesa e Matemática. No caso dos candidatos aos cursos técnicos na modalidade integrado ao ensino médio, as provas também serão objetivas, versando sobre quatro grandes áreas de conhecimento: Língua Portuguesa, Matemática, Ciências Naturais e Ciências Humanas.

Os conteúdos programáticos das provas estão anexos aos editais do Vestibular e Processo Seletivo.

Acesse aqui:

– 1º Processo Seletivo 2016 (para cursos técnicos) – Editais e link para inscrições

– 1º Vestibular 2016 (para cursos superiores) – Edital e link para inscrições

processoseletivo_site_IFNMG

processoseletivo_site_IFNMG (1)

vestibular_site_IFNMG

.

VIATOTAL

ViaTotal

///////////////////////////

.

------------------------------------------------------------------------

Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o site do Jornal Montes Claros


------------------------------------------------------------------------

------------------------------------------------------------------------

Leia Também

Cultura Moc - Festa Nacional do Pequi começa na próxima semana

Cultura Moc – Festa Nacional do Pequi começa na próxima semana

Compartilhar no WhatsApp* Por: Jornal Montes Claros - 10 de dezembro de 2016.Cultura Moc – …


Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto, e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeituosas e construtivas. O espaço abaixo é destinado para discussões, para debatermos o tema e criticar ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão, de maneira nenhuma, tolerados, e nos damos o direito de excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, calunioso, preconceituoso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem um nome completo e email válido).