Inicio » Mais Seções » Entretenimento » DVD – Roberto Carlos grava com nova banda, as mesmas canções

DVD – Roberto Carlos grava com nova banda, as mesmas canções

Rei foi para Abbey Road, onde os Beatles gravaram seus discos.

Roberto Carlos no estúdio dos Beatles,em Londres
Roberto Carlos no estúdio dos Beatles,em Londres

.

PUBLICIDADE

///////////////////////////

.

Lançada em 1971, Detalhes é uma das canções preferidas dos fãs de Roberto Carlos e do próprio cantor. Detalhes, no entanto, envelheceu. “A velha calça desbotada, ou coisa assim”, remonta ao tempo em que não havia calças jeans nacionais e as opções eram Lee ou Levis, artigos de luxo, que nem todo mundo podia comprar. O “ronco barulhento do seu carro” retrata igualmente uma época em que poucos podiam ter um fuscão turbinado, com pneus de talas­largas e escape barulhento. O mundo mudou, mas as pessoas continuam ouvindo Detalhes e lotando plateias de Roberto Carlos.

Detalhes é uma das canções do repertório sem surpresas de Primera Fila (Sony Music), gravado ao vivo em um dos estúdio da EMI, em Abbey Road, em Londres. Um local que ainda não foi desativado pelo seu status de fetiche. Quase todo artista da música já alimentou a fantasia de fazer um disco onde os Beatles produziram a maioria do seus álbuns (e também o Pink Floyd, entre outros mitos dos anos 1960). Roberto Carlos não deve ser, pelo menos, nisso, diferente. Abbey Road, não está no título, mas pontua as chamadas do DVD. Para gravar em Abbey Road, Roberto Carlos aceitou as condições do argentino Afo Verde, ex-regueiro nos anos 80 (do grupo Zimbabwe), que se tornou um dos mais poderosos executivos da indústria fonográfica mundial ­ é o chefão da Sony Music para a América Latina, Espanha e Portugal. Só assim se explica o Rei se deixar acompanhar por uma banda que não a sua, ou gravar sem os músicos do seu grupo, alguns com ele desde a Jovem Guarda, e sem a batuta do maestro Eduardo Lages, com quem trabalha desde 1977.

.

VIATOTAL

ViaTotal

///////////////////////////

.

É certo que em canções como Emoções o arranjo é praticamente o de Lages. Mas quase todas as canções ganharam outros arranjos. Inegavelmente, os músicos reunidos por Afo Verde, que assina a produção do projeto, deram uma revigorada no som de Roberto Carlos. A maioria é de jovens, porém com larga experiência. O cubano Albert Menedez (teclados), por exemplo, de vastos dreadlocks, tocou com um monte de nomes importantes, de Jamoriquai a Joe Jackson e Shakira, com quem tem trabalhado o diretor musical de Primera Fila, Tim Mitchell. O repertório do show, quase todo em espanhol, idioma em que Roberto Carlos grava desde 1965, dá impressão de ser motivado pelo transtorno obsessivo compulsivo (TOC) do cantor, que vem repetindo, há anos, praticamente as mesmas canções em suas apresentações, com variações que quase não são notadas.

Um das poucas novidades no repertório de show de RC aconteceu há 11 anos. O resgate de A Volta, que fez com Erasmo Carlos, para Os Vips em 1966, e cantou pela primeira vez em público em 2004, na gravação do DVD Pra Sempre ­ Ao Vivo no Pacaembu.

Vídeo:


.

------------------------------------------------------------------------

Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o site do Jornal Montes Claros


------------------------------------------------------------------------

------------------------------------------------------------------------

Leia Também

Cultura Moc - Festa Nacional do Pequi começa na próxima semana

Cultura Moc – Festa Nacional do Pequi começa na próxima semana

Compartilhar no WhatsApp* Por: Jornal Montes Claros - 10 de dezembro de 2016.Cultura Moc – …


Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto, e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeituosas e construtivas. O espaço abaixo é destinado para discussões, para debatermos o tema e criticar ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão, de maneira nenhuma, tolerados, e nos damos o direito de excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, calunioso, preconceituoso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem um nome completo e email válido).