Inicio » Montes Claros » Montes Claros – Encontro discute procedimentos que devem ser adotados durante os tremores de terra em Montes Claros

Montes Claros – Encontro discute procedimentos que devem ser adotados durante os tremores de terra em Montes Claros

A ocorrência de tremores de terra em Montes Claros e as orientações e medidas que devem ser tomadas por ocasião dos abalos serão discutidas na cidade, nesta quinta-feira (12/11).

Três tremores na madrugada 03/04/2012 , causaram susto e prejuízos na cidade, mas não deixam feridos.
Três tremores na madrugada 03/04/2012 , causaram susto e prejuízos na cidade, mas não deixam feridos.

.

PUBLICIDADE

///////////////////////////

.

Será realizado o evento “A Sismicidade em Montes Claros e no Norte de Minas”, iniciativa da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), por intermédio do Núcleo de Estudos Sismológicos e do Departamento de Geociências, em parceria com o Observatório Sismológico da Universidade de Brasília (UnB) e com o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais.

O encontro acontecerá na sede da 11ª Região Integrada de Segurança Pública (11ª Risp), no Bairro Ibituruna, a partir das 8h30. A abertura oficial será presidida pelo reitor da Unimontes, professor João dos Reis Canela; e pelo comandante do 4º Comando Operacional do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, coronel Primo Lara de Almeida Júnior.

Logo após, o professor Juraci Mário de Carvalho, do Observatório Sismológico da UnB (Obsis), profere a palestra sobre o tema central do evento, com ênfase na origem e consequências dos abalos sísmicos, bem como às orientações de procedimentos em casos de tremores com magnitude sísmica que podem colocar em risco a população.

PÚBLICO-ALVO

Conforme o professor Expedito José Ferreira, coordenador do Núcleo de Estudos Sismológicos da Unimontes, o evento é voltado diretamente para equipes do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil (Municipal e Estadual). Os participantes receberão orientações e treinamentos ministrados pelo professor Juraci Mário de Carvalho.

“O evento tem a finalidade de mostrar o cenário da sismicidade em Montes Claros, concretizar conceitos relacionados à sismologia e expor as origens e características dos tremores de terra na cidade e município. Além disso, propõe estabelecer e orientar sobre os procedimentos em caso de tremores de forte intensidade, com potencial para causar danos físicos e materiais”, explica o professor Expedito José Ferreira.

VISITA À ESTAÇÃO SISMOGRÁFICA

Ainda na quinta-feira, à tarde (a partir das 13 horas), os participantes do encontro, acompanhados pelo professor Juraci Mário de Carvalho, fazem visita à estação sismográfica em área do Parque Estadual da Lapa Grande, próxima à área urbana. O objetivo é conhecer o funcionamento e o sistema de operação da estação, implantada pela Unimontes com o apoio do Governo do Estado – por intermédio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig).

A partir da instalação dos equipamentos e da parceria firmada com o Observatório Sismológico da UnB, passou a ser feito em tempo real o monitoramento dos tremores de terra ocorridos em Montes Claros e na região.

SERVIÇO

“A Sismicidade em Montes Claros e no Norte de Minas

Data: 12 de novembro

Horário: 8h30 às 18 horas

Local: 11ª Região Integrada de Segurança Pública (11ª Risp)

Endereço: Praça Cívica, 243 – Bairro Ibituruna

Informações

– (38) 3212-2800 (RISP)

– (38) 3229-8130 (Núcleo de Estudos Sismológicos)

.

PUBLICIDADE

///////////////////////////

.

------------------------------------------------------------------------

Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o site do Jornal Montes Claros


------------------------------------------------------------------------

------------------------------------------------------------------------

Leia Também

Temer sanciona com veto lei que repassa custos do Fies com bancos para faculdades

Temer sanciona com veto lei que repassa custos do Fies com bancos para faculdades

Compartilhar no WhatsApp* Por: Jornal Montes Claros - 2 de dezembro de 2016. Temer sanciona …


Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto, e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeituosas e construtivas. O espaço abaixo é destinado para discussões, para debatermos o tema e criticar ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão, de maneira nenhuma, tolerados, e nos damos o direito de excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, calunioso, preconceituoso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem um nome completo e email válido).