Inicio » Norte de Minas » Norte de Minas – Vereadores de Janaúba vão convidar os representantes do ministério público a verificarem a barragem de rejeito da mineração em Riacho dos Machados

Norte de Minas – Vereadores de Janaúba vão convidar os representantes do ministério público a verificarem a barragem de rejeito da mineração em Riacho dos Machados

Represa de rejeito está perto do rio Gorutuba e da barragem do Bico da Pedra.

Barragem de rejeito da mineração em Riacho dos Machados, no Norte de Minas. Imagem captada em 22 de dezembro de 2013
Barragem de rejeito da mineração em Riacho dos Machados, no Norte de Minas. Imagem captada em 22 de dezembro de 2013

.

PUBLICIDADE

///////////////////////////

.

Em reunião ordinária realizada na noite de ontem, segunda-feira, dia 9 de novembro, na Câmara Municipal de Janaúba, o vereador Adauri Soares Cordeiro comentou sobre o risco que a mineração no município de Riacho dos Machados, na região da Serra Geral de Minas, poderá causar aos recursos hídricos e à população dos municípios de Janaúba e de Nova Porteirinha.

Diante disso, os vereadores decidiram em convidar a Coordenadoria Regional da Promotoria de Justiça do Meio Ambiente, do Ministério Público Estadual, juntamente com equipe técnica, a vistoriar a barragem de rejeito construída pela Mineração Riacho dos Machados (MRDM), no município de Riacho dos Machados.

Presidente da Comissão de Meio Ambiente e Saúde da Câmara Municipal, Adauri Cordeiro associou a situação ao fato ocorrido no dia 5 deste mês no município mineiro de Mariana em que duas barragens de rejeitos de minério romperam e causaram mortes de pessoas e danos ambientais e materiais em várias localidades.

Também será solicitado do Ministério Público os resultados da audiência pública ocorrida em 25 de abril de 2013, no Centro Cultural de Janaúba, ocasião em que a Coordenadoria Regional das Promotorias de Justiça do Meio Ambiente das Bacias dos Rios Verde Grande e Pardo de Minas propôs uma auditoria sobre a instalação e possível funcionamento da MRDM na extração de ouro em Riacho dos Machados.

No dia 22 de dezembro de 2013, Adauri e o vereador Carlos Isaildon Mendes, então presidente da referida comissão, juntamente com integrantes do Movimento Amigos da Barragem (MAB) do Bico da Pedra, visitaram a barragem de rejeito e naquela ocasião constataram que não havia vazamento e o volume estava pela metade da capacidade. Mas, havia uma nascente de onde surgia água justamente para o barramento de rejeito.

.

PUBLICIDADE

///////////////////////////

.

Nessa segunda-feira, 9 de novembro, o vereador Adauri Cordeiro relatou sobre a preocupação da população sobre a garantia da barragem de rejeito na mineração em Riacho dos Machados, uma vez que a extração de ouro ocorre em área próxima a afluentes do rio Gorutuba e acima da barragem do Bico da Pedra, responsável pelo abastecimento das cidades de Janaúba e de Nova Porteirinha e que, neste período de crise hídrica, tem sido a salvação no fornecimento de água para outros municípios e comunidades distantes a mais de 200 quilômetros.

A preocupação de Adauri e dos demais vereadores é que episódio ocorrido em Mariana possa vir a acontecer no Norte de Minas, sobretudo na extração de ouro pela Mineração Riacho dos Machados (MRDM), no município de Riacho dos Machados, onde há afluentes do rio Gorutuba, acima da represa gorutubana. A MRDM é subsidiária da Carpathian Gold INC, com matriz em Toronto, no Canadá

A unidade industrial em Riacho dos Machados é destinada à produção de ouro em barras e processamento do minério. Em uma primeira fase, a mineração seria a céu aberto e, na etapa seguinte, subterrânea.

A empresa trabalha com a expectativa de produzir 2,2 milhões de toneladas por ano de minério, o que gerará 102 mil onças de ouro (produto final) por ano, o equivalente a 310 quilos do metal. A previsão é de 10 anos de exploração

A mina de ouro de Riacho dos Machados, localizada no Norte do Estado, foi desativada pela Vale em 1997, depois de oito anos de exploração. A mina foi explorada pela Vale entre 1990 e 1997, quando foram retiradas quase cinco toneladas de ouro. Em maio de 2009, o Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM) autorizou a Carpathian Gold a explorar a mina.

Ascom Câmara Municipal de Janaúba e  Oliveira Júnior

.

------------------------------------------------------------------------

Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o site do Jornal Montes Claros


------------------------------------------------------------------------

------------------------------------------------------------------------

Leia Também

Temer sanciona com veto lei que repassa custos do Fies com bancos para faculdades

Temer sanciona com veto lei que repassa custos do Fies com bancos para faculdades

Compartilhar no WhatsApp* Por: Jornal Montes Claros - 2 de dezembro de 2016. Temer sanciona …


Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto, e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeituosas e construtivas. O espaço abaixo é destinado para discussões, para debatermos o tema e criticar ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão, de maneira nenhuma, tolerados, e nos damos o direito de excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, calunioso, preconceituoso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem um nome completo e email válido).