Inicio » Montes Claros » Montes Claros – Samu comemora dez anos de operação no Norte de Minas

Montes Claros – Samu comemora dez anos de operação no Norte de Minas

Implantado em Montes Claros em 2006, o serviço foi regionalizado em 2009, se estendo a 86 municípios do Norte de Minas.

SAMU comemora 10 anos -  Foto: Jerusia Arruda
SAMU comemora 10 anos – Foto: Jerusia Arruda

.

PUBLICIDADE

///////////////////////////

.

A partir desta quarta-feira, 11/11, o Serviço de atendimento Móvel de Urgência do Norte de Minas (Samu Macro Norte) inicia uma programação especial em comemoração aos 10 anos de operação do serviço no Norte de Minas.

Implantado inicialmente em Montes Claros em 2006, o Samu foi regionalizado em 2009, se estendo a 86 municípios do Norte de Minas, assistindo uma população de cerca de 2 milhões de pessoas.

Na manhã desta quarta-feira, os socorristas armaram a Árvore de Natal na sede operativa do Samu, em Montes Claros, marcando oficialmente o início das comemorações. Até o Dia de Natal, os funcionários colocarão brinquedos ao pé da árvore, que serão doados às crianças assistidas no Centro de Atenção Psicossocial Infantil (CAPS i) de Montes Claros.

Ainda pela manhã, foram abertas as inscrições para o curso de atualização para acadêmicos e profissionais de saúde da região. O curso será realizado no dia 03 de dezembro, no auditório do Campus Funorte/São Norberto, e vai apresentar e discutir a atualização das diretrizes de ressuscitação cardiopulmonar, realizada no último mês de outubro pelo Comitê Internacional de Conselhos de Ressuscitação (ILCOR).

Ministrado pelos instrutores do Núcleo de Educação Permanente do Samu Macro Norte, são oferecidas 440 vagas, divididas em dois turnos, e os estudantes e profissionais interessados podem se inscrever no site: www.cisrun.saude.mg.gov.br, até o limite de vagas. Para participar do curso, os inscritos devem contribuir com um (01) quilo de alimento não perecível, que será doado ao Asilo São Vicente de Paulo.

No dia 04 de dezembro, às 13h, será realizado um curso de emergências clínicas voltadas para idosos para os 50 cuidadores de idosos do Asilo São Vicente de Paulo. O curso encerra com uma confraternização dos socorristas do Samu com idosos e cuidadores, quando serão entregues os alimentos arrecadados no curso do dia anterior, doados pelos acadêmicos e profissionais de saúde.

No dia 11 de dezembro, de 7h às 11h30, será realizada uma ação social na Escola Municipal Jason Caetano, localizada no bairro Santo Antônio. O objetivo é promover a integração do Samu Macro Norte com a comunidade do bairro onde está localizada a sede operativa do serviço, bem como desenvolver junto à Escola atividades educativas que incorporem a responsabilidade social, beneficiando não só os estudantes que participarão diretamente da ação, mas toda a comunidade escolar.

Durante a ação, de 7h às 9h30, profissionais do Samu Macro Norte e instituições parceiras irão ministrar palestras abordando temas como gravidez na adolescência e os riscos do uso de anticoncepcional sem orientação profissional; os efeitos de entorpecentes no organismo; Estatuto da Criança e do Adolescente; prevenção de acidentes; primeiros socorros; noções de trânsito; relacionamento interpessoal; orientação a gestantes e mamães (familiares dos estudantes); entre outros. Após as palestras, serão realizadas atividades recreativas e socioculturais na quadra coberta, com apresentação musical e sorteio de brindes, serviços de saúde como aferição de pressão e teste de glicemia capilar, corte de cabelo, entre outros.

SOCORRISTA MODELO

A programação comemorativa encerra no dia 18 de dezembro, com o lançamento o Prêmio Socorrista Modelo, um programa de reconhecimento profissional que, através de um processo avaliativo aplicado de forma igualitária a todos os funcionários, vai eleger representantes de cada categoria profissional do Samu, que, anualmente, por ocasião da comemoração do Dia do Socorrista, em 11 de julho, receberão a comenda Socorrista Modelo, por se destacarem no desempenho de sua profissão.

Na solenidade de lançamento do Prêmio, no 18/12, serão homenageados os 28 socorristas que atuam no Samu desde a implantação do serviço em Montes Claros, em 2006.

Ascom Samu Macro Norte

.

PUBLICIDADE

///////////////////////////

.

------------------------------------------------------------------------

Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o site do Jornal Montes Claros


------------------------------------------------------------------------

------------------------------------------------------------------------

Leia Também

Super Gata - Monique Helena

Super Gata – Monique Helena

Compartilhar no WhatsApp* Por: Jornal Montes Claros - 4 de dezembro de 2016.Super Gata – …


Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto, e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeituosas e construtivas. O espaço abaixo é destinado para discussões, para debatermos o tema e criticar ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão, de maneira nenhuma, tolerados, e nos damos o direito de excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, calunioso, preconceituoso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem um nome completo e email válido).