Inicio » Minas Gerais » MG – Minas Gerais recebe primeira Oficina Ortopédica Itinerante do país

MG – Minas Gerais recebe primeira Oficina Ortopédica Itinerante do país

Capaz de ampliar acesso a órteses e próteses, caminhão atenderá grande parcela da população.

O trabalho da Oficina Ortopédica Itinerante se dará por demanda dos municípios
O trabalho da Oficina Ortopédica Itinerante se dará por demanda dos municípios

.

PUBLICIDADE

///////////////////////////

.

A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) recebeu do Ministério da Saúde a primeira Oficina Ortopédica Itinerante do país. A unidade funciona em um caminhão adaptado à produção de órteses, próteses e meios auxiliares de locomoção, e permite, ainda, a confecção de adaptações, ajustes, e pequenos concertos em dispositivos já utilizados por pacientes.

A Oficina será vinculada ao Centro Especializado de Reabilitação de Diamantina (CER), o maior do estado. De acordo com o Coordenador de Atenção à Saúde da Pessoa com Deficiência (CASPD) da SES-MG, David Mello de Jesus, a opção pelo CER de Diamantina se deu pelo fato de esse já possuir oficina ortopédica fixa habilitada pelo Ministério da Saúde, e ainda estar em uma região de vazio assistencial com grande território.

“A Oficina será capaz de atender a vários serviços da Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência em toda a região Norte, Noroeste, Nordeste, Jequitinhonha e Leste de Minas Gerais, beneficiando de imediato uma grande parcela da população de Minas”, explica David.

O trabalho da Oficina Ortopédica Itinerante se dará por demanda. Os municípios devem inicialmente encaminhar o paciente para um CER ou serviço especializado da Rede de Cuidados da Pessoa com Deficiência de sua referência, onde será feito o tratamento, acompanhamento e prescrição da órtese, prótese ou material especial.

.

VIATOTAL

ViaTotal

///////////////////////////

.

Com essa prescrição, as viagens da Oficina serão programadas. Na primeira visita, os profissionais irão avaliar o paciente e realizar medidas para, posteriormente, verificar a adaptação da órtese, prótese ou material no paciente e efetuar a entrega.

Segundo informa o coordenador do CASPD, o pleno funcionamento da Oficina está previsto para janeiro de 2016, tão logo sejam finalizados alguns trâmites operacionais, como o termo de cessão de uso ao CER de Diamantina e o processo seletivo para contratação dos profissionais. Para o custeio e manutenção dos serviços que serão prestados pela Oficina, o Ministério da Saúde irá repassar à SES-MG o total de R$ 18 mil por mês.

Da Agência Minas

.

------------------------------------------------------------------------

Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o site do Jornal Montes Claros


------------------------------------------------------------------------

------------------------------------------------------------------------

Leia Também

O responsável pela cirurgia o neurocirurgião César Felipe Gusmão Santiago

Montes Claros – Santa Casa de Montes Claros realiza cirurgia inédita para retirada de tumor cerebral

Compartilhar no WhatsApp* Por: Jornal Montes Claros - 9 de dezembro de 2016.Montes Claros – …


Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto, e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeituosas e construtivas. O espaço abaixo é destinado para discussões, para debatermos o tema e criticar ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão, de maneira nenhuma, tolerados, e nos damos o direito de excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, calunioso, preconceituoso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem um nome completo e email válido).