Inicio » Norte de Minas » Norte de Minas – Samu realiza curso de urgência e emergência na microrregião de Pirapora

Norte de Minas – Samu realiza curso de urgência e emergência na microrregião de Pirapora

Norte de Minas – Samu realiza curso de urgência e emergência na microrregião de Pirapora

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência do Norte de Minas (Samu Macro Norte) promove, neste sábado e domingo, 28 e 29 de novembro, um curso de atualização em urgência e emergência para os profissionais dos municípios que compõem a microrregião de saúde de Pirapora.

Norte de Minas - Samu realiza curso de urgência e emergência na microrregião de Pirapora
Norte de Minas – Samu realiza curso de urgência e emergência na microrregião de Pirapora

.

PUBLICIDADE

///////////////////////////

.

O curso está sendo realizado de 8h às 17h, no sábado e domingo, no Centro de Educação Permanente em Saúde do Centro Viva Vida e conta com a participação de cerca de 200 profissionais, entre médicos, enfermeiros, auxiliares e técnicos em enfermagem que atuam nos hospitais, na atenção primária e como socorristas do Samu na microrregião.

Tendo como foco o atendimento e manutenção da vida do paciente grave, o curso é ministrado pelos instrutores do Núcleo de Educação Permanente (NEP) do Samu Macro Norte com objetivo de estimular o trabalho integrado da Rede de Urgência do Norte de Minas pré e intra-hospitalar e desenvolver habilidades no atendimento ao paciente grave, com vistas a sua estabilização e recuperação.

Para o presidente do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Rede de Urgência e Emergência (Cisrun), Joaquim Neres Xavier Dias, responsável pela gestão do Samu na região, é importante promover o alinhamento dos protocolos e condutas dos socorristas do Samu com os profissionais que atendem nas portas de entrada do hospital, para que haja a padronização do serviço. “Os socorristas do Samu estão em permanente treinamento, mas é importante que todos os profissionais envolvidos em todas as etapas do atendimento estejam em sintonia, de forma a garantir uma assistência com eficiência, segurança e no menor tempo possível. Além disso, a troca de experiência em cursos como o deste fim de semana promove a integração e a sinergia entre os diversos pontos da rede de assistência”, avalia.

PROGRAMAÇÃO

Durante as atividades teóricas e práticas serão abordados temas como as novas diretrizes de reanimação, suporte básico e avançado de vida adulto e pediátrico, regulação médica das urgências, critérios para transporte do paciente grave, estados de choque – insuficiência circulatória aguda, biomecânica do trauma, avaliação primária e secundária no trauma, acidente com múltiplas vítimas, abordagem ao paciente queimado, técnicas de imobilizações e contenção de hemorragias.

.

PUBLICIDADE

///////////////////////////

.

O curso já foi realizado nas microrregiões de Januária, Manga Janaúba, e Salinas/Taiobeiras. A próxima a ser contemplada será a região de saúde Brasília de Minas/São Francisco, que possui 16 municípios.

As informações são do Samu Macro Norte

------------------------------------------------------------------------

Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o site do Jornal Montes Claros


------------------------------------------------------------------------

------------------------------------------------------------------------

Leia Também

MG - Jovem inventa que mãe está passando mal para estuprar vizinha

MG – Jovem inventa que mãe está passando mal para estuprar vizinha

Compartilhar no WhatsApp* Por: Jornal Montes Claros - 5 de dezembro de 2016.MG – Jovem …


Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto, e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeituosas e construtivas. O espaço abaixo é destinado para discussões, para debatermos o tema e criticar ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão, de maneira nenhuma, tolerados, e nos damos o direito de excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, calunioso, preconceituoso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem um nome completo e email válido).