Inicio » Mais Seções » Saúde » Saúde – Surto de microcefalia pode chegar a Minas Gerais

Saúde – Surto de microcefalia pode chegar a Minas Gerais

Saúde – Surto de microcefalia pode chegar a Minas Gerais

Campanha visa mobilizar a população no combate ao mosquito Aedes aegypti, o mesmo transmissor da dengue e da febre Chikungunya.

Saúde - Surto de microcefalia pode chegar a Minas Gerais
Saúde – Surto de microcefalia pode chegar a Minas Gerais

Apontado como um dos principais causadores do surto de microcefalia no Nordeste brasileiro, o Zika vírus pode chegar a Minas Gerais em breve.

O Estado de Minas Gerais ainda não tem nenhum caso registrado, porém, São Paulo, Estado vizinho, já apresentou ocorrência de microcefalia que pode estar relacionada ao vírus.

A situação já gera alarde para a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES), que lançou nesta sexta-feira (27) uma campanha para mobilizar a população no combate ao mosquito Aedes aegypti, o mesmo transmissor da dengue e da febre Chikungunya.

A intenção da SES é diminuir a quantidade de vetores no Estado e consequentemente, reduzir os riscos de disseminação dessas doenças, entre elas a dengue, que já infectou mais de 143 mil pessoas e matou 67 em Minas em 2015. Entretanto, a campanha deste ano foi ampliada para o combate da Chinkungunya e Zika vírus, que apareceram pela primeira vez no Brasil .

Com o slogan “10 minutos contra a Dengue”, o governo do Estado quer convencer a população a retirar dez minutos da semana para limpar os locais em suas casas onde o Aedes aegypti se reproduz. Segundo a SES, 80% dos focos de reprodução do mosquito estão nos domicílios e comércios.“A campanha quer alertar as pessoas a dedicarem uma parte da sua semana ao controle do vetor, para que isso tenha impacto sobre a reprodução do mosquito”, afirma o secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, Fausto Pereira dos Santos.

A campanha foi desenvolvida no Rio de Janeiro pela Fiocruz, e se baseia no ciclo de vida do Aedes, do ovo ao mosquito adulto, que leva de sete a dez dias para se desenvolver. Com a limpeza frequente dos criadouros, a população consegue impedir que o vetor chegue à fase adulta, freando assim a transmissão dessas doenças.

Agentes de saúde ajudarão na conscientização populacional, entretanto, o foco da campanha é na internet e redes sociais. No site  www.saude.mg.gov.br/dengue, os mineiros poderão acessar informações e cartilhas educativas sobre a dengue, Chinkungunya e Zika vírus.

.

------------------------------------------------------------------------

Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o site do Jornal Montes Claros


------------------------------------------------------------------------

------------------------------------------------------------------------

Leia Também

Cultura Moc - Festa Nacional do Pequi começa na próxima semana

Cultura Moc – Festa Nacional do Pequi começa na próxima semana

Compartilhar no WhatsApp* Por: Jornal Montes Claros - 10 de dezembro de 2016.Cultura Moc – …


Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto, e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeituosas e construtivas. O espaço abaixo é destinado para discussões, para debatermos o tema e criticar ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão, de maneira nenhuma, tolerados, e nos damos o direito de excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, calunioso, preconceituoso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem um nome completo e email válido).