Inicio » Cultura NM » Norte de Minas – Jovem agricultor do Norte de Minas realiza sonho de escrever livro

Norte de Minas – Jovem agricultor do Norte de Minas realiza sonho de escrever livro

Norte de Minas – Jovem agricultor do Norte de Minas realiza sonho de escrever livro

Lançamento em BH será no dia 3 de dezembro na sede da Emater-MG.

Jovem escritor Diego com seu livro
Jovem escritor Diego com seu livro

.

PUBLICIDADE

///////////////////////////

.

Entre o trabalho na lavoura e os estudos, Diego Clemente, um jovem filho de agricultores familiares do Norte de Minas, realizou um desejo nada fácil: escrever um livro. O “Mistério do Pai Virgem” é sobre um adolescente que quer conhecer o pai. Sem experiência, Diego buscou ajuda para publicar a história. E ele não precisou ir muito longe. O apoio veio da Emater-MG, que presta assistência técnica na propriedade da família. A Empresa apostou na ideia e ajudou o jovem autor a publicar o seu primeiro livro. O lançamento em Belo Horizonte será na próxima quinta-feira (3/12), na sede da Emater-MG.

O jovem escritor de apenas 20 anos leva uma vida simples no Assentamento Novo, no município Jaíba. Seus pais são separados. Ele mora com a mãe e mais dois irmãos. A família se dedica à produção, principalmente, de feijão, limão e melancia. E foi durante o trabalho na lavoura que surgiu a história do livro.

“Meu irmão e eu tramávamos um título para um livro, que deveria ser o mais curioso e interrogativo possível. Horas discutindo e achamos que seria legal: O Mistério do Pai Virgem. E estava lançado o meu desafio. Meu irmão, Paulo, aguardou ansiosamente o resultado daquela ideia”, diz Diego.

Fã de autores como Pedro Bandeira, John Green e Maurício de Souza, Diego não perdeu tempo. Ele, então com 16 anos, organizou-se e dividiu seu tempo entre a lavoura, os estudos e a sua história. Escrevia normalmente à noite e no início da madrugada.

“Era um daqueles sonhos de infância. Lembro-me que aos nove anos escrevi num caderninho alguns contos e dei de presente à minha professora de português. Criava poesias e fazia quadrinhos apenas de brincadeira para mostrar aos meus irmãos. Sempre quis tornar o mundo mais feliz com a literatura”, afirma o jovem escritor.

.

VIATOTAL

ViaTotal

///////////////////////////

.

O “Mistério do Pai Virgem” é a história de Juan, filho único e que mora com a mãe. Ele não conhecia seu pai. Quando sua mãe é presa, Juan é adotado pelos tios. Com o tempo, o desejo de encontrar seu pai cresceu cada vez mais. A partir daí Juan decide partir secretamente numa busca para descobrir o paradeiro de seu pai. “Eu quis demonstrar a importância da família e das pessoas próximas, que nos acolhem e nos dão amor”, diz.

Apoio da Emater-MG

Depois de o livro pronto, faltava publicar. Diego não sabia exatamente como fazer isso. Entre uma conversa com um e outro, ele mostrou a sua história para as extensionistas da Emater-MG Nelcília Maria Gonçalves e Maria Adelci. Elas gostaram da ideia desde o início e prometeram ajudar.

“É uma história que prende a atenção, desperta a curiosidade. Quando iniciamos a leitura, não temos mais vontade de parar. É uma história para várias idades”, conta Nelcília Gonçalves.

“O jovem Diego é diferente, especial e determinado. É um exemplo na sua  escola e na comunidade. Confesso que levei um susto quando ele disse que queria publicar um livro, mas não medimos esforços para ajudá-lo”, diz Maria Adelci.

Foram as extensionistas da Emater-MG que levaram Diego até a Editora Unimontes, em Montes Claros. O jovem autor apresentou o seu projeto e a editora decidiu publicá-lo. O livro foi editado com recursos da própria família, que chegou a fazer um financiamento pelo Programa de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). Para isso, a família contou com a orientação técnica da Emater-MG. A Empresa ainda ajudou a divulgar o livro e organizou a cerimônia de lançamento, em outubro de 2014.

De acordo com Nelcília, o fato de Diego ter escrito um livro é importante porque “desperta o interesse de outros jovens para o estudo e realização de sonhos, que para muitos parecem impossíveis. A comunidade está orgulhosa de ter um jovem escritor”.

No total foram impressos 200 exemplares. Segundo o autor, 90% dos livros foram vendidos. Diego diz que ficou surpreso com a boa repercussão de seu primeiro livro. “É melhor do que eu esperava. Espero surpreendê-los muito mais ainda. Cada elogio me dá mais motivação e gosto pelo que faço”.

Mal lançou o seu primeiro livro, Diego já tem outra ideia. E desta vez é uma história em quadrinhos. “No geral, será uma revista sobre uma turma de quatro amigos que vivem muitas aventuras. Eu penso em fazer publicações periódicas”, explica Diego.

Lançamento em Belo Horizonte

O lançamento do livro “O Mistério do Pai Virgem” pelo escritor Diego Clemente, em Belo Horizonte, será no dia 3 de dezembro. A sessão de autógrafos será na sede da Emater-MG, a partir das 11 horas, como parte das atividades de comemoração dos 67 anos da Empresa. O endereço é Avenida Raja Gabaglia, 1626, bairro Gutierrez.

.

------------------------------------------------------------------------

Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o site do Jornal Montes Claros


------------------------------------------------------------------------

------------------------------------------------------------------------

Leia Também

O responsável pela cirurgia o neurocirurgião César Felipe Gusmão Santiago

Montes Claros – Santa Casa de Montes Claros realiza cirurgia inédita para retirada de tumor cerebral

Compartilhar no WhatsApp* Por: Jornal Montes Claros - 9 de dezembro de 2016.Montes Claros – …


Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto, e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeituosas e construtivas. O espaço abaixo é destinado para discussões, para debatermos o tema e criticar ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão, de maneira nenhuma, tolerados, e nos damos o direito de excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, calunioso, preconceituoso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem um nome completo e email válido).