Inicio » Montes Claros » Montes Claros – Idosos de Montes Claros defendem a garantia dos seus direitos constitucionais

Montes Claros – Idosos de Montes Claros defendem a garantia dos seus direitos constitucionais

Montes Claros – Idosos de Montes Claros defendem a garantia dos seus direitos constitucionais

Montes Claros - Idosos de Montes Claros defendem a garantia dos seus direitos constitucionais
Montes Claros – Idosos de Montes Claros defendem a garantia dos seus direitos constitucionais

.

PUBLICIDADE

///////////////////////////

.

Os mais de 33 mil idosos de Montes Claros defendem a imediata aprovação dos principais critérios para efetiva regulamentação da lei que garante a gratuidade nas passagens de coletivos urbanos, na cidade, cujo processo deve ser feito pela Câmara Municipal.

A medida reforça a garantia dos direitos constitucionais da categoria. Na tarde desta segunda-feira (30), tal posicionamento foi insistentemente defendido durante reunião dos representantes da terceira idade com vereadores e secretários municipais. A expectativa é de que o assunto entre em pauta durante reunião do Legislativo, nesta terça-feira (1º), com previsão de plenário lotado, tendo em vista que os idosos prometem pressionar os vereadores para que a matéria seja aprovada definitivamente, sem prejuízos para a terceira idade montes-clarense.

A proposta que estabelece os critérios para garantia dos benefícios é de autoria do vereador Fernandão “Anjo do Futuro”. Para ter o benefício garantido, o idoso deve ter idade igual ou superior a 60 anos e renda familiar de até dois salários mínimos. Também pode ser colocado em votação o critério que exige a comprovação de residência, o que evita os riscos de idosos de outros municípios serem incluídos na lista de beneficiários de Montes Claros, o que acabaria onerando a planilha custos das passagens, acarretando em aumento das tarifas.

As representantes da Coordenadoria do Idoso da Prefeitura de Montes Claros, Cibely Freire Oliveira, e a ex-vereadora Rita Vieira reforçam a necessidade de aprovação urgente da matéria, para o bem coletivo dos idosos. Ambas lembram que os critérios são semelhantes aos utilizados em outros programas sociais, como o passe intermunicipal e o projeto que garante a isenção do Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU). “Como ex-vereadora, incentivo os idosos a irem para a Câmara e mostrarem sua força, exigindo uma posição de cada representante do Legislativo, no sentido de aprovação da matéria”, reforçou Rita Vieira.

A presidente do Conselho do Idoso de Montes Claros, Ana Maria Neta foi enfática ao afirmar que os critérios devem ser aprovados o mais breve possível. “Acreditamos que esta medida não vai onerar em nada. Pelo contrário, somente vai trazer benefícios para nós, idosos, tanto da cidade quanto da zona rural”, afirmou, lembrando que caso contrário há riscos de perdas, conforme alerta já feito pelo Ministério Público.

Para Maristela Pereira Gonçalves, do Grupo de Bem com a Vida, do Bairro Esplanada, a situação é preocupante e os vereadores devem ser mobilizados neste sentido. “Não podemos perder esta oportunidade de garantia de nossos direitos e, por isso, estamos unindo forças neste sentido. Queremos a lei regulamentada, com os critérios aprovados”, resumiu.

.

VIATOTAL

ViaTotal

///////////////////////////

.

Edith Gonçalves Leal, representante da terceira idade do Major Prates, também acredita que os vereadores devem ser sensíveis a esta causa, garantindo os direitos dos idosos de Montes Claros. “Não estamos pedindo coisas absurdas, somente a garantia de nossas conquistas”, afirmou, ao relatar as dificuldades enfrentadas pelos idosos, principalmente os de baixa renda.

A reunião, realizada na Prefeitura, contou com a presença do secretário de Articulação Política, Farley Menezes. O também advogado foi solidário à causa e disse que a orientação do prefeito Ruy Muniz é no sentido de garantir os direitos dos idosos e da coletividade montes-clarense. Destacou que o município não mede esforços para que a matéria seja apreciada e aprovada, tendo em vista que garante a melhoria da qualidade de vida.

.

------------------------------------------------------------------------

Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o site do Jornal Montes Claros


------------------------------------------------------------------------

------------------------------------------------------------------------

Leia Também

Norte de Minas - Mirabela recebe encontro de carros antigos neste domingo

Norte de Minas – Mirabela recebe encontro de carros antigos neste domingo

Compartilhar no WhatsApp* Por: Jornal Montes Claros - 10 de dezembro de 2016.Norte de Minas …


Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto, e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeituosas e construtivas. O espaço abaixo é destinado para discussões, para debatermos o tema e criticar ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão, de maneira nenhuma, tolerados, e nos damos o direito de excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, calunioso, preconceituoso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem um nome completo e email válido).