Inicio » Mais Seções » Ciência » Confira o calendário Astronômico de 2016

Confira o calendário Astronômico de 2016


Reviewed by:
Rating:
5
On 2 de dezembro de 2015
Last modified:2 de dezembro de 2015

Summary:

Confira o calendário Astronômico de 2016

Confira o calendário Astronômico de 2016

Se você gosta de Astronomia, deve ter ouvido falar do Dia Nacional da Astronomia. A data é comemorada somente no Brasil a cada dia 2 de dezembro. Mas, ao observar um pouco mais, é possível verificar que há o Dia Internacional da Astronomia, mais famoso do que o nosso e que ocorre em 8 de abril (apesar de não ser uma data oficial da Nasa).

Confira o calendário Astronômico de 2016
Confira o calendário Astronômico de 2016

.

Natura

///////////////////////////

.

Mas, independente de qual data homenagear, teremos um novo ano como vários momentos interessantes para se observar o céu. Se 2015 foi a vez das Luas Sangrentas e da chegada da New Horizon à órbita de Plutão, 2016 reserva uma estrepolia de Mercúrio frente ao Sol e à chegada da sonda Juno à órbita do gigante Júpiter.

Estrepolia? Isso mesmo, imagine olhar para cima e ver um vulto preto cruzando Sol. Essa mancha curiosa será o planeta Mercúrio, que passará entre o Sol e a Terra. Poderemos observar esse fenômeno no dia 9 de maio com telescópios ou filtros luminosos (sabe aquela velha radiografia guardada debaixo da cama? Use-a!). Para nossa alegria, o fenômeno poderá ser visto no Brasil e em toda a América e partes de Europa, Ásia e África. Quem estiver no litoral terá uma vista mais privilegiada. Aproveite. Esse evento volta a ocorrer somente em 2019 e 2039.

E o Juno? Bom, o Juno é o veículo espacial lançado pela Nasa em 2011 e que deve chegar em Júpiter no dia da independência norte-americana, 4 de julho. O equipamento entrará em órbita em torno do planeta gigante e estudará o campo magnético e a atmosfera. Juno ficará em órbita até outubro de 2017, quando a nave colidirá com o planeta.

Do Portal EBC

Confira as datas dos eventos astronômicos de 2016

cometa-janeiro

.

Janeiro

03 – Chuva de meteoros Quadrantids

10 – Noite “sem” lua

Não, a Lua não vai sumir. Ela vai estar posicionada lado a lado com Terra e Sol e não será vista às 1h30 UTC. O momento é importante para observação astronômica porque não há luz lunar para atrapalhar.

jupiter-fevereiro

.

Fevereiro

07 – Mercúrio visto no horizonte

Mercúrio terá a visibilidade aguçada pouco antes do amanhecer.

eclipse-março

.

Março

08 – Júpiter entra em oposição

No dia 8 de março, Júpiter poderá ser visto com mais facilidade da Terra por estar em oposição ao Sol. Isso significa que a Terra ficará exatamente entre Júpiter e o Sol. Será possível ver o planeta gigante com telescópios de médio alcance.

09 – Eclipse Solar Total

No dia 9, acontece um eclipse solar total. O fenômeno, em que a Lua fica entre a Terra e o Sol,poderá ser visto em partes da Austrália e sudeste da Ásia. No Brasil não será possível ver o fenômeno.

20 – Equinócio de Março

A partir desse dia, o Sol passa a brilhar diretamente sobre a linha do equador e haverá quantidade quase iguais de dia e noite em todo o mundo.

luaSangrenta-abril

.

Abril

18 – Mercúrio com boa visibilidade à noite

Mercúrio terá a visibilidade aguçada logo após o por do Sol

22 e 23 – Chuva de meteoros Lírida

chuvaMeteoros-maiop

.

Maio

06 e 07 – Chuva de meteoros Eta Aquárídas

09 – Mercúrio cruza o Sol em fenômeno raro

Imagine olhar para cima e ver um vulto preto cruzando Sol. Esse fenômeno raro se deve ao planeta Mercúrio, que fará o movimento na frente do Sol e da Terra. É possível observar o movimento com telescópios ou filtros luminosos (ou um raio-x usado). O fenômeno poderá ser visto no Brasil e em toda a América e partes de Europa, Ásia e África. Quem estiver no litoral terá uma vista mais privilegiadas. Aproveite pois esse evento acontecerá novamente somente em 2019 e 2039.

22 – Marte entra em oposição

No dia 22 de maio, Marte poderá ser visto com mais facilidade da Terra por estar em oposição ao Sol. Isso significa que a Terra ficará exatamente entre Marte o Sol. Será possível ver detalhes da superfície laranja com telescópios de médio alcance.

asteroide-junho

.

Junho

03 – Saturno entra em oposição

No dia 3 de junho, Marte poderá ser visto com mais facilidade da Terra por estar em oposição ao Sol. Isso significa que a Terra ficará exatamente entre Marte o Sol. Será possível ver detalhes da superfície laranja com telescópios de médio alcance.

05 – Mercúrio visto ao nascer do Sol

Nesse dia, Mercúrio estará no ponto mais alto acima do horizonte no céu da manhã. Procure ver o astro antes do nascer do Sol.

newHorizons-julho

.

Julho

04 – Veículo Juno chega a Júpiter

Essa é a data prevista para a chegada do veículo espacial Juno a Júpiter. Lançado em 5 de agosto de 2011, o equipamento entrará em órbita em torno do planeta gigante. A sonda deve estudar a atmosfera e o campo magnético de Júpiter. Ele ficará em órbita até outubro de 2017 quando, infelizmente, a nave colidirá com o planeta vermelho.

28 e 29 – Chuva de meteoros Delta Aquárida

chuvaMeteoros2-agosto

.

Agosto

12 Chuva de meteoros Perseidas

27 Conjunção entre Vênus e Júpiter

Júpiter e Vênus ficarão visíveis no céu à noite. Os dois planetas vão parecer estar bem próximos, com separação visual de apenas 0,06 graus. Observe para esse fantástico fenômeno logo após o por do Sol.

netuno-setembro

.

Setembro

1º – Esclipe Solar Anular

Esse eclipe ocorre quaqndo a Lua está longe demais da Terra e não consegue cobrir totalmente o Sol. Assim, aparece um anel de luz em torno do vulto da Lua. É possível ver melhor o fenômeno na África Central. Será visível parcialmente em parte da África e do Oceano Índico

03 – Netuno entra em Oposição à Terra

É a vez de Netuno ficar bem próximo da Terra e ter sua face totalmente iluminada pelo Sol. Mas se engana quem conseguirá ver seus detalhes. Mesmo com um telescópio mordeno, o máximo a ser visto será um ponto azul. Isso ocorre por causa da sua longa distância em relação à Terra.

conjuncao3-outubro

.

Outubro

07 – Chuva de meteoros Draconid

15 – Urano entra em oposição

No dia 15 de outubro, Urano ficará exatamente na posição oposta ao Sol (na visão da Terra). Este será o melhor momento para ver o planeta. Para isso, será necessário telescópios potentes.

21 e 22 – Chuva de meteoros Oriônidas

viaLactea-novembro

.

Novembro

04 e 05 – Chuva de meteoros Taurid Sul

17 e 18 – Chuva de meteoros Leônidas

luaVenus-dezembrio

.

Dezembro

13 e 14 – Chuva de meteoros Geminídas

21 e 22 – Chuva de meteoros Ursids

.

O Boticário

///////////////////////////

.

------------------------------------------------------------------------

Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o site do Jornal Montes Claros


------------------------------------------------------------------------

------------------------------------------------------------------------

Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto, e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeituosas e construtivas. O espaço abaixo é destinado para discussões, para debatermos o tema e criticar ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão, de maneira nenhuma, tolerados, e nos damos o direito de excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, calunioso, preconceituoso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem um nome completo e email válido).